O que fazer quando a criança fica enjoada em uma viagem

O passeio não precisa ser dispensado porque o filho fica enjoado viajando. Há alternativas muito saudáveis que resolvem o problema.

Michele Coronetti

Com as férias, as viagens se tornam mais frequentes e é muito comum ouvir relatos de que o filho sempre passa mal nas viagens. A cinetose é muito frequente e pode atingir crianças e adultos. Para uma viagem mais tranquila, alguns cuidados são recomendados por especialistas.

Bebês enjoam?

Para saber se o bebê enjoa, uma viagem de curta duração pode ser feita para avaliar. Observar seu estado durante a viagem poderá ajudar a prever se em uma mais longa ele sofrerá. Conversar com o pediatra a respeito disso antes de ir é a melhor alternativa para a prescrição de medicamentos e quantidade a ser administrada.

Alimentação

A recomendação é evitar alimentos pesados, muito temperados e excesso de líquidos. Um dia antes da viagem já é prudente evitar oferecer bebidas gaseificadas e alimentos ricos em gorduras. Viajar em jejum também não é aconselhável. Algumas orientações específicas incluem:

  • Não beber muita água antes de viajar, mas beber aos poucos durante todo o dia, inclusive na viagem. Isso manterá o organismo hidratado e ajudará a evitar o enjoo.

  • O mesmo pode ser feito com água de coco, que é ótimo para hidratar.

    Advertisement
  • Ingerir uma banana antes de viajar pode ajudar a evitar enjoos para quem tem deficiência de potássio.

  • Maçãs ajudam na hidratação, saciam e evitam enjoo.

  • Comer biscoitos integrais de água e sal também vai ajudar a não ter enjoo e vai alimentar para o período da viagem. Algumas unidades podem ser consumidas durante a viagem também.

  • Um pouco de gengibre também pode ajudar a evitar que a criança passe mal dentro do carro em movimento.

  • Nozes, castanhas ou avelãs são excelentes para serem ingeridas antes e durante a viagem, mas sem exageros. Elas também ajudam a evitar os enjoos.

    Advertisement

A alimentação dentro do carro deve ser a menor possível e incluir os alimentos mais indicados.

Medicamentos

O melhor e mais recomendado é conversar com o pediatra para saber qual remédio é o mais indicado e a quantidade. Algumas crianças farão a viagem tranquilamente com a ajuda do medicamento específico para ela. Para outras, nem sempre o medicamento resolve e as indicações alimentares podem ajudar a evitar o mal-estar.

Dispositivos móveis

Celulares, tablets, videogames e até tela para passar filmes devem ser evitados em viagens de longa distância. Observar coisas se mexendo muito rápido pode ser a causa do enjoo.

Melhor lugar no carro

A criança que passa mal ficará melhor quando acomodada no banco do meio, pois assim evitará ficar olhando pela janela. O enjoo pode ser causado ao observar as paisagens da janela.

Transcorrer da viagem

A programação pode incluir algumas paradas depois de algum tempo na estrada e diminuição da velocidade nas curvas. Isso ajuda muito quem sofre com a cinetose.

Advertisement

Para algumas crianças a fase de enjoar em movimento pode passar depois de algum tempo. Para outros, infelizmente, a cinetose pode acompanhar por toda a vida adulta também. Entender e aceitar a situação, além de se preparar para evitar ao máximo o mal-estar e de apoiar a criança e evitar reclamar da situação ajuda a passar pela viagem sem maiores traumas e a aproveitar os bons momentos em família.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.