O que fazer no caso de você odiar sexo

Quer esteja casada há um ou vinte anos, você sabe que a intimidade sexual é parte importante de um casamento saudável. Mas o que fazer se você não é fã ‘daquilo’?

Tamsyn Valentine

O casamento traz consigo enormes expectativas – uma das maiores é a atividade sexual com seu cônjuge. Mas, o que pode acontecer se você odiar sexo?

Se você fosse conversar com algum terapeuta conjugal ou conselheiro matrimonial, ele diria que é importante não apenas ter intimidade emocional, mas também intimidade física em seu casamento.

Algumas esposas se pegam fazendo a pergunta: “Será que eu realmente tenho que fazer isso para o resto da vida de casada?!”

Para aquelas entre vocês que se retraem em vez de correrem para o quarto quando o marido está bem-disposto, aqui estão algumas dicas para ajudá-las a se sentirem mais à vontade para fazer sexo:

Fale sobre isso

Essa é uma dica importante quando se odeia sexo, porque o sexo envolve duas pessoas – ou seja, você e seu marido. Se você não comunica a ele o que sente, ele poderá achar que tem algo a ver com ele, que talvez você não sinta mais atração por ele ou está com raiva dele por algum motivo. Provavelmente, nenhum destes seja o caso. Diga a ele que não tem nada a ver com ele e que, geralmente, você o acha compreensivo e solidário.

Advertisement

Deixe as noções pré-concebidas de lado

Filmes, TV ou alguns livros farão o sexo parecer a coisa mais importante do mundo. Isso pode fazer uma pessoa que não acha sexo tão agradável se sentir anormal e achar que há algo errado com ela. Isso é mentira.

O sexo é para ser um ato de amor entre você e seu marido; então, se você fica apreensiva em relação a isso, a opinião dele é a única com que você deve se preocupar. Não permita que outras pessoas ou culturas populares a façam se sentir ainda pior em relação a algo que já lhe deixa insegura.

Encontre maneiras de “entrar no clima”

Para algumas mulheres é preciso muito trabalho para entrar no clima. Isso remete ao que já foi dito: falar sobre o assunto com seu marido. Juntos, vocês podem discutir o que poderia fazê-la se sentir mais à vontade, quer seja um jantar romântico, se abraçar, conversar um com o outro, ou qualquer outra coisa que fizesse vocês se tornarem mais íntimos.

Ao fazer isso, as chances de associar pensamentos românticos com sexo, em vez de o ato físico em si, tornará você mais receptiva ou, pelo menos, mais à vontade.

Prepare-se psicologicamente

É possível que seus pensamentos fiquem a mil quando o assunto for intimidade física com seu marido. Lembre-se de que sexo entre marido e mulher é fazer amor e criar vida, e é muito mais do que apenas “deveres da esposa” que você “tem que cumprir”. Então, quando chegar a hora, tente esvaziar a mente e se concentrar na paixão que sente por ele.

Advertisement

Busque ajuda profissional

Isso é muito importante – especialmente para quem concluiu que odeia sexo por razões físicas ou emocionais, tais como achar que sexo causa dor, ou por ter sofrido abuso no passado, etc. Não tenha receio de procurar um profissional que possa descobrir a principal razão por trás da sua falta de desejo, se for o caso. O bom dos profissionais é que eles sabem o que estão fazendo, e é algo que eles, provavelmente, lidaram com frequência suficiente para saber como ajudar.

O sexo é apenas um elemento do casamento, então, certifique-se de focar em todas as partes maravilhosas de estar com seu marido. Juntos, vocês podem encontrar maneiras de transformar o seu ódio por sexo em amor.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original What to do if you happen to hate sex

Toma un momento para compartir ...

Tamsyn Valentine

Tamsyn Valentine é parte do time de conteúdo do FamilyShare.com. Ela é formada em comunicação com ênfase em relações públicas e jornalismo.