Óculos de sol: perigo à vista

No verão o que mais vemos é que devemos nos proteger dos efeitos da exposição ao sol. Os olhos também merecem esse cuidado, mais quais os riscos que uma proteção pode trazer à saúde dos nossos


Mayara Tomie Dourado Taguti

O uso dos óculos de sol tem como principal função a proteção dos olhos contra as radiações solares (UVA/UVB) que podem ser nocivas à saúde e ao funcionamento dos nossos olhos.

Essas radiações podem causar doenças como: catarata, degeneração macular (perda gradativa da visão), pterígio (massa fibrovascular que atinge a córnea), fotofobia (exposição da retina que causa aversão a qualquer tipo de luz), entre outras.

Tipos de lentes

Existem lentes em diversas cores disponíveis no mercado, elas não são apenas para fins estéticos, elas têm uma função e/ou necessidade específica para cada cor: verde, marrom/âmbar, cinza, amarela, azul, fotocromáticas e polarizadas.

Cada cor tem uma função específica na proteção dos olhos, dependendo do tipo de claridade e situação a serem usadas.

Quanto aos modelos, também variam muito com o formato do rosto e também para a finalidade a qual você vai utilizar essa proteção. Além das cores e modelos, ainda podem ter o acréscimo de correção para sua visão, para aqueles que têm problemas de visão (como miopia, astigmatismo, etc.).

A função dos óculos de sol é proteger e descansar as pupilas, fazendo com que elas relaxem ao usar os óculos. Mas se os óculos não seguirem algumas normas, podem prejudicar sua visão.

Onde está o perigo

Independente de marca, modelo, cor de lente ou tamanho, o principal elemento a ser verificado em um óculos são os fatores de proteção UVA e UVB, que são os maiores vilões do envelhecimento precoce e queimaduras na pele e também causam câncer.

Advertisement

Quando utilizamos um óculos sem essas proteções estamos expondo nossos olhos a esses raios que fazem mal não só a nossa pele, mas também aos olhos. Seria o mesmo que sair ao sol passando hidratante no lugar de filtro solar.

Muito cuidado com imitações de marcas famosas sendo vendidas a preços irrisórios. Essas imitações não têm garantia de que realmente possuem as proteções adequadas para seus olhos.

Cuidado básico

Quando for comprar, sempre consulte um oftalmologista para indicar um que atenda melhor suas necessidades e sempre vá a uma ótica que lhe dê garantia da qualidade do produto que está adquirindo. Se possível, leve ao seu médico para que ele verifique a qualidade do mesmo.

Saiba mais sobre sua saúde geral aqui

Toma un momento para compartir …

Mayara Tomie Dourado Taguti

Mayara Taguti é graduada em Direito pela Anhanguera Educadional, ama livros, música e cinema. É professora de inglês básico para alunos de todas as idades e ama o que faz. É curadora social e escritora para o site Familia.com.br.