Natal: mais do que comércio, é fé e união familiar

O amor que podemos oferecer neste Natal pode ser expresso em coisas materiais, mas mais ainda através de ações.

Erika Otero Romero

Quando eu era criança, havia um evento pelo qual eu aguardava durante todo o ano: o Natal. Lembro-me claramente de como, em família, montávamos a árvore e o presépio. Eu amava sentar-me em frente à árvore. Ficava hipnotizada pelo meu reflexo nas bolas de vidro e pelo piscar das luzes coloridas.

Além disso, todas as noites, de 16 a 24 de dezembro, fazíamos a Novena de Aguinaldos, uma tradição natalina em meu país. Nela, a vida de Jesus era resumida, desde a concepção até seu nascimento. Muitas crianças vinham à minha casa para rezá-la conosco, e quando chegava o dia 24, meu pai dava presentes de Natal a elas. Que tempos eram aqueles!

Hoje, as coisas mudaram muito na minha casa. Ainda montamos o presépio e a árvore, também nos reunimos em família para montá-los juntos. Continuamos fazendo a Novena de Aguinaldos, mas agora somos só nós quatro.

As coisas mudaram muito para mim. Talvez seja a idade adulta, não sei; mesmo assim, farei todo o possível para que as coisas sejam diferentes este ano.

Fé na época do Natal

Para muitos, o Natal nada mais é do que uma época do ano em que as pessoas se reúnem para presentear umas às outras. Ainda assim, há quem prefere focar no aspecto espiritual desta época. Acredito sinceramente que essa é a chave de que precisamos para sentir que o Natal é muito mais do que o que o mundo de hoje se esforça para nos mostrar.

Advertisement

Sei que para os tempos em que vivemos é difícil falar de esperança; entretanto, não podemos permitir que os problemas nos sufoquem e nos deixem à deriva. Devemos fazer tudo o que pudermos para nos agarrar à única coisa que pode nos manter de pé: crer em Deus.

O Natal é isto: relembrar o nascimento de Jesus. Lembrar que um dos principais motivos de seu nascimento foi para nos ensinar que não estamos sozinhos; que, se acreditarmos Nele, seremos mais fortes e capazes de enfrentar todos os problemas da vida.

Além disso, o Natal é um momento de união, de expressar amor, de servir ao próximo e voltar a sermos felizes como quando éramos crianças.

Natal em tempos de dificuldade

Acredito que não haja uma única família que não saiba o que é ter um Natal conturbado. No caso da minha família, houve vários Natais em que, em vez de felicidade, havia saudade, tristeza e muito vazio. Acho que foi daí que surgiu um pouco de meu espírito “Grinch” atual, a uma época que costumava significar tanto para mim.

Sinceramente, as coisas mudaram muito, e para melhor, mas não paro de sentir aquele desejo infinito de felicidade e realização que me emocionava quando criança.

Advertisement

Acho que é minha culpa eu me sentir assim. Sei que não deveria ter permitido que problemas e tristeza ofuscassem minha fé e entusiasmo pelo Natal; no entanto, estou determinada a fazer as coisas começarem a mudar.

Para conseguir isso este ano, pretendo me esforçar para cultivar minha fé. Quero dar ao Natal o significado espiritual que devo lhe dar, para que seja mais fácil sentir-me próximo de Deus e alegrar-me na sua presença.

Preparação para receber o Natal

Sendo este um momento de aproximação com Deus, devemos começar a nos preparar para que possamos encontrar seu verdadeiro propósito.

A primeira coisa é saber que quando celebramos o Natal, o que vamos comemorar é o nascimento do filho de Deus, nosso salvador. É preciso lembrar que o mérito de seu nascimento foi nos salvar, e é nisso que devemos nos concentrar.

O outro ponto é estarmos cientes do real significado que Deus tem para nós. Ele é alguém importante ou você não acredita mais? Quando começarmos a refletir sobre isso, podemos recuperar a nossa fé.

Advertisement

O próximo passo é fazer um esforço para sentir aquele entusiasmo infantil por sua vinda. É como esperar por algo pelo qual tanto ansiamos e que sabemos que virá. Vamos orar para que nos sintamos crianças novamente.

Enquanto aguardamos seu nascimento espiritual em nossos corações, podemos nos concentrar em fazer obras que imitem o exemplo da vida de Jesus. Por exemplo, reunir brinquedos em bom estado que seus filhos não usam e doe-os para crianças menos favorecidas. Se você tem dinheiro e pode fazê-lo, compre alguns brinquedos novos e doe-os. Também podemos fazer o mesmo com roupas ou alimentos; há muitas pessoas que precisam do nosso serviço, e esse é um exemplo da vida de Jesus.

Neste natal, dê amor

O amor que podemos oferecer neste Natal pode ser expresso tanto em coisas materiais quanto em ações.

Podemos nos esforçar para dar a alguém algo de que precisa e que o deixe feliz. Também podemos dizer aos nossos entes queridos que os amamos e o quanto desejamos que sejam felizes.

Natal é mais do que receber, é dar. Foquemos em dar amor, em ajudar quem precisa. Alimentemos as almas de quem tem sede de amor. Acredito que seja a melhor forma de comemorar o Natal.

Advertisement

Convido-o a se dar a oportunidade de colocar seu coração, mais do que seu dinheiro, no que realmente importa: as pessoas que você ama. Procure dar amor e companhia à sua família nesta época, para, então, conseguir esquecer dificuldades e provações. Só assim faremos valer o sacrifício de Jesus Cristo e o seu nascimento.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Navidad: más que comercio, se trata de fe y unión familiar

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.