O que são alimentos orgânicos e quais devo usar

Em muitos alimentos se escondem hormônios, químicos e pesticidas nocivos para a nossa família. Se você quer saber como evitá-los, continue lendo.

Denhi Chaney

Nos tempos da minha avó, e mesmo quando a minha mãe era criança, não existiam alimentos orgânicos, porque quase todos os alimentos já o eram, de forma inata. A minha mãe me conta do sabor do leite e dos ovos, de ir ao açougue para cortar o frango e a carne fresca, fala ainda do cheiro e do sabor do pão saindo do forno e de fazer muitas outras delícias que sempre me dão água na boca.

Os tempos mudaram; agora, nem toda a comida é como era na época em que mamãe era menina. Os pesticidas, as fábricas, e a “necessidade” de ter a comida pronta o mais rápido possível fizeram com se precisasse buscar comida fresca e natural em uma fonte diferente, já que a que é vendida no supermercado nem sempre é.

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem pesticidas, sem hormônios ou antibióticos para favorecer o aumento na produtividade. Os animais são alimentados de forma natural sem qualquer ingrediente artificial; ou seja, todos os ingredientes são naturais – sem aditivos químicos.

A comida orgânica, claro, é muito melhor e, por isso, mais cara. Portanto, para respeitar o meu orçamento mensal, tive de decidir que alimentos orgânicos comprar. E na minha humilde opinião, são aqueles que têm o maior potencial de ter químicos e pesticidas nocivos para o corpo. Veja a lista a seguir:

Leite

O leite não orgânico contém uma infinidade de hormônios que se dá às vacas para que produzam mais leite e, dessa forma, poder criar mais produtos. Se não se tiver orçamento para mais nada, a minha maior recomendação é comprar leite orgânico, porque não contém nada disso e, na verdade, é muito melhor!

Advertisement

Frango

De todas as carnes que puder comprar de origem orgânica, o frango é o que mais recomendo (no Brasil é proibido usar hormônios na criação de frangos), pois o sabor é melhor, o frango cresce naturalmente e não tem a consistência de “plástico”, que normalmente se atribui ao frango que foi produzido pela indústria, onde o padrão de qualidade é muito menor.

A “dúzia suja”

Isso se refere às frutas e vegetais (que em inglês são chamados de “Dirty Dozen”) Elas contêm o maior número de pesticidas e químicos quando chegam à feira ou supermercado. Já que não se pode comprar tudo orgânico, é bom considerar que talvez as frutas valham a pena, já que os benefícios não só são de saúde como também de sabor. São elas:

Pêssegos, maçãs, pimentões (verdes, vermelhos, amarelos), laranjas, morangos, peras, uvas, espinafre, alface, batatas, cerejas, aipo e nectarinas.

Embora não possamos impedir o consumo de alimentos que contenham substâncias com grande potencial de prejudicar o nosso corpo, podemos dar passos para diminuir tais quantidades e oferecer ao nosso corpo e à nossa família melhores produtos que, além de serem mais saudáveis, têm um sabor melhor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Qué son los alimentos orgánicos y cuáles debo usar?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Denhi Chaney

Denhi Chaney é formada pela Universidade de Brigham Young com mestrado em Terapia de Casal e Familiar. Ela também é esposa e mãe de um filho.