O tempo pode render muito mais se escutar o conselho deste professor

Viver saturados e frustrados, sentindo-nos perseguidos pelo relógio e pelos compromissos não é viver. Ouça as palavras deste professor para que aprenda a organizar seu tempo.

Marilú Ochoa Méndez

Quantos dias esperei que alguém escrevesse um texto como este! Devo confessar que passavam diante de mim as minhas neuroses, frustrações e arrependimentos, enquanto me recriminava por minhas poucas habilidades de aproveitamento deste recurso limitado, mas abundante, que todos temos: o tempo.

Em um dia em que eu estava sofrendo, repassando meu pouco avanço, encontrei o conselho que compartilharei abaixo. Foi muito interessante descobrir que aproveitar o tempo, embora seja uma questão de técnicas que muitas pessoas promovem, tem uma necessidade básica: conhecer-nos, estabelecer nossas prioridades, e pôr mãos à obra.

A motivação, o sentido de vida e o autoconhecimento formam a base para uma mudança real em nossa vida. Nossas habilidades e aptidões naturais podem ir nos inspirando técnicas práticas para conseguir melhorar ao ter um objetivo bem estabelecido.

O nosso objetivo hoje, neste texto, é conseguir ganhar a batalha e, ao mesmo tempo, dar-lhe coragem para conseguir avançar, potencializar e impulsionar nossos sonhos e projetos.

Se vai passar de qualquer maneira, faça valer a pena

É certo que o tempo passa veloz quando estamos concentrados, ocupados ou nos divertindo. E passa lentamente quando estamos desesperados ou aborrecidos, mas mesmo assim passa. Se o valorizamos ou não nos importamos, ele passará, inevitavelmente. Essa é uma realidade, em algum momento nosso tempo terminará.

Advertisement

O que nos resta dele é o que construímos e vivemos. A poetisa italiana Ada Negri diz que “em cada instante pesa o peso do eterno”. Não nos damos conta, porque esses instantes vão voando um após o outro, mas podemos, em cada um, acomodar para nós e nossos entes queridos essa vida plena que ansiamos.

Que ocupações deveriam “caber” em seu dia?

Um professor quis fazer seus alunos refletirem sobre o tempo e sua organização eficaz. Colocou diante deles um frasco de vidro vazio. Colocou uma caixa de bolas de golfe e perguntou se estava cheio. Eles afirmaram que sim, a última bola chegava até a boquilha, então a resposta foi pertinente.

Mas o professor tirou uma bolsa de pedras de rio e as colocou dentro. Rapidamente deslizaram entre os espaços, deixando poucos espaços. Os alunos viam com atenção esse processo, e diante da pergunta “se já estava cheio”, afirmaram que sim, com mais segurança.

Mas o professor também carregava areia. Colocou-a no frasco e todos viram como deslizava facilmente entre as bolas e rochas. Agora, sim, estava cheio! Afirmavam todos.

Em uma última tentativa de “encher” o frasco, o mestre abriu uma cerveja e despejou no recipiente. Os meninos riam enquanto olhavam como agora, sim, tinha enchido.

Advertisement

Quais são suas bolas de golfe?

O professor tinha a atenção plena de seus alunos, e após a exposição, começou a perguntar a eles quais eram as bolas de golfe dos meninos.

“Suas prioridades na vida, aquilo que lhes dá um sentido de pertença e valor, são as bolas de golfe: família, trabalho e aquilo que os apaixona e plenifica”, dizia. “Colocar primeiro as pedras do rio teria sido um grande erro”, fechou.

Sabe, quais são suas “bolas de golfe”? Coloque primeiro em grandes blocos na sua agenda e/ou calendário, o tempo para sua família, o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e espiritual.

As pedras poderiam cobrir tudo

Colocadas em segundo lugar, as pedras se acomodavam entre os buracos das bolas, mas se colocadas no início, teriam deixado várias bolas de fora. Acomodar sabiamente as demais atividades em nossa agenda nos ajudará a não descuidar de investir tempo no que mais amamos e mais nos fará felizes.

A areia pode lhe sobrecarregar

Você e eu, olhando nossa agenda, temos muitos momentos “areia”. São essas distrações e atividades que, sendo tão pequenas e/ou inconsequentes, parece que não nos roubam tempo, mas uma a uma, grão a grão, podem nos sobrecarregar.

Advertisement

Sempre há tempo para algo mais

Diante da pergunta de um aluno sobre o significado da cerveja, o professor sorriu amplamente. “É para lembrar que sempre há tempo para os amigos“, respondeu.

Que importante esta última reflexão! Cimentando bem o que importa de verdade, colocando depois as pedras das demais obrigações necessárias, mas não tão valiosas, e colocando alguns grãos de areia, não devemos perder de vista que nossa vida requer também momentos de repouso, descanso e renovação.

O tempo melhor aproveitado

Não se pode deter o passar do tempo, mas que felicidade se, ao olhar para trás, você descobre em seus dias muitos sorrisos, atos de serviço e momentos plenos!

O tempo mais bem aproveitado é o que se torna duradouro, o que fazemos valer a pena, o que faz a diferença, o que enche o coração, o que une pessoas e provoca sorrisos.

O que quero dizer é sobre nos dar tempo de:

Advertisement

1. Organizar em nossa vida um tempo especial e valioso para garantir uma atenção completa ao que nos importa e plenifica.

2. Recordar que cada segundo pode ser preenchido com momentos proveitosos se estivermos conscientes do presente que cada um é e significa, e se desejamos fazê-los valer.

3. Ter cuidado com as pedras e areia, pois um mau manejo do tempo asfixia e incomoda.

4. Ser cuidadosos também de dar tempo aos outros, que, no final, sempre nos retribuem com carinho, inspiração e valor.

Você acrescentaria algum conselho a esta reflexão? Escreva-nos!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El tiempo puede rendirte mucho más si escuchas el consejo de este profesor

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.