Os amigos do meu namorado são inimigos do meu relacionamento?

Você sente que seu namorado ou namorada não lhe dá o lugar que você merece? Os amigos dele(a) são seu ponto fraco e isso está afetando o namoro? Esses pontos irão ajudá-lo(a) a alcançar um equilíbrio entre as duas relações sem morrer de tanto tentar.

Erika Otero Romero

Todo mundo sonha em ter uma relação estável com alguém maravilhoso. Porém, temos que ser honestos e aceitar que não existe relacionamento perfeito. Os relacionamentos SÃO CONSTRUÍDOS, e isso requer muitos elementos, entre eles, CONFIANÇA e TEMPO.

Antes de prosseguir, vamos esclarecer algo: cada pessoa traz consigo experiências, amigos, família, preferências e interesses, e um relacionamento entre duas pessoas é estabelecido através de se conhecer aos poucos todas essas facetas. Obviamente, chegar a conhecer completamente nosso parceiro é algo complexo, e não se pretende que as preferências do outro sejam aceitas cegamente e vice-versa. Um relacionamento é muito mais do que isso, é dar e receber, eliminar ou mudar o que não é bom ou saudável para cada um; melhorar com a ajuda do outro e aprender com ele; mas tudo isso requer um processo que envolve paciência.

Uma das condições que tendemos a “arrastar” para um relacionamento são os amigos, que, de uma maneira ou de outra, influenciam na conexão do casal. Queremos ter tempo para passar com eles, mas também desejamos passar momentos agradáveis ​​com nosso amor. Não podemos pretender que haja uma luta de interesses entre as duas relações, pois um conflito entre as partes certamente surgirá, e ninguém quer passar por tal situação.

Levando isso em consideração, é necessário chegar a um meio-termo, onde nem seus amigos nem os amigos de seu namorado façam pressão entre os dois; é uma questão de conciliar as duas relações de forma equilibrada. Para isso, deixo algumas dicas que podem ajudá-la a encontrar um meio de tolerar os amigos dele e levar a relação de maneira feliz:

Não peça a seu namorado para escolher

Não o faça escolher entre você e os amigos dele. Essa é uma das piores coisas que você poderia fazer. Ninguém deseja se sentir manipulado ou obrigado a fazer algo que não gosta; e, certamente, você também não estaria disposta a abdicar de suas amizades.

Advertisement

Tente fazer amizade com os amigos dele

Tente conhecê-los melhor e permita que eles façam o mesmo, pois talvez você esteja perdendo a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas. Também é uma boa técnica para saber como seu parceiro é quando convive com outras pessoas.

Não abandone seus amigos por estar em um relacionamento

É uma verdade que aprendi na própria pele; sua vida não se limita a uma relação amorosa. Somos seres sociais e precisamos nos relacionar, isso nos ajuda a nos conhecer melhor e a aliviar a pressão, e se o relacionamento terminar a qualquer momento, isso lhe dá a oportunidade de tê-los por perto.

Não critique os amigos dele

É um grande erro, especialmente se forem pessoas que ele conhece há muito tempo. Isso irá gerar disputas absurdas e pode levar ao término da relação.

Não demonstre ciúmes

Este é um sinal evidente de insegurança. Mencionei no segundo ponto que, se você se der a oportunidade de conhecer os amigos de seu namorado, poderá conhecer as pessoas com as quais ele se relaciona e, através deles, poderá conhecê-lo melhor, o que impedirá que brote em você aquele o ciúme “maligno”, sentimento este que pode deteriorar qualquer relacionamento.

Distribua seu tempo

Para você, que gosta de estar tanto com seus amigos quanto com seu namorado, faça uma boa distribuição de tempo e atividades. Lembre-se de reservar tempo também para si mesma e, assim, apreciar os momentos sozinha, o que  lhe fará sempre muito bem.

Advertisement

Escolha atividades a serem realizadas quando você não estiver com seu ele

Em outras palavras, tenha vida própria. É justo e necessário. Justo, porque seu namorado nem sempre terá tempo para estar com você; e necessário, porque não é saudável para nenhum relacionamento “sufocar” a outra pessoa com sua presença. Isso também dá a oportunidade para o relacionamento “arejar”; dessa forma, quando você marcar uma saída a dois, terá um repertório variado para suas conversas.

Observe “de longe” os amigos dele

O relacionamento deve ser baseado em confiança mútua e na boa comunicação. Deve haver sinceridade e respeito suficientes para fazer com que seu namorado veja alguns detalhes que você não gosta nos amigos dele, para aconselhá-lo sem medo com “testes básicos o suficiente para que ele fique alerta para possíveis situações de risco em seu círculo de amizade.

Não envolva os amigos nas decisões a serem tomadas em casal

Isso gera mal-entendidos e situações constrangedoras. Lembre-se sempre de que relacionamento é entre dois, e um terceiro acaba sempre sobrando. Isso não significa que uma pessoa amiga não possa confortá-la ou ouvi-la quando você tiver problemas, mas a participação dela – por assim dizer – deve se limitar a isso.

Concluo dizendo que o amor deve ser nutrido dia após dia, e uma demonstração disso é entender que seu namorado não é perfeito. É saudável conversar sobre o que você gosta ou não no relacionamento, pois quando se ama alguém, não se faz exigências. Tenha em mente que não deve existir egoísmo; e considere sempre que não é pelo fato de estarem juntos que a relação deve ser a única ligação social com o mundo. Para um relacionamento ser sólido, ele deve ter uma boa base desde o início, se é que você pretende chegar ao altar com seu namorado.

Os conselhos acima são válidos tanto para homens quanto para mulheres.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los amigos de mi pareja. ¿Enemigos de mi relación?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.