Não resolva tudo para ele: as dificuldades preparam seu filho para enfrentar a vida

As dificuldades da vida são necessárias para que seus filhos possam ser corajosos, perseverantes e enfrentar os desafios no caminho.

Erika Otero Romero

Quando uma pessoa decide ter filhos, pode não estar pensando em todos os desafios que este papel traz consigo.

Eu não tenho filhos, eu gostaria de ter tido um; no entanto, sempre pensei que ser mãe implica muito mais do que apenas querer sê-lo. A maternidade envolve, além de sacrifícios e entrega, a capacidade de prover aos filhos estabilidade mental, emocional e econômica. Eu tinha muitas dessas qualidades, mas minha situação financeira por muitos anos foi mais que precária.

Sei o que é crescer numa casa com muitas limitações financeiras. Quando era criança, percebia os desafios que os meus pais tinham de enfrentar no dia a dia. Na adolescência, depois da separação deles, as coisas não melhoraram. Cada dia pensava em como poder ajudar a minha mãe. Eu, uma menina de 12 anos, pensando em todos os problemas que tinham em casa, minha vida era um caos.

Essa foi a maior razão pela qual decidi não ter um filho, não ia fazer com que ele ou ela passasse pelo que eu tive que passar. No que me diz respeito, um filho merece uma vida melhor do que a que eu tive, se não a puder dar, não o trarei a este mundo para passar dificuldades.

O grande erro dos pais: acreditar que os filhos não percebem o que se passa

As crianças são seres maravilhosos. Uma criança pode adaptar-se às mudanças com uma facilidade abismal; tanto, que se mudar de país, logo aprenderá esse idioma. É possível que faça amizades mais cedo do que você. Da mesma forma que as crianças se adaptam às mudanças, também se deve falar a elas das dificuldades da vida, mas muitos pais preferem tapar o sol com a peneira.

Advertisement

A situação é que os pais teimam em acreditar que seus filhos não se dão conta de suas dificuldades, mas estão muito equivocados. Sim, as crianças são imaturas, psicologicamente falando. O mundo adulto pode ser muito complexo para elas, mas os problemas que afetam você, também as prejudicam. É por isso que os pais devem aprender a falar com seus filhos sobre as dificuldades da vida.

Como você pode ensinar seus filhos sobre as dificuldades da vida

Primeiro e principal é não mentir para eles. Quando você mente para seus filhos, eles podem acreditar em você, mas se em algum momento eles perceberem a verdade, então vão aprender a mentir também e até mesmo julgá-lo duramente pelo engano.

Segundo, explique-lhes de maneira simples e de acordo com seu entendimento, o problema ou a dificuldade por que estão passando. Suponhamos que estejam a ponto de vender a casa ou se mudar porque já não podem pagar o aluguel – só diga que estão passando por problemas de dinheiro e que isso será por um tempo.

Terceiro, não desconte neles. Muitas pessoas tendem a perder o controle quando estão transbordados por dificuldades. Não há nada de mal em desabafar a frustração; o que não é correto, é gritar com seus filhos ou ignorá-los por estar focado nos problemas. Se o fizer, está ensinando-lhes o que devem fazer quando tiverem filhos.

Quarto, mantenha-se positivo. Pode ser um desafio manter uma boa atitude em momentos de dificuldade. Ainda assim, quando o faz, pode pensar melhor e ter paciência para enfrentar o problema.

Advertisement

É vital que você possa fazer essas coisas. A razão é que seus filhos aprendem com você e vão replicar esses comportamentos com os outros.

Ensine seus filhos a serem resilientes

Esta é talvez a melhor coisa que lhes poderás ensinar ao longo de suas vidas.

Para começar, a resiliência é a capacidade que qualquer pessoa pode desenvolver para lidar com as dificuldades. Quando uma pessoa se torna resiliente, é capaz de manter uma boa atitude no período de dificuldade. Também se torna capaz de superar os problemas e transformá-los em oportunidades.

Quando os pais passam por problemas, o que primeiro querem fazer é a proteger os filhos. Protegê-los é a resposta instintiva para poupar-lhes do sofrimento. No entanto, permitir que eles percebam o que a família está vivendo, irá ajudá-los a ter um contato real com a vida.

Quando uma criança aprende desde pequena a ter calma, bom ânimo e paciência, será mais forte, emocionalmente falando. Além disso, ela será mais capaz de responder aos problemas típicos da adolescência e da idade adulta; desta forma, sua vida será muito mais plena.

Advertisement

Uma fábula sobre a importância de permitir que as crianças enfrentem os problemas

Há uma história de que um homem encontrou em seu jardim um casulo de borboleta. Curioso para ver como ela saía deste, levou-a a sua casa para ver o processo.

No dia em que a borboleta começou a sair do casulo, o homem viu um pequeno orifício neste. Então, observou por horas a luta da borboleta para sair. Viu que ela lutava para sair através do pequeno buraco, até que chegou um momento em que parecia que já não ia lutar mais.

Foi quando ele, sentindo pena da borboleta, decidiu ajudá-la. Agarrou numa tesoura e cortou um pouco o buraco para que ela pudesse sair por ele, e isso aconteceu. No entanto, ao sair, a borboleta tinha o corpo muito inchado e umas asas pequenas e dobradas.

O homem continuou a olhar à espera que as asas se desdobrassem e crescessem o suficiente para suportar o seu corpo. Nada disso ocorreu, a borboleta só podia arrastar-se em círculos com seu corpo inchado e suas asas dobradas. Jamais conseguiu voar.

O que aconteceu foi que o homem, em sua bondade e afã de ajudar, não compreendeu que esse buraco pequeno e o esforço da borboleta para sair por ele, eram parte natural do processo que forçava fluidos do corpo da borboleta para suas asas. Isso permite que as asas alcancem o tamanho e força necessários para voar. Ao facilitar as coisas para a borboleta, o que fez foi privá-la de seu desenvolvimento e crescimento normal.

Advertisement

O ensinamento é que se nos é permitido progredir em tudo sem obstáculos, tornamo-nos seres incapazes de enfrentar a vida. As dificuldades da vida são necessárias para nos fazer corajosos, perseverantes, fortes e capazes de a enfrentar.

Veja seu filho como essa borboleta e deixe-o crescer. Proteja-o, mas dê-lhe as ferramentas para que ele possa enfrentar a vida. É a única maneira de o ajudá-lo e prepará-lo para a vida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original No le soluciones todo: las dificultades preparan a tu hijo para hacerle frente a la vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.