Os 7 piores alimentos para comer à noite

Fique atento ao que você come antes de dormir, essa “boquinha” pode ter efeitos devastadores!

Sônia Penha

Você é daqueles que gostam de fazer uma boquinha antes de dormir? Fique atento ao que você come, pois além de contribuir para ganhar peso e dormir mal, pode também danificar seriamente o tecido em sua garganta e esôfago.

Se você já está familiarizado com o refluxo ácido – que ocorre quando o suco digestivo volta para o esôfago e garganta causando aquela sensação de queimação – há também o chamado “refluxo silencioso“, que é diferente da azia comum. Possui as mesmas causas, mas sem os sintomas habituais. Ao invés de indigestão os pacientes sofrem com dor de garganta, tosse crônica e dificuldades para engolir.

A laringologista Jamie Koufman, que vem estudando e tratando isso há 30 anos, diz que quase a metade dos americanos tem refluxo silencioso e não sabem. “O maior fator de risco é, de longe, a hora em que as pessoas jantam” diz ela, aconselhando a jantar o mais tardar 3 horas antes de dormir. Mesmo fazendo isso, fique ciente que aquela “boquinha” tarde da noite pode ter os mesmos efeitos devastadores.

Caso esteja pensando em atacar a geladeira ou a despensa antes de se deitar, aqui estão 8 alimentos que você deve evitar:

1. Álcool

Ele relaxa o esfíncter esofágico ou as válvulas que ligam e separam o estômago e esôfago, tornando o corpo incapaz de manter a comida no estômago. “Se você toma álcool antes de dormir, está praticamente pedindo para ter refluxo”, diz Koufman.

Advertisement

2. Refrigerante

“É difícil encontrar algo mais ácido que o refrigerante. Na verdade, o refrigerante é mais ácido do que qualquer outra coisa encontrada na natureza.”, diz Koufman. Ele danifica o esfíncter e a carbonatação/gaseificação aumenta a pressão no estômago.

3. Chocolate

Alguns tipos de chocolate, por serem ricos em gordura, liberam e relaxam as válvulas, além de conter a cafeína e um estimulante chamado teobromina, fazendo desse alimento uma tripla ameaça.

4. Queijo

Este é outro alimento gorduroso, caso ceda a ele prefira os tipos mais duros, como o parmesão e os suíços, que causam menos refluxo do que os mais suaves, como feta e muçarela. Então, pode esquecer sua pizza.

5. Frutos secos

Quando o problema é refluxo, gordura é gordura, seja saturada ou insaturada. Embora os frutos secos contenham gordura insaturada, devem ser evitados antes de dormir. A Dra. Koufman diz que “castanha de caju, nozes, macadâmia e amendoim são os piores, enquanto pistache e amêndoas já não são tão ruins.”

6. Alimentos cítricos

Por ser altamente ácido a Dra. Koufman explica que “um copo de suco de laranja ou uma maçã verde são as piores escolhas, mas que algumas pessoas podem comer maçãs vermelhas sem ter nenhum problema.” Vai depender de você.

Advertisement

7. Chá preto/verde/branco ou Café

Além de ser ácido por natureza, a cafeína que ele contém gera ácido estomacal adicional. Koufman informa que “o tipo descafeinado geralmente tem níveis de ácido mais baixos do que o regular.”

Se bater aquela fome antes dormir e você não resistir, para evitar problemas siga o que sugere a Dra. Koufman, coma “qualquer coisa pobre em ácido, como bananas, uma tigela de cereal com leite magro e pouco açúcar ou chá de camomila. É relaxante, sacia e assenta o estômago.”, diz ela.

Caso sofra de azia, refluxo ácido ou silencioso ou deseja evitar ter problemas futuros, não importa o quão faminto você esteja, observe esses conselhos e tenha uma ótima noite.

Leia também: 12 dicas para ficar bem ou sentir-se melhor

Toma un momento para compartir ...

Sônia Penha

Sônia Penha é esposa e mãe de duas lindas filhas. Ama sua família, gosta de ler e se informar sobre vários assuntos, gosta de fazer artesanato e atividades que envolvam a família e amigos. Possui formação em Informática e é editora para o Familia.com.br.