O que fazer quando a dor e o desespero inundam sua realidade

Independentemente da situação que esteja vivendo, você pode buscar a Deus, Ele estará presente em meio às suas circunstâncias.

Marta Martínez Aguirre

É possível encontrar encanto no desespero, enquanto a dor está escrita com tinta indelével em nossa realidade? Todos nós, em algum momento, teremos que viver esse paradoxo, quando experimentarmos a dor do declínio, mais cedo ou mais tarde, teremos que aceitar a hora da redenção.

As ruas queimavam sob seus pés quase descalços, o suor molhava seus cabelos, o véu grudava em sua testa suada. Ela cresceu em um contexto religioso abusivo e impiedoso, passou metade da vida olhando para o chão. Apesar disso, colocou seu melhor vestido naquele sábado, vestiu seu manto foi à sinagoga esperançosa. No entanto, ela não se atreveu a se aproximar de Jesus. Foi Ele quem notou seu sofrimento e tomou a iniciativa. Com infinita ternura e poder sublime, Ele colocou as mãos sobre ela para abençoá-la. Imediatamente, após receber a bênção, a mulher se endireitou e começou a louvar ao Senhor.

Esse relato sempre foi um de meus favoritos, imagine essa vida curvada, incapaz de ver o horizonte, limitada pelo sofrimento físico e emocional, talvez excluída socialmente, talvez humilhada e subjugada pela própria condição de mulher. 

É uma história triste, mas Jesus identificou a necessidade e se colocou no espaço físico e pessoal daquela mulher, para que ela pudesse se elevar acima de suas circunstâncias. Como disse o salmista, Jesus foi seu refúgio, sua fortaleza, seu socorro bem presente na angústia. 

Gostaria de sentir sua alma confortada? Sentir o amor e a companhia do Senhor em sua vida? Então essas dicas podem ser úteis para você:

Advertisement

1. Pare de fugir do infortúnio

 Cruze o “olho do furacão” com toda a coragem.

2. Aceite que as bênçãos levarão tempo para chegar

Elas só chegarão à sua vida quando você assimilar que não tem nada para dar a Jesus Cristo nesse momento, exceto sua angústia e seus “vasos quebrados”.

Lembre-se:

3. Deus não tem favoritos

É o amor do Salvador que faz milagres. Ele não tem favoritos, mas se aproxima de você se você amá-lo com toda a sua alma, com toda a sua mente e com todas as suas forças.

4. Ele anseia por estar presente em sua fraqueza

É você quem demora para confessar a Ele o que deseja.

5. Cultive um “coração de mendigo”

Deixe-se acariciar pela bondade de Deus, reconheça sua necessidade e não tente fingir que pode sair disso sozinho.

Advertisement

6. Negue a si mesmo

Talvez tenha que abrir mão de algo para viver a vontade de Deus.

7. Escreva uma carta de compromisso com Deus

Em poucas linhas, descreva um acordo em que você se compromete a dar de si mesmo para amá-Lo.

8. Trabalhem em equipe na sua família para fortalecerem uns aos outros

Sigam, juntos, o plano de Deus. Incentivem uns aos outros.

9. Viva o paradoxo do sofrimento

A plenitude surge do sofrimento, e não há vida arrasada que não possa experimentar a ternura transformadora de Jesus.

A coisa mais bela da adversidade é sentir a mão calorosa do Pai, pronta para nos abençoar. O encanto disso está no fato de que seu amor sublime e seu calor estão presentes nesses momentos de grande tristeza, onde tudo parece estar em colapso.

Advertisement

As palavras do líder religioso Thomas Monson permitem-me refletir um pouco mais sobre a bondade de Deus: “No leito de dor, em nosso travesseiro molhado de lágrimas, somos elevados para o céu por esta divina certeza e preciosa promessa: ‘Não te deixarei nem te desampararei’. Esse consolo não tem preço.” 

Essa promessa é infinitamente doce e me faz sentir segura, sabendo em quem devo colar minha confiança. Espero que seja um bálsamo para você também. E sim, podemos dizer, por mais estranho que pareça, que há um encanto redentor no desespero.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Qué hacer cuando el dolor o la desesperanza inundan tu realidad

Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.