Muita Calma nessa Hora

6 maneiras de desenvolver a paciência.

Marcelo Bighetti

Quando pensamos sobre paciência, relacionamos à capacidade de esperar por algo que irá demorar para se concretizar ou à qualidade de permanecer calmo mediante um acontecimento ruim. Em ambas as situações, sabe-se que tal característica pode ser desenvolvida, mesmo por aqueles que possuem uma quantidade mínima dela.

Como para qualquer atributo a ser adquirido, é necessário um plano de ação para se desenvolver a paciência, principalmente para aqueles que por natureza são impacientes e explosivos.

Cada um deve por si explorar e descobrir onde melhorar, mas algumas dicas aqui apresentadas são proveitosas:

1. Reconhecer

A primeira coisa é reconhecer e aceitar que precisa desenvolver a paciência, pois a falta da mesma causa desconforto pela ansiedade e trás sérios problemas de relacionamento e desenvolvimento em todas as áreas da vida.

2. Pedir ajuda

Converse com seus familiares e amigos e peça-lhes que ajudem a identificar as ocasiões em que você se apresenta impaciente.

Advertisement

3. Faça uma lista

Com sua própria análise e com a ajuda de seus conhecidos, anote todas as ocasiões que a paciência não esteja presente, como a espera em uma fila, a vontade de brigar no trânsito, etc. Coloque também uma possível solução: ouvir música ou ler um livro quando estiver em uma fila, ouvir músicas alegres e apreciar a paisagem ou construções para tirar o foco das atitudes imprudentes dos outros motoristas. Você irá se surpreender ao ver que o tamanho da lista é bem maior do que esperava.

4. Leitura da lista

Comece o dia lendo sua lista. Desta forma ficará claro em sua mente as ocasiões em que deve prestar atenção para que não perca a paciência, onde um contar até dez, uma respiração mais profunda ao até mesmo uma volta no quarteirão se faz necessário para o desenvolvimento desta virtude.

5. Avaliar

Pouco antes de ir dormir, avalie como foi seu dia checando os pontos em sua lista. Verifique onde houve progresso e quais não obtiveram sucesso. Anote suas considerações de forma específica, como por exemplo: tive grande sucesso ao esperar em uma longa fila escutando um audiobook divertido; preciso melhorar minha atitude no trânsito pois levei duas fechadas hoje e tive vontade de socar o motorista.

6. Aprender com os pacientes

Provavelmente você deve conhecer pessoas que são exemplos de paciência. Converse com elas a respeito de como conseguem. E o mais importante, observe a maneira como elas agem nas mais diversas ocasiões.

Temos que admitir que o desenvolvimento da paciência não é uma tarefa fácil, mas com esforço e persistência, e principalmente com o desejo de desenvolver, já é um grande passo neste caminho.

Advertisement

Como disse Immanuel Kant: “A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte”.

Toma un momento para compartir ...

Marcelo Bighetti

Marcelo Bighetti é brasileiro. Além de escritor de fantasia e ficção científica é designer gráfico. Contato através do email mbighetti@gmail.com ou pelo blog www.marcelobighetti.blogspot.com.