Os heróis de verdade não tiram selfie enquanto ajudam

"Não me doem os atos das pessoas más, me dói a indiferença das pessoas boas". Martin Luther King

Erika Otero Romero

De uns tempos para cá, evito entrar nas minhas redes sociais. Antes, passava todo o tempo vendo as novidades, e no final do dia, sentia-me carregada de emoções negativas. Claro, se tudo o que encontrava eram vídeos e notícias horríveis que me roubavam a fé na humanidade.

Cheguei a tal ponto, que não dormia e sentia muita raiva. Comecei a eliminar grupos e conhecidos, mas isso não era suficiente. Então, percebi que o melhor que podia fazer era não entrar com tanta frequência.

Algo que também decidi fazer foi deixar ver notícias, ainda mais com os tempos que passam agora. Essas decisões realmente me ajudaram bastante a ver o mundo de uma forma melhor; além disso, minha saúde emocional melhorou bastante.

Sei que nem tudo no mundo é horrível. Infelizmente, tenho a má sorte de encontrar sozinha com o mal; para encontrar algo bonito tenho que fazer um grande esforço.

O problema é que a maioria das pessoas sentem a necessidade de compartilhar as coisas mais terríveis que encontram. Mas não o fazem com má intenção, a verdade é que a muitos, esse tipo de informação afeta bastante.

Advertisement

Agora, quando entro numa das minhas redes sociais, o que faço é ignorar esse tipo de conteúdo. Escolhi parar só nas notícias ou vídeos que me animam. Também gosto de ver temáticas que me reiterem que no mundo as pessoas boas são mais, porque, sim, eu acho que os bons são maioria.

Para fazer a diferença você só precisa ter um bom coração

Às vezes acredito que se no mundo existissem os super-heróis, a vida para muitos seria menos dolorosa. A verdade é que esses super-heróis não existem e a responsabilidade de fazer deste planeta um lugar melhor para viver cabe a nós.

Você vai se perguntar como isso pode ser feito. Sinceramente, eu acho que é apenas questão de querer fazer a coisa certa e todo o resto vem espontaneamente.

Como é fazer a coisa certa? É muito simples, na verdade. Basta ver uma situação que você considera problemática para alguém e em vez de pegar o celular e gravar, ir ajudar a quem precisa. Há muitas pessoas que fazem isso diariamente; lamentavelmente, essa ação a ofuscam ser gravada. Honestamente, não me parece correto.

Por que as pessoas gravam?

Porque acreditam que, ao deixar um registro de suas ações, outros os tomarão como um bom exemplo e os imitarão.

Advertisement

A situação é que não se serve aos outros por exemplo ou por obrigação. Ajudamo-nos uns aos outros por generosidade e amor ao próximo; no entanto, quando se faz com o intuito de ser exemplo para outros, o que se faz, na verdade, é evidenciar o próprio egoísmo. Todos sabemos que esse tipo de ações surge do coração e não devem ser planejadas com o intuito de ter reconhecimento.

Não é mau ser um modelo para seus filhos que são aqueles que aprendem graças a seu exemplo; entretanto, a ninguém mais deve importar o que você faz para ajudar aos outros.

Como se pode ajudar e em que ocasiões?

Oportunidades de ajudar as pessoas, há centenas por dia, e você pode ajudar da maneira que quiser.

Suponhamos que você vê alguém sendo abusado por outras pessoas; o que você pode fazer aqui é chamar a polícia ou ir em sua ajuda com várias outras pessoas.

Se alguém passar por sua casa ou bairro pedindo comida, você pode fornecer-lhe alguma comida ou água. Você também pode dar-lhe algum trabalho remunerado, como cuidar do jardim, podar as árvores. Há muitas pessoas que ganham dinheiro dessa maneira.

Advertisement

Ora, nem todos precisam de alimento ou de dinheiro porque estão desempregados. Os nossos amigos e familiares sofrem muitas vezes em silêncio e precisam de um abraço, de companhia ou de alguém que os ouça sem os julgar.

Como você pode ver, as maneiras de ajudar as pessoas que precisam são múltiplas. Você só precisa ter um bom coração e querer fazê-lo.

Também pode recorrer à oração. Você pode orar por todo o mundo, quer os outros tenham suas crenças ou não. Orar sempre é eficaz para quem tem fé e a oração sempre é ouvida.

Seja o que for que faça para ajudar os outros, é o que faz a diferença entre fazer algo e não fazer nada a favor de alguém.

Não deixe que os maus momentos o façam perder a fé

É verdade que neste mundo há mais visibilidade ao que é mórbido; apesar disso, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para tornar visíveis as coisas boas que as pessoas fazem por aqueles que estão em situação de necessidade.

Advertisement

Quando tentar fazer com que a bondade humana seja o mais que lhe chame a atenção, deixará de se concentrar nas coisas feias que se passam a seu redor. Esse será o início para que seu ânimo mude para melhor e o impulso que você precisa para querer começar a fazer a mudança.

Lembre-se de que a mudança que tanto deseja ao seu redor começa quando você decide iniciá-la.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Los héroes de verdad no se toman selfies ayudando

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.