Pai posta vídeo de sua filhinha que se torna viral, no entanto, há um problema escondido nas imagens

Todos amam o quão dramática a menina é no vídeo, mas muitos não percebem o problema escondido.

Viviana Dominguez

Uma atriz de novela

Sentada no chão, em prantos e com as mãos no peito, esta pequena exige que seu pai lhe dê o tablet, de acordo com o que foi publicado no El Excelsior.

O diálogo ocorre entre um choro quebrado e expressões dignas de uma nomeação ao Oscar:

“Como você se atreve a me punir?, Você é o único que me defende?”, o pai responde, “Quando você não obedece eu a castigo”. “Mas, por que você faz isso, você não precisa fazer isso! Não estou entendendo nada”, acrescenta a menina. “Eu é quem não entendo, o que está acontecendo com você? Você está muito rebelde e exagerada, parece atriz de novela”, diz o pai. A menina então responde, “Você é o único que me ama, você não precisa fazer algo assim, eu te amo”, “Eu também te amo, mas quero que você obedeça e já”, responde o pai.

A cena continua e o nível de frustração da menina aumenta e, ao não conseguir o que ela quer, ela melhora sua atuação e volta a atacar:

“Você não precisa fazer isso comigo, não precisa me dizer que não vai me emprestar o tablet, e os brinquedos, e a bicicleta e os bichinhos de pelúcia. Não entendo o que acontece com você, você sempre me critica, sempre me pune, sempre me fala para ficar quieta”, e continua com o choro dramático desconsolado: “Tá bom, levante-se, vá buscar o tablet, está na cama. Sai do chão ou você vai sujar sua roupa”.

Advertisement

Obviamente a menina se levanta, automaticamente para de chorar e sai correndo para pegar o tablet.

É possível ouvir o último comentário do pai “e mais uma vez funcionou”.

As crianças e seus limites

Muitas vezes falamos nesta página, através de vários artigos diferentes, sobre a importância de estabelecer limites para as crianças, especialmente para os mais novos, determinando claramente quais são esses limites e como aplicá-los. Como por exemplo, ter horários fixos e rotinas com as crianças, o acordo prévio dos pais em relação às consequências, manter suas coisas e brinquedos organizados, o tempo que eles podem passar jogando videogame, o não é não e o sim é sim.

Ou seja, todas as técnicas normais que como pais estabelecemos no lar para que eles tenham uma vida mais feliz.

Lembre-se que as crianças desobedientes, mimadas ou desrespeitosas não são aceitas no mundo lá fora quando saem de casa e é muito difícil para elas se adaptarem, já que o único mundo que elas conhecem é aquele no qual elas podem fazer e conseguir o que elas querem. Só conhecem a superproteção e nenhuma consequência para suas ações.

Advertisement

Sempre tenha em mente que durante o desenvolvimento da criança, ela passa por etapas diferentes, e a dos 3 – 5 anos é a mais desafiadora para os pais, e, portanto, é necessário ter muita paciência, amor e perseverança.

Os limites e suas consequências naturais

De acordo com sua definição, consequência natural é aquela que ocorre como resultado da mesma ação sem a interferência do adulto; é através destas consequências que os filhos aprendem a ser independentes e fortalecem sua personalidade.

Um exemplo claro… Se a criança vai dormir tarde, no dia seguinte estará com muito sono na hora de se levantar e ir para a escola.

Além de cada ação ter uma consequência, às vezes precisamos ajudar nossos filhos estabelecendo um sistema justo de consequências. A maioria dos pais conhece os limites que devem estabelecer em seu lar, as coisas se tornam difíceis na hora de impor as consequências.

Em relação a esse tema, em minha experiência como psicopedagoga eu aprendi algo muito interessante para propor e implementar as consequências, que eu gostaria de compartilhar com vocês:

Advertisement

Como pais

  • Antes de comunicar aos filhos a consequência, tenha certeza de que você pode aplicá-la, para isso é importante fazer uma lista de consequências que são acessíveis como pais e que conseguirão cumprir, pois se você desistir antes do tempo, todo o processo é afetado e não há resultados positivos.

  • É muito importante que ambos os pais estejam 100% de acordo com a lista de consequências preestabelecidas.

  • Quando a lista estiver finalizada e por escrito e com toda sinceridade, determinem que consequência se aplicará a cada situação. Por exemplo, horário de ir para a cama, consequência caso a criança vá dormir mais tarde, no dia seguinte ela terá que ir dormir mais cedo.

Com os filhos

  • Eles devem estar cientes com antecedência sobre o que irá acontecer, ou seja, se ele não for para cama no horário estabelecido, no dia seguinte ele terá que ir 15 minutos antes. A criança deve estar ciente do que vai acontecer.

  • Estabeleça um acordo entre pais e filhos que para tais regras, tais consequências.

    Advertisement
  • Ajude seus filhos no processo com pequenos cartazes no quarto, banheiro ou em qualquer lugar visível e de fácil acesso para a criança.

  • Certifique-se de que a criança entendeu o que irá acontecer se não cumprir as regras.

Em relação às consequências

  • Consequências curtas e específicas. O tipo de consequência que dura semanas não ajuda, já que os próprios pais se esquecem ou têm dificuldade em cumprir com essas consequências.

  • Devem ser parte do processo natural, respeitando a lei da qual se baseia, ou seja, se a regra é sobre o uso do videogame, a consequência será perder o privilégio de jogar por uma hora da próxima vez.

  • Apenas uma consequência por regra quebrada. Alguns pais, na hora da raiva, ameaçam com todas as consequências que lhes vêm à mente, e depois não cumprem com todas elas.

    Advertisement

Conclusão

A última parte deste processo é muito importante, é o “prêmio”, a recompensa por ações corretas, mas atenção, a recompensa deve ser dada quando a criança responde positivamente ou apresenta uma mudança em seu comportamento.

Nestes últimos anos e nas vezes em que realizei conferências sobre este tema, eu ouvi sobre pais que recompensam seus filhos com um celular por ter boas notas, embora cada caso seja pessoal, a recompensa natural de ser um aluno aplicado é o resultado de uma boa nota, e isso é o que é esperado para o próprio bem da criança.

Procure acompanhar seu filho com uma atitude positiva e reafirmando todas as ações corretas, ensine-lhe a reconhecer as recompensas naturais e quando você sentir que é correto, pode recompensá-lo com algo justo.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Padre sube un video de su hijita que se vuelve viral, sin embargo, hay un problema tapado en las imágenes.

Toma un momento para compartir ...