Não ignore esses 10 sinais, eles podem salvar sua vida

A tristeza na alma pode ser um padecimento grave que leva a pensar na morte. Conheça e identifique a tempo esses sinais.

Adriana Acosta Bujan

Todos, em algum momento da vida, nos sentimos tristes, seja porque os resultados que esperávamos não foram totalmente favoráveis, ou pela morte de um ente querido, pelas dificuldades econômicas, pela saúde, pelas relações familiares, enfim… Uma infinidade de situações que experimentamos nesta vida nos fazem perder a alegria no coração.

É totalmente válido experimentar essa emoção, já que nos permite analisar, aprender e discernir a vida que levamos. No entanto, quando esse sentimento permanece por muito tempo, saindo do controle, afetando nossa saúde física, emocional e até nossas atividades cotidianas, é sinal de que algo em nós não está funcionando corretamente.

Uma tristeza contínua e habitual pode depressão, uma enfermidade grave e comum que afeta nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos, provocando-nos desejos de nos afastar dos demais, perdendo o interesse em realizar diferentes atividades; inclusive, pode nos fazer acreditar que já não vale a pena viver.

Sinais que salvam vidas

Normalmente, as pessoas com depressão apresentam vários episódios; essa condição deve ser tratada a tempo por um especialista, já que é controlável com medicamentos e terapias; caso contrário, pode levar-nos a pensar e atentar contra a nossa própria vida.

Como saber que é depressão e não apenas tristeza

Existem alguns sinais para poder diferenciar uma coisa da outra:

Advertisement

1. Sem vontade

É normal que todos, em algum momento, queiramos abandonar por algum tempo uma vida monótona, rotineira e cansativa, e só desejemos ter um dia livre para relaxar, dormir, ver televisão etc., é como ter vontade de não fazer nada.

Mas quando se trata de uma depressão, a pessoa pode não querer sair da cama durante muitos dias seguidos, perdendo o interesse nas atividades diárias. É como se não tivesse energia para continuar se esforçando por seus sonhos e objetivos; uma sensação constante de fadiga e apatia.

2. Vazio na alma

Muitas vezes, você não pode identificar o porquê da vontade de chorar, não encontra um motivo razoável; assim, do nada, invade-nos um sentimento de vazio, de desespero, de tristeza absoluta, que permanece por muito tempo.

Os ânimos decaem, vão até o fundo, sua mente se enche de pensamentos negativos, fazendo acreditar que tudo o que vive é uma porcaria, que não é feliz, por mais que o tente; inclusive não se sente que tem motivação, amor, compreensão, e que a vida é injusta.

3. Relacionamentos em perigo

Pouco a pouco você se afastará de seus amigos, familiares e de qualquer pessoa que se encontre ao seu redor, pois se sente incômodo e não deseja estar com ninguém. Você vai procurar um lugar tranquilo onde possa desfrutar de sua solidão, sem necessidade de alguém para criticar, julgar ou provocar qualquer tipo de conflito.

Advertisement

Você não terá nenhum interesse em participar de conversas, ir a eventos, reuniões ou celebrações, já que pensará que ninguém se importa e é uma perda de tempo, dinheiro e esforço.

4 .O pior de você

Você vai perceber que está em muitas situações conflitantes que alteram suas emoções; então terá surtos de raiva, irritabilidade, agressão ou frustração, muito constantes e em excesso. Nada parece bom, você sempre age na defensiva, inclusive sente que todo mundo está contra você, por isso perderá o controle facilmente, mostrando o pior de si.

5. Filme em câmara lenta

É normal que depois de um dia agitado, cheio de atividades e responsabilidades a cumprir, você se sinta cansado, e que ao final do dia, se sinta movendo em câmera lenta, sem energia em todo seu corpo. Inclusive, quando você sofre de depressão, perceberá que terá dificuldade para raciocinar, falar e fazer qualquer movimento corporal. 

6 Distúrbios do sono

Podem acontecer duas coisas: dificuldade em adormecer e/ou insônia, ou dormir mais do que o normal. Qualquer uma delas vai fazer você sentir muito cansaço, fadiga, falta de energia, até mesmo para realizar pequenas tarefas que requerem pouco esforço.

7. Alterações na alimentação

É como no ponto anterior, se não tiver vontade de comer, pode ser que perca peso rapidamente, ou, ao contrário, que aumentem seus desejos por fast food, comida gordurosa e açucarada, fazendo-lhe ganhar quilos demais.

Advertisement

8. você não consegue se concentrar

Perde-se rapidamente a concentração em qualquer coisa que se esteja fazendo, até por uma simples tarefa ou conversa da qual esteja participando; já que a sua mente estará voltada a si mesmo e no que precisa sobressair ou em não cometer erros, já que perdeu o interesse e o sentido pela vida e pelas coisas que faz. Pode ser que esteja experimentando um cansaço emocional.

9 “Sou culpado de tudo”

A pessoa nem perde tempo à procura de um culpado, porque pensa que a culpa por tudo o que se passa à sua volta é dela mesma. Torna-se uma pessoa muito autocritica, prejudicando inconscientemente a sua autoestima, já que se sente inútil, fixando a sua atenção nos fracassos do passado, e o pior é que se culpará constantemente.

10. Sofrimentos físicos inexplicáveis

Vai ter dores de cabeça constantes, dores nas costas, problemas digestivos, como diarreia ou prisão de ventre; essas dores têm uma razão de ser, uma vez que a depressão afeta a saúde física das pessoas.

O que fazer

Ao detectar qualquer um destes sinais, é fundamental recorrer a um profissional da saúde mental para que se inicie o melhor tratamento. Lembre-se de que a depressão, quando não é tratada a tempo, pode ser mortal. Peça ajuda e apoie-se em sua família, em seres queridos. A depressão não é brincadeira.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 10 señales que no debes ignorar, porque pueden salvarte la vida

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.