O evangelho de Jesus Cristo: Entender para ensinar

6 passos para ter sucesso na hora de ensinar. Como posso me tornar um verdadeiro mestre no meu ensino. Que valores são necessários para me tornar um ótimo professor.

Izabel Torquato

Um mestre pode somente ensinar aquilo que vive. Houve, no meio das lutas marciais, um lutador e mestre de sua categoria, Bruce Lee, que aprendeu a lutar aos 13 anos. Aos 18 anos, viajou aos EUA para fugir das brigas de gangue. Estudou filosofia na Universidade de Seattle e aliou os estudos filosóficos às lutas marciais. Com isso, conseguiu reunir muitos discípulos e criar o _Lee Jun Fan Kung Institute._

Li e pesquisei muito, aprendi muito sobre a vida dele e vi que, em um determinando momento de sua vida, ele teve problemas de saúde e dificuldades financeiras. Mas como ele havia aprendido algo e possuía uma certeza, não desanimou, recobrando sua saúde, conseguiu cumprir sua meta. Ou seja, o que ele ensinava e o que se ensina até hoje em seu instituto é algo que alguém aprendeu e viveu: “Saber não é o bastante; precisamos aplicar. Querer não é o bastante, precisamos fazer.” (Bruce Lee)

A cada ato físico, durante um combate, Bruce Lee dava uma explicação dos efeitos no corpo do oponente e no de quem o exercia. Isto é, toda ação tem uma reação.

Vivemos em um mundo com combates invisíveis e necessitamos ensinar valores éticos que possam proteger aqueles que amamos.

Então, para ensinar valores espirituais, morais, sociais e culturais é necessário viver o que se ensina. Ser uma pessoa de grande entendimento é mais do que falar, mas sim viver. Para isso é necessário:

Advertisement

1. Preparo

: preparar-se antes de querer ensinar, utilizando todos os recursos disponíveis.

2. Meditar

sobre o que queremos ensinar e fazer metas sobre o que não vivemos para viver antes de ensinar.

3. Orar

e pedir sempre a ajuda do Senhor para que possamos ter êxito em nossos ensinamentos.

4. Humildade

: antes de passar uma informação, pense: o que o Salvador diria, e como diria?

5. Ouvir

, saber ouvir os alunos ou as pessoas que queremos ensinar. Concentrar-se nas pessoas, ter coragem de deixar seus pensamentos para seguir a influência divina.

Advertisement

6. Viver

o que se ensina.

Alguém que ensina é alguém que aprende o que vive e se esforça em ser exemplo não só pelo que diz, mas sim pelo que mostra em sua vida.

Entender é uma capacidade de pensar. Há muitas pessoas que falam e depois pensam, então dizem coisas que não eram corretas e acabam confundindo o ouvinte ou o irritando. Antes de falarmos, pensemos! Isso é um exercício que podemos praticar.

Meditação ajuda muito na respiração, no controle das emoções, em darmos tempo para que nosso pensamento possa avaliar, e então falarmos palavras boas e coerentes com a situação.

A coerência nas palavras traz a harmonia numa frase, o que nos dá segurança no que falamos. Pensemos antes de agir, pensemos antes de falar.

Advertisement

A leitura de bons livros e ater-se ao que realmente deve ser ensinado é a fórmula para um aprendizado saudável. Devemos cuidar ao dizer o que nós pensamos, e citar situações ou parágrafos do que ensinamos, porque muitas vezes durante uma aula, se não houver um preparo para falar, podem ocorrer erros. E devemos nos lembrar de que alguns ouvintes são não somente pessoas que escutam, muitos vivem na íntegra os valores que queremos ensinar, e podem ser bons exemplos para os outros alunos. Nesse momento, a humildade de ouvir um aluno é o ato de maior aprendizado.

Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.