“O encontro com Deus”: um conto espiritual que lhe deixará um grande ensinamento

O amor ao próximo começa em casa e é no lar que se aprende. Conseguindo isso, você estará mais perto de Deus.

Erika Otero Romero

Todos os que acreditam numa força superior poderosa desejam estar em contato próximo com ela.

Se você acha que é fácil, a verdade é que para muitos de nós não é. Isso é, basicamente, porque não temos fé. Estar em comunicação com Deus implica ter fé, do contrário, será muito complicado crer nele.

Apesar disso, Deus se manifesta em sua vida de diferentes maneiras. O que você precisa saber é que deve estar aberto a essa manifestação para, então, alcançar uma mudança forte e real em sua vida.

Um conto espiritual e um grande ensinamento

Diz a história que havia um menino que desejava, com todas suas forças, conhecer Deus.

O pequeno não sabia como ou o que fazer para encontrá-lo; assim, em sua inocência, um dia decidiu que iria em busca de Deus. Na lancheira da escola, ele guardou alguns biscoitos recheados de chocolate e começou uma longa caminhada.

Advertisement

Quando o pequeno chegou a um parque, viu um velho homem sentado numa cadeira. O velho alimentava umas pombas enquanto desfrutava dos raios do sol.

O menino sentou-se ao lado do homem, abriu a lancheira e começou a degustar seus biscoitos de chocolate. Depois de um tempo, o menino percebeu que o velho o olhava fixamente; por isso, decidiu compartilhar seus biscoitos com ele. O ancião, em agradecimento, devolveu-lhe um sorriso. Assim, passaram a tarde juntos, desfrutando e sorrindo, sem dizer uma palavra.

Quando já era tarde, o menino se levantou para ir embora. O menino começou a caminhar, mas como se tivesse esquecido algo, voltou imediatamente para dar um abraço no velho. O velho também o abraçou e sorriu.

Quando o pequeno chegou em casa, sua mãe preocupada lhe perguntou:

– “Onde estava? Procurei por você desesperada, mas agora vejo que está muito feliz, O que aconteceu?”

Advertisement

O menino lhe respondeu:

– “Mamãe, hoje tive um encontro com Deus e comemos biscoitos de chocolate juntos”.

O ancião, por sua vez, também voltou para sua casa e seu filho notou que estava muito feliz; então ele lhe perguntou:

– “Papai, por que está tão feliz hoje?”

– “Filho, hoje aconteceu algo muito especial, comi biscoitos de chocolate com Deus no parque”; e antes que o filho lhe respondesse, ele disse -“Embora seja muito mais jovem do que eu pensava…”

Advertisement

Moral da história:

Nosso conceito de Deus às vezes nos leva a procurá-lo em lugares distantes. O interessante é que, sem nos darmos conta, podemos encontrá-lo através dos outros.

Ver os outros através dos nossos olhos infantis

Lembra-se de quando era criança? Quando não havia preconceitos ou preocupações adultas? Honestamente, acho que todos podemos dar um passeio pela nossa mente e recordar anos melhores.

Se nos dermos a oportunidade de recordar a nossa infância, podemos lembrar que era mais fácil confiar nas pessoas. Sim, também a infância pode ser matizada em tons escuros; apesar disso, costumávamos ver a vida de muitas cores, não só a preto e branco. Não só tristeza e melancolia.

Se você se der a chance de ver as pessoas com seus olhos infantis, certamente descobrirá que por trás delas também há crianças feridas. Você será refletido nelas e será muito mais difícil julgar e ter pensamentos errados sobre os outros.

Advertisement

Deus vive em cada um de nós

É suposto que somos criados à imagem e semelhança de Deus. Somos sumamente imperfeitos, mas somos uma pequena manifestação do poder divino. Com isto em mente, somos capazes de nos tornar melhores a cada dia; no entanto, somos melhores quando vemos Deus nos outros.

Mas como podemos ver Deus nos outros? Se olharmos para os outros com olhos infantis, é mais fácil não ter preconceitos. Amar o próximo de maneira genuína requer um pouco de esforço, ainda assim, vale a pena.

É muito mais fácil ver Deus nos outros quando não temos preconceitos. Também quando ouvimos e compreendemos os problemas dos outros.

Às vezes, as pessoas só precisam ser ouvidas sem que os julgamentos prévios nos contaminem. Se puder dar algum consolo ou alívio às suas cargas, será muito melhor.

Muitas vezes não se trata de ser generoso e dar o que lhe sobra; mas de dar exatamente o que lhe é difícil dar, como por exemplo, servir desinteressadamente.

Advertisement

Outra maneira de ver Deus no próximo é quando nos damos a oportunidade de perdoar. Sei por própria conta que custa muito, mas não é impossível. Também não é necessário retomar a amizade; só é questão de não recordar a ofensa e não buscar fazer mal, só deixar ir e seguir adiante.

Encontrar Deus não se limita à busca religiosa limitada à Bíblia. O amor ao próximo começa em casa e é desde o nosso lar que se aprende. Ao fazer isso, você está mais perto de Deus, apenas lembre-se dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original “El encuentro con Dios”: un cuento espiritual que te dejará una gran enseñanza

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.