Morar longe dos familiares pode aproximá-los ainda mais de você

É isso que acontece quando você muda de casa e cria seus filhos longe dos parentes.

Adriana Acosta Bujan

A cidade onde nasci e cresci é maravilhosa, cheia de história, cultura, costumes arraigados e gente simpática. Foi lá que conheci o amor e o desprezo, alegria e tristeza, desafios e fracassos, e descobri meus pontos fortes e fracos. Naquela cidade tive a sorte de conhecer meus amigos, meu marido e me tornar mãe.

No entanto, por algum motivo, meus pensamentos e desejos estavam focados em morar em outro lugar, cercado pela natureza e perto do mar. Com o passar do tempo, surgiu a oportunidade pela qual tanto orei, esperei e trabalhei: mudar de residência.

Foi só uma questão de conversar com meu marido, e ambos decidimos nos aventurar em ter outro estilo de vida, uma vida mais tranquila e com oportunidades de trabalho que nos proporcionassem maior estabilidade financeira. Este foi o início da minha grande jornada sem retorno.

O que você deixa para trás

Talvez tenha sido o entusiasmo que invadiu meu coração, o espírito aventureiro ou a constatação de que meu sonho estava prestes a se realizar, pois nunca pensei que deixaria tudo, literalmente tudo, para começar uma vida do zero. Meu marido, filho e eu deixamos família, amigos, empregos e quase uma vida inteira cheia de lembranças valiosas que, afinal de contas, foram a base da nossa criação.

Muitas pessoas deixam seus locais de residência por “n” motivos: trabalho, alguma situação pessoal ou simplesmente porque querem. No entanto, com a euforia e o entusiasmo que vêm de pensar em uma nova vida, os sentimentos gerados por deixar os entes queridos são minimizados.

Advertisement

Não é tão terrível

Felizmente, com a tecnologia e acesso à internet que temos hoje em dia, podemos manter contato com nossos familiares e amigos, mesmo que morem do outro lado do mundo. Graças a isso, as famílias que vivem em lugares distantes não são tão afetadas pela ideia de ter uma separação definitiva de seus entes queridos.

Claro, há momentos em que você quer e precisa ter a presença dos pais ou de amigos, especialmente naquelas situações em que estamos deprimidos, com problemas ou nos sentimos desorientados, pois fazer uma ligação não é a mesma coisa que receber um abraço reconfortante. No entanto, devemos aprender a aceitar a realidade e valorizar o que temos no presente.

Um novo estilo de vida

Criar filhos longe dos avós, encontrar novos amigos e um emprego estável em um lugar totalmente novo, onde você não conhece ninguém, pode ser um pouco complicado. Porém, com o passar do tempo, todas as coisas acabam se encaixando.

Por exemplo:

1. Você valoriza mais sua família

Como minha avó costumava dizer, a família deve ser composta por seu marido, filhos e você, os outros se tornam parentes. Quando está longe dos parentes, você passa a valorizar mais a presença da sua família. Cria-se um vínculo muito especial e afetuoso, pois sua vida gira em torno dela, assim como todas as suas ações estarão voltadas para o seu bem-estar.

Advertisement

Você começa a dar um significado valioso a cada conversa que tem com o marido, cada brincadeira com seu filho, pois cada momento se torna especial e representativo, o que fará com que o amor e a união familiar sejam mais sólidos.

2. Mais forte

Pode ser que você esteja passando por uma situação difícil, pois isso faz parte da vida. No entanto, ao saber que não tem seus familiares por perto, você se tornará mais forte e corajosa do que pensava. Esse instinto de sobrevivência nascerá dentro de você, o que a encherá de energia para enfrentar problemas ou novos desafios.

Inclusive, haverá momentos em que não sentirá necessidade de compartilhar seus fardos ou coisas que a deixam angustiada para pedir conselhos, pois, em um piscar de olhos, você terá resolvido a situação.

3. Ajuda externa

Você pode pensar que a vida será difícil sem a ajuda e a presença de seus entes queridos. Sua mãe ou seu pai não estarão lá para cuidar de seus filhos quando quiser sair com o marido e fugir da rotina, ou você não terá aqueles amigos de infância com quem costumava se divertir.

No entanto, quando está em um novo lugar, você começa a conhecer e valorizar a ajuda de pessoas com quem não tem um vínculo familiar, e é aí que você aprende o significado da verdadeira amizade. Você vai até se surpreender ao saber que há muitas pessoas neste mundo que ajudam sem esperar algo em troca.

Advertisement

4. Você ama sua independência

Talvez, na adolescência ou juventude, você tivesse vontade de fugir de casa porque tinha uma maneira de pensar diferente das de seus pais, não concordando com as regras que tinha que seguir em casa. Quando mora longe dos parentes, você começa a amar sua independência, aqueles momentos em que fica sozinha, bem como suas próprias regras, entre outras coisas.

Haverá momentos em que você se sentará no sofá da sua sala e se sentirá feliz, calma e orgulhosa de tudo o que conquistou; vai amar sua vida e privacidade.

5. Casamento  mais forte

Você e seu marido sabem que só têm um ao outro para passar por qualquer coisa boa ou ruim que surgir pelo caminho. Por esse motivo, o amor em seu casamento será mais sólido, forte e bem-sucedido. Vocês terão maior comprometimento, responsabilidade e lealdade um para com o outro, para alcançar seus objetivos e serem felizes.

Gosto de pensar que ninguém é obrigado a fazer algo que não queira. Felizmente, a maioria de nós tem a capacidade de escolher e tomar decisões com a felicidade em mente. 

Portanto, se seu maior desejo é morar em outro país ou em um lugar longe de seus familiares, ou se seu cônjuge teve a oportunidade de mudar de residência e obter uma melhor qualidade de vida, aprenda a aceitar e amar essa escolha, pois tenho certeza de que a vida com sua família é o presente mais valioso que você tem.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Vivir lejos de tus familiares puede acercarte aún más a ellos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.