Nunca desista de seus filhos

Este artigo traz 7 dicas valiosas sobre ajudar todas as famílias que têm desafios com os filhos.


Jaguaraci Nascimento Santos

Alguns pais simplesmente não sabem como lidar com os filhos. Sentem-se frustrados ou pior, acham que os pequeninos são realmente “um caso perdido”. Se você ainda tem esperança que a fórmula mágica da criação dos filhos possa ser inventada, enquanto espera dê uma olhada nestas dicas de ouro que podem mudar o relacionamento com o seu filho e trazer resultados valiosos.

1. Não tenha medo de seus filhos

Vocês são pais, o que acham que uma criança pode fazer? Não perca sua autoridade, estabeleça limites e, acima de tudo, mostre quem dá as ordens.

2. Aprenda a dizer “Não”

O “não” e a disciplina são exemplos de amor. Algumas crianças não conseguem estabelecer uma distinção entre o certo e o errado, pois os próprios pais não delimitam claramente seus valores, ou pior, infringem as próprias regras.

3. Faça programas que envolvam toda a família

Passar um tempo com os filhos é essencial se desejamos manter um bom relacionamento com os mesmos. Ocupar demasiadamente a criança ou dar tudo o que ela pede não substitui os momentos de cumplicidade e amor.

4. Crie uma rotina em casa, com horários para brincadeiras, comida, TV, etc

O estabelecimento de regras para as crianças permite que elas adquiram uma noção de organização que será internalizada e levada para a sua vida futura.

5. Ouça o seu filho

Muitos pais não entendem o comportamento de seus filhos, mas será que já pararam para perguntar o que sentem? O que desejam? A criança precisa receber carinho e atenção de seus pais, isto possibilita que desenvolvam a autoestima e a autoconfiança.

6. Não os compare

Cada pessoa é única. Não é justo compará-lo com seus irmãos ou com outras crianças. Antes de fazer uma crítica a seu filho comparando-o, pense nas preferências dele. Não é justo exigir que todas as pessoas sejam iguais a você. É saudável respeitar a individualidade de cada um.

Advertisement

7. Dê bons exemplos

Muitas vezes exigimos um certo comportamento da criança mas fazemos exatamente o contrário. Se você não quer que seu filho grite com você – não grite; se não quer que ele diga palavrões – não fale. A melhor maneira de ensina-lo é dando o exemplo.

Claro que falar é mais fácil que agir, mas o importante é você amar seus filhos e querer para eles o que há de melhor. Tenha paciência e procure educá-los de maneira adequada para que no futuro possam ser adultos felizes e responsáveis.

Toma un momento para compartir …

Jaguaraci Nascimento Santos

Jaguaraci Santos tem graduação de nível superior em Letras Português e Inglês, tem especialização em Metodologia De Ensino Da Língua Inglesa e está cursando Sistema De Informação pela Universidade de Sergipe. É tradutor para o Familia.com.br e traduz artigos de vários autores para as categorias Dinheiro (Money Wise) e Conexões Familiares (Family Connections) publicados no site irmão www.FamilyShare.com.