O que fazer quando a mentira se apossa do seu relacionamento?

Descobriu que seu parceiro está mentindo? Antes de desistir, sofrer e não dar espaço ao perdão, aplique estes passos; eles irão ajudá-lo a encontrar uma maneira de salvar o seu relacionamento.

Erika Otero Romero

Quem nunca mentiu? Se fosse questão de levantar a mão, como na escola primária, e dizer eu, é quase certo que nenhum de nós escaparia. Quando se trata de casamento ou de noivado, no entanto, as mentiras não têm cabimento, porque se trata de confiança e de honestidade a cem por cento e, desde logo, se há amor, as mentiras não deveriam existir, mas às vezes a realidade é outra.

Mulheres e homens esperam igualmente de uma relação amorosa uma entrega total e em todos os sentidos; se os homens não o expressam da mesma maneira que as mulheres, não significa que não sintam dor ao serem enganados ou ao descobrir uma mentira. A melhor amostra de amor que uma pessoa pode dar é ser honesta e leal; que são duas coisas diferentes no que diz respeito ao conceito, mas ninguém poria em dúvida que estão unidas numa espécie de simbiose, porque uma não pode existir sem a outra; enquanto a honestidade fala sobre a verdade e ser correto em nossos atos, a lealdade usa o idioma da fidelidade.

É lamentável que muitos relacionamentos, hoje, tenham esquecido esses dois valores tão importantes, que fazem o amor crescer a cada dia. Quando qualquer uma das partes de um casal mente e é surpreendida em sua falta, a outra parte sai ferida em sua autoestima e na confiança para com a outra. Recuperar-se da dor leva tempo e precisa de paciência, mas, acima de tudo, muita autoconfiança.

Apesar disso, recuperar-se de uma desilusão que a mentira e a deslealdade provocam não é tarefa impossível, e requer as duas pessoas na solução dessas desavenças. Algumas ações que o casal poderia realizar para recuperar a confiança perdida por causa da mentira, são:

Não vivam com ressentimento

É o pior sentimento e o que mais deteriora uma relação sentimental, pois o que fazemos é nos concentrarmos em nossa dor e recordar de forma constante a falta cometida por nosso companheiro. Além disso, viver num passado doloroso não é saudável para ninguém.

Advertisement

Não procure a vingança

Normalmente, para “tirar o espinho” da dor e da traição, algumas pessoas recorrem à vingança. Pela minha própria experiência, devo dizer que não é correto, nem lhe pertence; sim, é muito provável que, ao se vingar de uma traição ou mentira, você experimente uma espécie de revanche, mas esse sentimento de vitória não dura muito, e é provável que, depois, você se sinta mal ou queira ainda mais.

Não julgue de sua posição

Por outras palavras, não finja que a outra pessoa não age como você. É simples escudar-se nisso e culpar a outra pessoa pelos problemas; quando uma relação vai mal ou bem, normalmente os dois contribuíram para que as coisas acontecessem dessa maneira.

Trate o outro como você gostaria de ser tratado

É simples, não minta se não quiser que lhe mintam; embora a regra nem sempre funciona para os dois lados, ficará a satisfação de ter feito o correto.

Façam do perdão sua melhor ferramenta

SIM

Todos os dias, ouço as pessoas dizerem que perdoar é difícil, que são capazes de perdoar, mas não de esquecer; concordo com as duas observações, no entanto, não as apoio, e eis a razão: perdoar é difícil, mas NÃO impossível, e não é igual a esquecer. Esquecer TODO O MAL requer um acidente ou doença grave para que “apaguemos” todas as lembranças (inclusive as boas), e não somos máquinas para que este processo surja de maneira espontânea. O que, SIM, podemos fazer é recordar sem dor. Este processo de aprender a perdoar é relativo para cada ser humano; requer paciência, aceitação dos fatos e tempo.

Volte a confiar e ganhe a confiança perdida

Como tudo na vida, o melhor é feito passo a passo. Assim como não podemos esperar que o amor volte a surgir instantaneamente, também não podemos procurar confiar ou ganhar a confiança de alguém apenas por amor. Para reconquistar a confiança do nosso parceiro, temos de estar abertos e receptivos aos sinais de lealdade e honestidade da outra pessoa. Se você quiser ganhar de novo a confiança de uma pessoa decepcionada, você deve demonstrar com fatos que é digno dessa confiança, através de atos, detalhes verídicos de amor, diligência e paciência.

Advertisement

Falem sobre suas desvantagens e diferenças

A comunicação sincera é, talvez, a única arma que os ajudará a entender a outra pessoa, ela lhes permitirá colocar-se no lugar do outro e lhes dará as diretrizes para crescer como casal e individualmente, e não voltar a cometer os mesmos erros do passado.

Poderia dizer que é difícil recuperar a confiança perdida no ser amado, inclusive, poderia lhes indicar que nem sequer o tentem e que rompam a relação ou se divorciem. Mas, estou aqui, no entanto, para dizer-lhes que lutem e perseverem, e MUDEM A PARTIR DE DENTRO. Se alguma vez forem tentados a mentir ao seu parceiro, parem e pensem duas vezes no que vão fazer, nas consequências desse ato e em tudo o que a desonestidade ou a deslealdade acarreta. Nunca esqueçam que somos donos de nossos atos, podemos fazer o que quisermos, mas jamais escolher as consequências de tais decisões. Por fim, não se esqueçam de que, mais cedo ou mais tarde (por lei da vida ou por intervenção divina), as mentiras saem sempre à luz.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Qué hacer cuando la mentira se adueña de tu relación de pareja?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.