Ser amigos, amantes e cônjuges: O segredo do casal perfeito

Um segredo e oito dicas para ser o cônjuge perfeito.


Yordanka Pérez Giraldo

Ainda há esperanças! Salvar seu casamento não é impossível, renunciar não precisa ser o próximo passo. É normal que diante de crises o desejo de desistir passe pela sua cabeça de vez em quando, pois, mesmo que a possibilidade não existisse, a verdade é que é tentador e inevitável pensar nisso como uma possibilidade real. Mas há esperança, acredite em mim. No entanto, você deve saber e assumir que nem tudo é lindo e maravilhoso e isso é normal: haverá brigas e vocês terão que lidar com as famílias um do outro, o que pode ser um verdadeiro desafio. Enfrentarão o fato de que a paixão não dura para sempre, há períodos em que o desejo está ausente e pode ser que esse conjunto de coisas às vezes faça você sentir que foi tudo um erro.

Escolha amar!

A paixão que surge da química entre duas pessoas, a compatibilidade e as coisas em comum, na verdade, tem pouco a ver com o sucesso de um casamento. Não é porque essas questões não sejam importantes, o problema é que quando a convivência e a rotina se acomodam em nossos relacionamentos, todas aquelas coisas que nos uniram inicialmente são diluídas na rotina.

E é aí que a verdadeira chave para o sucesso em um relacionamento de longo prazo deve estar presente: a convicção e o desejo de estar. O amor não é apenas aquele friozinho na barriga que surge de repente e está além do nosso controle. Amar é também, e sobretudo, uma decisão de cada dia. Eu ofereço algumas dicas para fazer com que o seu amor por ele se renove a cada dia:

1. Aposte no sucesso do relacionamento

Se você se casa com a mentalidade de que é algo descartável e que se você não gostar de algo você pode se afastar, dificilmente você chegará longe nessa união. Não se trata de suportar, mas sim apostar no sucesso da relação.

2. Não foque no negativo

De seu cônjuge, ao fazer isso você está sabotando o vínculo. O melhor é dar mais importância para o bom, o que lhe faz feliz ou o que você gosta nele.

3. Te amo, te amo, te amo!

Expresse com frequência, tanto para si e para seu cônjuge, o amor que sente por si mesma e por ele. Isso servirá como um reforço do vínculo que você têm consigo e seu cônjuge.

4. Não dê importância a coisas que não tem

É normal que devido ao estresse ou frustração em situações ao nosso redor, não procuramos quem fez isso, mas quem vai pagar. Acabamos jogando toda nossa ousadia sobre nosso cônjuge e assim qualquer coisa toma magnitudes apocalípticas.

Advertisement

5. Sejam cúmplices

Conte ao seu cônjuge não só sobre o seu dia, mas sobre o que você sente, o que lhe preocupa, o que lhe aflige. Mas não faça isso gritando, com raiva ou ressentimento: faça-o vendo seu cônjuge como seu cúmplice.

6. Crie momentos de intimidade

Se tem algo que separa é uma vida íntima que se esfria. É curioso que, muitas vezes, isso acontece mais devido ao que passa pela nossa cabeça, do que devido ao que acontece em nosso corpo. Às vezes vamos para o quarto com uma exigência e não nos preparamos para desfrutar o momento, dessa forma o contato físico torna-se impessoal e longe de aproximar, afasta.

7. Tenha uma vida própria

Seus próprios amigos, seus passatempos, suas coisas para fazer sozinha(o). Assim, não apenas impedirá que sua vida torne-se chata, mas ao mesmo tempo mantém sua autonomia. Uma pessoa dona de si exala uma grande atração.

8. Riam e façam atividades juntos

Não só ir comer ou ao cinema, mas coisas que envolvam emoção, adrenalina, que sejam um desafio e que permitam que vocês se vejam de uma forma diferente.

Amigos+amantes+cônjuges talvez seja a fórmula ideal para ter em nosso casal o complemento perfeito. Contudo, muitas vezes no processo do primeiro para o segundo, tudo o que admirávamos e amávamos individualmente, agora queremos controlá-lo, ou apenas o subestimamos com o passar do tempo. Mas o segredo para fazer essa fórmula mágica funcionar está em nós. Como Jackson Brown Jr disse: “Não é suficiente encontrar a pessoa certa, temos que ser a pessoa certa.”

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Ser amigos, amantes y esposos: el secreto de la pareja perfecta.

Toma un momento para compartir …

Yordanka Pérez Giraldo

Yordanka Pérez Giraldo, Cubana de nacimiento, mexicana por opção.