O que aconteceu quando ouvi meus filhos descreverem meu casamento

O que seus filhos dizem sobre o seu casamento? Aqui está o que eu descobri.

Monica Swanson

Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente no blog de Monica Swanson. Republicado aqui com permissão e traduzido por Stael Pedrosa Metzger.

A conversa começou no carro. Nossa família entrou e nos dirigimos para uma tarde na praia.

Enquanto os meninos conversam na parte de trás, eu aproveito para checar minhas mensagens de texto. Meu marido dirige calmamente, pensando em pacientes do hospital ou nos projetos em nossa propriedade. Ele passa muito tempo pensativo e deixa o resto de nós com a maior parte das conversas.

De repente, um dos nossos meninos inclinou seu pequeno corpo adiante até ficar quase entre os bancos da frente, e deixou escapar: “Pai, você nunca fala!”. Olhei por cima do meu telefone, e esbocei um pequeno sorriso, e Dave continuou dirigindo.

Nosso filho continuou, “Quero dizer, você está sempre tão quieto. Você deve conversar mais com a mamãe!”.

Advertisement

Isso não pareceu incomodar o meu marido nem um pouco. Ele não disse nada e seguiu em frente.

Talvez tenha sido falta de defesa por parte do meu marido ou o ambiente seguro do carro, onde não temos contato visual, mas esta simples observação pareceu começar algo. Em pouco tempo, todos os nossos meninos estavam jogando seus games. Minutos atrás eu e Dave éramos uma cativa audiência ouvindo o comentário de nossos meninos sobre nosso casamento: Sobre como nos comunicávamos (ou não), nos relacionávamos ou ríamos juntos. Um dos meninos pensava que só falávamos sobre eles… Sobre sua escola, esportes ou horários. Outro acrescentou que também falamos de móveis da casa e contas. O que começou tudo admitiu que “eles provavelmente não falam quando saem juntos”, e nosso menino de quatro anos de idade, apenas repetiu todas as outras coisas que os irmãos mais velhos disseram.

Finalmente, o irmão mais velho e mais sábio tentou concluir o diálogo, dizendo: “Se vocês calassem a boca, talvez eles pudessem falar!” o que obrigou Dave e eu a rir.

Toda essa conversa aconteceu em menos de três minutos, mas realmente me afetou. Isso me fez pensar. Muito.

O que me bateu mais fundo realmente não foi o que os meninos estavam dizendo… Mesmo que fosse bastante interessante. Mas era mais o fato de que eles tinham coisas a dizer.

Advertisement

Eles estão assistindo. Percebendo. Eles realmente ouvem. Eles têm pensamentos e sentimentos sobre como meu marido e eu nos relacionamos.

E isso me bateu forte.

Isso me fez considerar o fato de que um dia todos os nossos filhos vão estar com amigos, ou namorados, (ou no escritório de um terapeuta), e eles vão descrever seus pais no casamento: “O casamento dos meus pais foi __.”

O que eles vão dizer? O que pode ser escrito no espaço em branco?

Eu estou confiante de que meu casamento é sólido e feliz, ele não é perfeito, mas é absolutamente seguro. Meu marido e eu compartilhamos muito e sabemos o quanto falamos no início da manhã ou tarde da noite (nas poucas vezes em que a casa está tranquila).

Advertisement

Mas e os nossos filhos? Sua percepção da nossa relação pode ser completamente diferente. Como nossos filhos descrevem o casamento de seus pais é e será determinada pelas coisas que eles testemunham todos os dias – como nós dirigimos o que falamos ao telefone ou as conversas na casa.

E aquela pequena conversa no carro – foi um despertar saudável para mim.

Agora eu admito que esteja me sentindo boba por não ter pensado em tudo isso antes.

Eu li livros, e sabia desde antes de ter filhos que as nossas crianças são profundamente afetadas por nosso casamento. Elas irão desenvolver a maioria de seus pensamentos e opiniões sobre masculinidade e feminilidade, relacionamentos e casamento, através do que percebem em casa. Vão aprender sobre resolução de conflitos, e o quão feliz (ou não) um casamento pode ser, por ver seus próprios pais.

Claro, outros fatores influenciam as crianças e os relacionamentos, mas eu nunca devo ter como certo que eu sou um modelo. Todos os dias.

Advertisement

Nos poucos dias seguintes ao passeio de carro encontrei-me em sintonia um pouco mais com os meus filhos quando meu marido e eu estávamos juntos. Certa tarde enquanto cumprimentava Dave com um abraço, olhei por cima do ombro e vi um dos garotos levantar os olhos de seu trabalho da escola e tentar esconder um leve sorriso.

Quando Dave me chamou em um momento mais inconveniente, e ouvi-me falando em um tom que demonstrava ser este um momento muito inconveniente, me toquei que dois dos meus meninos estavam bem ali e que eu os estava afetando de alguma forma.

É verdade que o Dave é bastante calado. Então, como posso agir? Pego meu telefone para encontrar alguém para conversar ou posso tentar voltar minha atenção para ele? Não é tão difícil iniciar uma conversa… Faço-lhe perguntas e presto atenção a ele. Estas são algumas das qualidades que o fez se interessar por mim, e se apaixonar antes.

Embora eu esteja segura com o relacionamento que o meu marido e eu compartilhamos, sei que há sempre espaço para melhorias. E muito sinceramente, este pequeno bate-papo no carro foi apenas a motivação que eu precisava para colocar um pouco mais de esforço na maneira que eu trato meu marido. Eu quero que meus filhos se lembrem de mim amando seu pai profundamente. Eu quero que eles se lembrem como eu me dirigia a ele com grande respeito. Quero que fique claro que eu gosto dele.

Percebo agora que crianças em casa podem realmente servir como grandes lembretes – lembrando-me de ser o tipo de mulher que eu realmente quero ser. Todos os dias.

Advertisement

Encorajo a todos para que considerem qual a percepção de seu casamento que seus filhos podem ter. Se você tiver coragem, pode até perguntar-lhes! Podemos olhar para a percepção que nossos filhos têm sobre nosso relacionamento como uma espécie de barômetro. Eles não podem dizer-lhe tudo sobre o seu casamento, mas eles podem refletir algumas verdades, o que seria bom ouvir.

À luz de tudo isso, eu espero que você se junte a mim em fazer essas três coisas para o bem do casamento (e das crianças):

1. Trabalhe em sua união!

Saber que seus filhos estão assistindo é uma motivação extra!

Se você acha que seus filhos podem descrever seu casamento como menos do que ótimo, que esta seja a sua chamada ao despertar.

Se o seu casamento parece menos do que positivo para os seus filhos, provavelmente você precisa aplicar alguns cuidados amorosos. Comece a trabalhar nele: Encontre um bom conselheiro, leia alguns livros. Converse com seu cônjuge sobre reconstruí-lo. Você se casou por um motivo – cave fundo e encontre-o. Eu creio que Deus pode fazer milagres, mesmo em casamentos que parecem sem esperança.

Advertisement

Alguns de vocês podem estar se esforçando, e sentem que estão fazendo o seu melhor, mas o seu cônjuge não está. Este ainda é um sinal de que você deve procurar um conselheiro. Mas também tenha em mente que o seu modo de agir para com o seu cônjuge vai causar uma grande impressão em seus filhos. Você só pode controlar a si mesmo, e sua influência individual sobre os seus filhos ainda é grande. Seus filhos vão absorver um espírito manso, fortes convicções, paciência e fidelidade, e eles vão sempre se lembrar que um de vocês é um exemplo positivo. Escolher lidar com as coisas com sabedoria e maturidade é o melhor presente que você pode dar aos seus filhos.

2. Deixe os seus filhos verem o melhor de seu casamento!

Agora eu não estou falando de fingir. As crianças vão farejar uma farsa em dois segundos. O que quero dizer é o seguinte: Eu amo meu marido? Sim. Então, por que não me afasto de tudo o que eu estou fazendo, quando ele entra pela porta e o cumprimento carinhosamente? Mostrar-lhe amor sempre, mais especialmente na frente das crianças. Não para criar um show, mas porque amá-lo está realmente no meu coração. Deixe as crianças serem uma motivação extra, e se sentirem bem sobre o que você está mostrando-lhes.

Descobri que esta é também uma maneira divertida de fazer o meu marido começar a retribuir. Desde que conversamos sobre isso, eu tenho uma desculpa divertida para sussurrar, “Depressa, é melhor você me beijar, os meninos estão assistindo!” (Como pode um homem dizer não a isso?).

Mostre às crianças que pessoas casadas podem flertar. Mostre-lhes carinho e muita diversão. É bom para elas, e é bom para você também.

3. Pratique o autocontrole!

Isto sou eu falando comigo mesma. Espero que eu não seja a única!

Advertisement

Acontece que eu sou do tipo expressivo. Eu me expresso bem. Eu fico animada e isso aparece. Fico com raiva e… Bem, você pode imaginar. Então, de repente algo me atinge como um soco no estômago. Só porque eu sinto isso, não significa que eu precise expressar isso. Um pouco de autocontrole é uma coisa boa, e isso se aplica ao casamento e ao criar filhos. Estou aprendendo a esquecer algumas coisas, dizendo a mim mesma que eu posso falar com meu marido sobre isso mais tarde. Normalmente, quando o mais tarde vem, já não é um grande problema mais. Ser crítico e mal-humorado por causa de roupas no chão, ou uma obrigação que foi esquecida, simplesmente não vale a negatividade que se espalha por toda a família.

Eu não posso deixar de considerar o quão fácil é controlar minhas emoções quando temos uma visita em casa. Agora eu tento imaginar que meus filhos são como pequenos visitantes, e que eu devo mostrar-lhes o meu melhor também.

Talvez isso seja algo que você mantenha à frente de sua mente, e se assim for você deve se sentir muito bem com isso. Mas talvez um pouco de você precise desse lembrete saudável como eu. Se for o caso, eu o encorajo a se reunir com o seu cônjuge, e falar sobre quais mensagens seu casamento pode estar enviando para seus filhos. Este é um momento tão bom quanto qualquer outro para comprometerem-se com o estabelecimento de um casamento saudável que irá beneficiar você e as crianças que estão assistindo.

Toma un momento para compartir ...