O perdão produz mudanças positivas na alma

Muitas famílias lutam tanto para progredir, mas muitas vezes se esquecem de que o perdão é um ingrediente necessário para a paz e a felicidade. Veja 5 passos para conseguir perdoar:

Marta Martínez Aguirre

Perdoar pode ser uma ação difícil e dolorosa. Mas se você está se perguntando o que poderia ajudar sua família a progredir, em vez de continuar apegada ao círculo de confronto, desinteresse e fuga, a resposta é experimentar o efeito do perdão! 

Agora, você pode estar perguntando, “Marta, você está dizendo que eu deveria esquecer as vezes que ele me disse coisas ofensivas, a grosseria em público, as promessas quebradas ou o dia em que ele nos abandonou?”

Perdoar é uma palavra de origem grega que denota generosidade e libertação; assim, perdoar é dar de maneira generosa e contínua, mas também é deixar ir ou libertar aquele que fez ou disse algo doloroso para mim. Dessa forma, quando perdoo, tomo a decisão de liberar alguém do que fez; isto é, deixo de levar em conta as ofensas recebidas, e não as guardo mais no meu baú de memórias. 

Em geral, quando alguém nos prejudica, reagimos de maneiras diferentes: algumas pessoas se fecham e deixam o ressentimento corroê-las por dentro, minando sua paz; outras fingem ter esquecido e muito poucas olham para dentro de si e reagem perdoando. Estas pessoas são as que alcançam a paz e crescem espiritualmente; são capazes de transformar as feridas em ensinamentos pela força do espírito.

Minha mãe passou por uma cirurgia de câncer de estômago. A operação foi um sucesso total. Pelo menos, era o que parecia. No dia seguinte, o médico anunciou que iria dar alta. Enquanto eu colocava suas roupas na bolsa, ela tocou sua barriga e caiu para o lado. Minutos depois, ela foi internada na unidade de terapia intensiva. Para meu pai, que estava com o coração partido, e para mim, que havia recebido o diploma de psicologia no mesmo dia de sua cirurgia, só nos restava orar e esperar. Deus foi misericordioso: mamãe voltou para Lar Celestial.

Advertisement

Tudo mudou para nós quando o anestesista, chorando, confessou que o cirurgião, com pressa de ir para casa, não realizou um procedimento necessário e vital. Mamãe foi operada com sucesso, mas um pequeno erro foi fatal. Um julgamento médico faria alguma diferença? Insultá-lo e gritar seria libertador? Haveria algo que pudesse nos trazer a mamãe de volta? Enquanto estou escrevendo estas linhas, lembro-me de suas últimas palavras: “Marta, sinto que minha hora está próxima”; referia-se à hora de voltar partir. Também me lembro de como sua mão me acariciou com ternura.

Levou tempo para que eu conseguisse ficar em paz. Meu pai perdeu a companheira de uma vida toda e seus filhos, o primeiro modelo de amor. Todo ser humano abriga uma dor profunda que, mais cedo ou mais tarde, precisa ser curada. 

Essa triste experiência foi mais uma vez um presente de amor de minha mãe, pois ela pressentiu sua partida e, mesmo assim, sorriu e ergueu a mão, não para ferir, mas para tocar minha alma e me lembrar da tarefa que eu iria realizar como psicóloga. Ali, com seu exemplo, ela me ensinou que perdoar implica uma luta dolorosa e persistente consigo mesmo e não com aqueles que nos prejudicam.

Ao longo da minha vida profissional, pude ajudar outras pessoas através destes passos:

Admitir a verdade

Isso significa lembrar o evento como aconteceu, objetivamente, tentando não cair na autopiedade ou evocar o ofensor com raiva e calúnia.

Advertisement

Reconhecer-se parte dos pecadores arrependidos

Ninguém está livre de pecar, então todos nós precisamos de perdão por nossas transgressões, erros e ofensas, e nos apegamos à reconciliação.

Assumir a responsabilidade

Ou seja, tomar para si a responsabilidade pelos sentimentos que se decide ter por conta da ofensa: escolher e viver com paz ou sucumbir à amargura.

Usar de empatia

Posso garantir que é a coisa mais difícil de conseguir, mas ajuda a seguir em frente. Talvez o cirurgião estivesse de plantão por longas horas e não tenha visto sua família, ou estiva sem dormir e agiu sob a influência do cansaço e da pressão.

Dê um novo significado a essa experiência para perdoar plenamente

Talvez seja outro passo muito difícil de dar, mas olhar para a experiência, esforçar-se para parar de ficar ressentido dar um significado a ela, permite que você consiga avançar e focar em paz. Ao final do processo de luto pela perda de minha mãe, sua morte adquiriu um significado: tivemos que carregar uma dor que talvez minha mãe não tivesse “suportado” se meu pai ou um de seus filhos tivessem morrido primeiro.

Se quer restabelecer sua vida familiar ou restaurar uma amizade, pense neste velho ditado espanhol: “Perdão é o perfume que uma flor exala depois de ser pisada”. O perdão é uma ação difícil e dolorosa, mas produz mudanças positivas na alma, espalhando o perfume da misericórdia em nosso caminho.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Perdonar produce cambios positivos en el alma

Toma un momento para compartir ...

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.