Não consigo entender o que Deus está fazendo

Compreender os desígnios de Deus é algo que todos nós queremos. Em razão disso, compartilho minha história com você.

Adriana Acosta Bujan

“Assim como tu não sabes qual o caminho do vento nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim tu não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.” (Eclesiastes 11:5)

Meu coração e alma gritam em silêncio: “Deus, os problemas financeiros não foram suficientes como prova de fé?”, “Os obstáculos para encontrar um emprego não foram suficientes para ti?”, “Os conflitos conjugais não foram o suficiente para ti?”, “Deus, por que eu? Por que isso aconteceu comigo?”.

Sem medo de errar, acredito que todos nós, em algum momento da vida, questionamos a grandeza de Deus e de seus desígnios para nós. Pois, às vezes, essas provas de fé que Ele coloca em nossas vidas são tremendamente difíceis de superar.

Digo isso porque me encontro nesse dilema, minha vida mudou da noite para o dia (literalmente). Por isso, conto a minha história, para que talvez você possa se identificar com alguns aspectos e perceber como encontrar paz em seu coração, apesar de estar enfrentando as provações mais difíceis de sua vida.

Um dificílimo teste de fé

Meu marido e eu morávamos em Querétaro, um estado da República Mexicana, onde alugamos um apartamento e trabalhamos arduamente para comprar nossa própria casa. Depois de dois anos de muito trabalho, finalmente conseguimos o dinheiro para comprá-la, mas em outro Estado da República.

Advertisement

Lembro-me de ter sido segunda-feira quando começamos a grande viagem. Tínhamos tantos sonhos para construir uma nova vida em um novo lugar, onde não conhecíamos ninguém. A única coisa que realmente importava era a nossa casa e estarmos juntos.

Finalmente chegamos. O próximo passo foi arrumar um emprego para estabilizar-nos financeiramente. Passaram-se apenas cinco semanas, e Deus me deu a mais difícil provação.

Meu marido chegava em casa do trabalho sorridente e alegre, como sempre. Lembro-me de termos conversado sobre nossos planos antes de dormir. Como sempre, nós nos abraçamos, beijamos e desejamos boa noite.

Na manhã seguinte, porém, ele não acordou mais. Seu coração parou de bater e sua alma voou em direção ao plano espiritual. Naquele momento, minha alma e meu coração ficaram completamente despedaçados. A morte do meu marido foi a pior provação que Deus me deu.

Tive que deixar a nossa casa, pois eu não conhecia ninguém e não tinha emprego na época. Então me mudei para a casa da minha sogra, que fica em outro Estado do país.  

Advertisement

Então, como entender o que Deus está fazendo quando meus sonhos, minhas esperanças e nossos planos como casal desapareceram em um instante?

Uma luz no caminho

Quando não conseguimos entender o que Deus está fazendo, ficamos completamente desanimados, ficamos zangados com Ele e nos perguntamos repetidamente “Por que Deus deixou tudo isso acontecer conosco se Ele é amor e não castiga seus filhos?”

Mas, infelizmente, não há resposta ou explicação que alivie nossa alma quando uma tribulação acontece, somente depois de algum podemos clarear a mente e entender os desígnios de Deus.

Está escrito:

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos..” (Isaías 55:8-9)

Advertisement

“Meus irmãos, tende por grande alegria quando passardes por várias provações, sabendo que a aprova da vossa fé opera a paciência.” (Tiago 1:2-3) 

“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:16-18)

Sendo assim, não podemos encontrar, como desejamos, a resposta que buscamos, porque Deus nos fala de maneiras diferentes. Portanto, devemos ficar sempre alertas.

Como entender os desígnios do Senhor?

1. Através de sua palavra escrita

Podemos entendê-Lo quando lemos sua palavra. Nela, você encontra versículos que ajudam a acalmar sua alma e lhe trazem paz interior. Lembre-se de que Deus tem planos maravilhosos para você, por algum motivo ele nos testa com provações muito difíceis, talvez porque queira aumentar nossa fé nele.

2. Através de orações

“E tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” (Mateus 21:22)

Advertisement

Orar não é apenas recitar uma reza decorada, vai muito além disso. É conversar com Deus para purificar nossos sentimentos e nossa alma. Ele nos ouve e trabalha lá do céu para nos dar força para superar provações difíceis.

Peça a Deus orientação, cuidado e proteção, que Ele dirija seus passos e lhe dê forças para aceitar seus desígnios.

3. Através de louvores

“E perto da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e se soltaram as prisões de todos.” (Atos 16:25-26)

Louvar é estabelecer um relacionamento com Deus por meio de canções que magnificam sua grandeza. Portanto, quando cantamos e louvamos a Deus, nossos corações e almas ficam em paz.

Deus lhe dará provações difíceis para aumentar sua fé Nele e porque são esses os Seus desígnios. Tenha em mente que Ele sempre estará com você para que consiga superá-las. Você não está sozinho(a).

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original No entiendo lo que Dios está haciendo

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.