O que nós, mulheres, calamos

As mulheres são fortes e vencedoras, mas também vulneráveis ao amor que dão à família.

Adriana Acosta Bujan

As mulheres são fortes, corajosas, lutadoras e invencíveis, mesmo que às vezes possam parecer frágeis e fracas, não é assim (bem, na maioria das vezes). Somos mães, irmãs, filhas, esposas, noras, amigas e trabalhadoras; temos a capacidade de amar incondicionalmente e de ajudar a todo aquele que necessite. Temos um coração enorme e contamos com a benção de ser doadoras de vida.

Temos muitas virtudes e qualidades; na realidade não existem palavras para descrever o quão afortunadas somos ao ser mulheres neste mundo. Sim, somos grandiosas e muito dedicadas no que fazemos, entregamos de corpo e alma nosso amor à família, já que é nossa fortaleza e o que nos motiva para lutar cada dia.

Dentro da nossa força também existem coisas que nos tornam vulneráveis, como o amor. Esse sentimento tão puro que damos a nossos entes queridos e que por alguma razão cuidamos como um tesouro. O amor que sentimos às vezes nos faz calar as coisas e deixá-las escondidas dentro do coração para evitar ferir aqueles que amamos.

Um silêncio oculto

Muitas mulheres tornaram-se a base fundamental que solidifica e fortalece a união nas suas famílias, tanto dos filhos como do casamento. É por isso que se tornam super-heroínas, como se tivessem poderes sobrenaturais e mágicos, que as ajudam a resolver todos os problemas e que as fazem ser invencíveis e fortes diante de qualquer adversidade.

É como colocar uma carapaça que as protege e cuida, para poder ajudar a seus seres queridos. No final das contas, as mulheres sempre desejarão que as pessoas que amam sejam felizes, inclusive, algumas vezes, sacrificam seu próprio bem-estar desde que elas se encontrem bem. É por isso que calamos algumas coisas, para garantir uma felicidade que muitas vezes não está em nossas mãos assegurar.

Advertisement

Mas o que as mulheres calam?

1 Um Resfriado!

Algumas mulheres costumam calar-se e esconder algumas doenças que podem ser passageiras e não graves; geralmente deixamos passar qualquer mal-estar ou dor física para seguir adiante para não preocupar nossos entes queridos. Na verdade, temos um limiar de dor inexplicável; suportamos toda dor, a menos que seja algo sério, que realmente nos deixe sem forças e deitadas na cama.

Qualquer suco milagroso, receita da avó, vitaminas e um bom descanso cura tudo. Portanto, não é necessário alertar a nossa família, porque temos o remédio para nos curar.

2 O salário mágico!

Talvez seja uma habilidade que muitos desconhecem que algumas mulheres têm, mas na realidade somos capazes de esticar um salário ao máximo para proteger o bem-estar familiar. O mais importante é assegurar que a família tenha o necessário para poder estar bem, como comida, roupas, transporte, ferramentas para estudar e trabalhar entre outras coisas. Ficamos caladas quando há problemas econômicos, até sacrificamos algumas coisas para que o dinheiro seja mais rentável. Podemos dizer que muitas mulheres são boas administradoras, já que têm a responsabilidade de administrar as despesas domésticas.

3 Entrou algo no meu olho!

O que é comum é esconder e calar os sentimentos de tristeza, desespero e preocupação perante a família e entes queridos. Por ser a fortaleza que une e ajuda a família, devemos aparentar ser fortes, embora o mundo venha abaixo. Talvez, choramos em silêncio, num lugar tranquilo onde possamos deixar fluir as emoções e sentimentos sem que ninguém veja, pois não desejamos que nossos entes queridos se preocupem.

Com isso, não quero dizer que não choramos. Sim, nós o fazemos, mas evitamos fazê-lo por um longo tempo.

Advertisement

4 Eu quero mais!

Acontece que, às vezes, temos muita vontade de comer algo e podemos acabar com dois pratos de comida; no entanto, quando não estamos confiantes, reprimimos o nosso desejo de devorar aquilo que gostamos. Há mulheres que cuidam da sua aparência física e, por isso, também tendem a esconder a sua verdadeira vontade de se alimentarem selvagemente.

Seja qual for a razão, e porque a sociedade assim acredita, as mulheres não comem tanto como os homens, e  devem cuidar da aparência; inclusive no matrimônio. Lembro-me de, certa vez, o meu marido ter me perguntado sarcasticamente, “vai comer isso tudo?”.

5 Sim, já vou!

Todas as mulheres que são mães podem me dar razão; para os filhos, a mãe nunca se cansa e deve estar disponível 24 horas por dia (quando são pequenos). Por mais cansadas que estejamos e exaustas, vamos sempre tentar fazer tudo o que pudermos para cumprir as nossas responsabilidades, porque é assim que nos sentiremos bem com nós mesmas.

Recordemos que o mais importante para as mulheres é o bem-estar familiar, então, por alguma razão o cansaço se transforma em energia para cumprir com esse objetivo.

6 Um pouco de dor!

Nenhum homem no planeta faz ideia do que as mulheres sentem quando estão no período menstrual. Algumas têm fortes cólicas a ponto de ter que ficar na cama, sem vontade de fazer nada, outras, nem tanto; mas o que, sim, é uma realidade, é que não é nada agradável estar pendente todo o tempo. Por isso, as mulheres calam o que sentem durante a menstruação.

Advertisement

Como diriam muitos homens, as mulheres são uma caixa de surpresas, aparentamos ser frágeis e delicadas, mas somos fortes, vencedoras e maravilhosas, verdadeiras guerreiras diante da vida e que sempre zelarão pelo bem-estar e a felicidade de seus entes queridos.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Lo que callamos las mujeres

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.