Os óculos que modelam o futuro de seus filhos

Como pais, precisamos entender que nossos filhos não podem ser exatamente o que nós queremos, precisamos apreciar suas fraquezas e forças.

Paola López

Muitos pais usam óculos especiais, onde a imagem mais bonita e recorrente que lhes mostram é aquela em que os seus filhos alcançam um sucesso social: aparecem graduados, e a mãe, cheia de orgulho e felicidade, volta-se para o marido e diz: “Nós nos saímos bem”. Outros óculos fazem com que os pais lutem para guiar os filhos à realização dos seus sonhos. Outros anseiam por seu desenvolvimento, e que seus filhos sejam mais capazes, inteligentes, independentes. Finalmente, outros óculos simplesmente mostram o futuro feliz de seus filhos.

Quem usa óculos que só mostram o sucesso social de seus filhos estabelece uma espécie de competição com os pares de sua prole: busca que seus descendentes sejam os melhores e que possuam as melhores qualidades. Isso pode ser errado por muitas razões, entre outras, porque os filhos não podem ser exatamente o que nós planejamos que sejam. Em grande medida, a função dos pais é orientá-los e motivá-los a desenvolver os seus dons e qualidades particulares, trabalhando sempre sobre a sua própria natureza pessoal.

Não há filho perfeito e, no entanto, todos temos características especiais que nos tornam únicos. Deus tem um plano ou uma obra para seu pequeno, e ninguém poderá fazê-lo da mesma forma que ele o fará. Se seu filho é generoso, inteligente, criativo, agradeça a Deus. Se ele é ambicioso, preguiçoso e um pouco rebelde, a sua tarefa é encorajá-lo e motivá-lo a corrigir essas atitudes negativas. Todos somos seres feitos de luzes e sombras, com qualidades e fraquezas, e todos somos perfeitamente capazes de desenvolver melhores características. Convido-lhe a refletir, que tire os óculos de pai/mãe perfeccionista, e que em vez disso use os seguintes óculos, que lhes ajudarão a modelar um futuro feliz para os seus filhos:

Observe

Preste atenção em tudo que seu filho faz, pensa e sente. Descubra como ele é, talvez haja coisas que você ignore. Você ficará surpreso. Maravilhe-se com tudo o que é bom e considere o que não é como um incentivo para pôr mãos à obra com amor.

Ore para pedir conselho e sabedoria

Recorra a Deus para pedir que lhe ajude a ter os óculos que permitirão ver o seu filho tal como ele o vê, sem esperar mais. Abrace-o em todo o seu esplendor.

Advertisement

Renove os seus pensamentos

Agora que você consegue ver o seu filho como um ser maravilhoso com debilidades e forças, necessita ter ânimo para o motivar a desenvolver o que o levará ao sucesso e ao mesmo tempo, ensiná-lo a ter domínio sobre aquilo que em algum momento poderia fazê-lo desistir no caminho.

Declare coisas positivas

Deixe os óculos lhe ajudarem a concentrar-se nas coisas boas que os seus filhos têm. Por exemplo, olhe-os nos olhos, coloque as mãos nos ombros dele e diga: “você é um menino sincero que sempre diz a verdade”. O objetivo é que você reforce suas qualidades para que eles se sintam felizes em possuí-las. Também pode fazer com que suas fraquezas se tornem positivas ao dizer-lhe: “Você não é briguento, é um menino que sempre controla sua raiva”, faça-o saber que você consegue ver nele alguém que é capaz de controlar sua ira e não enfoca sua atenção no mal, isso vai fazê-lo sentir que pode mudar.

Evite os rótulos

Alguns pais usam um tipo de óculos, que, quando o seu filho se esquece de fazer uma tarefa, já é chamado por um nome como: “Joãozinho, tão preguiçoso quanto seu pai/ tio/ avô… Não importa quantas vezes seu filho tenha falhado, jamais use os óculos dos rótulos. Elimine do seu vocabulário o mentiroso, malcomportado, ladrão, gordo. Pense que cada vez que usa as lentes que rotulam, reforça sua debilidade.

Nem sempre é fácil habituarmo-nos a usar óculos novos. Aprender a ver nossos filhos como Deus os vê nos tomará um pouco de tempo, mas, uma vez compreendida esta visão, ponhamos mãos à obra para motivá-los a sentirem-se orgulhosos e valiosos de ser quem são; honrados de saber que Deus os fez únicos e inigualáveis e que será Ele quem se encarregará de levá-los pelo caminho que foi unicamente projetado para eles.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Los anteojos que modelan el futuro de tus hijos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Paola López

Paola é formada em Psicologia pela Universidad Autónoma de Tamaulipas e tem duas graduações, uma em Orientação Familiar e outro em Assistencia Social e Voluntariado, desde então faz um ano que Paola dá terapia Psicológica.