O vínculo com a avó materna vai muito além do amor

O melhor presente que podemos dar às crianças é a oportunidade de experimentar a companhia e o amor da avó.

Erika Otero Romero

Sempre me senti bem mais próxima da família da minha mãe, especialmente da minha avó. Aprendi com ela e com os momentos que passei em sua companhia, muitas coisas que me serviram e ainda são úteis para minha vida cotidiana. Além disso, o meu modo de ser e de fazer algumas coisas, em certos aspectos, segundo a minha mãe, são muito “da minha avó” (a mãe dela).  

Em relação à minha irmã, sempre notei grande semelhança com minha avó. À medida que ela ia crescendo, a semelhança física se tornava tão evidente que os cunhados e as irmãs de minha avó costumavam dizer (ao vê-la) que viam minha avó quando era jovem. Para ser sincera, nunca acreditei totalmente neles, sempre pensei que era exagero ou desejo de ver semelhanças onde não havia; mas eu estava errada. 

Um dia, algumas fotos da minha avó, de quando ainda era solteira, chegaram às mãos da minha mãe, e que surpresa! Elas eram, realmente, muito parecidas! 

A que se deve o fato de uma criança herdar a genética materna em vez da paterna? 

A razão é que são os óvulos que contribuem com a carga genética e as informações mitocondriais, e não os espermatozoides. Por esse motivo, as informações herdadas pelo bebê são as da mãe e, portanto, as das mulheres do vínculo materno. Há, inclusive, quem defenda que, se uma avó sofreu um evento traumático durante a gravidez, seus netos irão refleti-lo, e isso também se deve à carga genética herdada. 

O vínculo com a avó materna tem, agorauma explicação 

Sei que não sou a única pessoa que sente um vínculo bem maior com a família da mãe do que com a do pai. Não é que seja algo bom ou ruim, apenas é possível que esse vínculo mais próximo se deva à herança genética. 

Advertisement

A importância dos avós na vida das crianças 

De qualquer forma, os avós são de suma importância na vida das crianças. Eles se beneficiam da sabedoria dos anos; mas também gostam de passar tempo com os netos, que são uma extensão deles mesmos. 

Mas o melhor é que, com sua sabedoria, podem ajudar na educação das crianças, dando disciplina com amor e ensinando aspectos da vida que, de outra maneiraelas teriam que esperar até a idade adulta para aprender. 

Tenho boas lembranças da minha avó materna. Eu ficava ansiosa pelas férias do meio do ano ou a do Natal, pois ela sempre vinha nos ver. Ela preparava coisas deliciosas para comermos e, além disso, contava-nos histórias de quando ela era criança, muitas vezes me mostrava como fazer um trabalho que eu negligenciava ou relutava em fazer. E quando ia embora, ela deixava um vazio enorme em casa.  

Por isso, quando ela finalmente veio morar conosco, foi uma das melhores notícias que tive na vida. Pena que ela não ficou muito tempo conosco, porque o câncer minou sua forças. Mas, mesmo naquela época, tenho as melhores lembranças da minha vida. 

As avós e sua influência direta na educação de seus netos 

Pense um pouco em sua mãe. Que nível de importância você tem dado a seus conselhos e recomendações? Muito, eu imagino. Bem, a verdade é que os vínculos entre mães e filhas são, geralmente, muito fortes. Portanto, quando for a sua vez de ser mãe, o mais normal é que, se você se sentir um pouco perdida ao criar seus filhos, recorrer à sabedoria materna para orientá-la um pouco sobre como agir em uma determinada situação. 

Advertisement

Sob essa premissa, é normal que sua avó tenha exercido uma forte influência na educação que você recebeu na infância. Isso porque sua mãe recorreu a alguns padrões de educação aplicados na educação dela para educar você. Mas, o mais interessante é que, se você for mulher, provavelmente faz ou fará o mesmo com sua filha, que, por sua vez, fará o mesmo com as filhas dela, e assim por diante. 

Isso me leva a pensar que levamos, em nós mesmos, séculos de herança cultural e genética. A mesma herança que foi influenciada pelo peso de diferentes culturas, pessoas e tempo; algo realmente interessante se estivermos interessados em genealogia e antropologia. 

Os benefícios da relação avós-netos 

Os benefícios vão muito além do emocional. Quando os avós têm contato próximo e constante com os netos, eles tendem a ter menos chance de desenvolver depressão. Essa conclusão foi obtida por meio de uestudo do Institute of Aging da Universidade de Boston. 

O estudo realizado por Sara M. Moorman, em 376 avós de cerca de 77 anos e 340 netos de 31 anos, constatou que, embora os avós se beneficiem do contato com seus netos, já que isso evita que idosos caiam em depressão, os netos também são psicologicamente beneficiados pelo relacionamento com os avós, pois são influenciados pelo bem-estar psicológico até a vida adulta. 

É maravilhoso o que podemos descobrir, todos os dias, sobre os nossos avós. Por isso, convido você a se regozijar por sua avó estar viva, a apreciá-la e aproveitar tudo o que  puder aprender com ela. Infelizmente, a verdade é que costumamos dar mais valor a quem já não está mais ao nosso lado.  

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El vínculo con la abuela materna va mucho más allá del amor

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.