Minha família inteira está estressada. Como saímos dessa?

A família é seu tesouro mais valioso, não a destrua por momentos passageiros de estresse

Erika Otero Romero

Quando falamos de estresse, pensamos imediatamente em pessoas no limite do estado de nervos. Sim, isso é verdade, mas o estresse também pode afetar um grupo de pessoas, especialmente as famílias.

Os eventos que podem afetar uma família são diversos. Podem ser desde problemas econômicos, doenças, discussões triviais, uma mudança e também a chegada de um novo filho. Ou seja, cada coisa que altere a estabilidade da família, seja boa ou ruim, vai gerar estresse.

Como se manifesta o estresse familiar?

Certamente, com os sintomas que descreverei a seguir, você poderá se identificar.

1 As discussões vão aumentado

Uma família que está sob estresse vai reagir de forma agressiva entre seus membros. As discussões podem ser provocadas por qualquer mínimo motivo.

O que ocorre é que a pressão emocional é tal que precisa sair de alguma maneira e o resultado são discussões sem sentido que vão deteriorando as relações familiares.

Advertisement

Uma boa maneira de “limar” as arestas e evitar que comecem a gritar uns com os outros do nada é falar claro e diretamente o que incomoda a cada um. Os problemas resolvidos a tempo evitam distanciamentos.

2 Os membros da família dormem menos

Pessoalmente, já aconteceu comigo. Ter problemas faz-nos pensar dia e noite no que nos atormenta.

Quando os problemas são generalizados, os envolvidos em tais conflitos não conseguirão dormir uma noite completa. O resultado é ficar mais cansado e irritável.

Uma boa solução para diminuir a influência dos problemas em nossa necessidade de descansar é a meditação. Pode ser que o acúmulo de pensamentos impeça de fazê-lo, mas, pelo menos o tranquilizará um pouco.

3 Costumam se evitar até nas refeições em família

Suponhamos que o problema seja entre irmãos. O que vai acontecer é que as partes em conflito não vão querer sequer ver a cara um do outro e a razão é óbvia, ver-se provoca desejos de continuar brigando mais pelas mínimas coisas.

Advertisement

Pouco a pouco, o problema cresce, implicando outros membros e fazendo com que estes tomem partido de um lado ou de outro. Isso é contraproducente para toda a família, já que irão se distanciando e criando inimizades.

Por isso, é vital não permitir que os problemas entre partes passem dias inteiros sem serem resolvidos. Quanto mais rápido se resolve os problemas, mais rápido se recupera a paz no lar.

4 Adoecem com mais frequência

Não é segredo algum que o estresse debilita o sistema imune. Estando debilitados, qualquer doença pode atacar-nos e nos fazer adoecer com mais rapidez que se tivéssemos uma vida tranquila.

E, por isso, é de vital importância procurar resolver mal-entendidos. Se requer deixar de fora o orgulho, ser humilde, aceitar os erros e as responsabilidades.

5 Começam os problemas de trabalho

Assim como, às vezes, os problemas laborais são causadores de estresse na família, também o contrário pode acontecer, ou seja, os problemas familiares interferirem no trabalho.

Advertisement

É muito prejudicial levar os problemas do trabalho para casa e vice-versa. É preciso aprender a deixar as situações separadas. A razão é que a tensão emocional pode levar-nos a “descontar” nossos problemas em pessoas que nada têm a ver com eles.

É preciso procurar aproveitar os momentos longe do clima de tensão para descansar. Não descuide de seu emprego, pois você não precisa de mais problemas.

6 Os filhos se tornam menos comunicativos

Os filhos são muito receptivos aos problemas em casa, ainda que não sejam parte deles. Esse ambiente tenso faz com que as crianças (e os adolescentes) se tornem retraídos e comecem a ir mal na escola.

É normal que existam problemas por algum período de tempo, mas é justo e necessário que sejam resolvidos para não afetar os filhos, eles merecem uma vida feliz.

7 Sempre se está correndo contra o relógio

Os problemas podem nos fazer querer correr em todas as direções. A razão é que se sente tanta pressão por eles, que você quer ir tirando pequenas obrigações dos ombros para não ter que lidar com elas.

Advertisement

Trate de relaxar um pouco a situação. Afinal, você não merece a obrigação de abarcar todas as responsabilidades, tampouco de aumentar a carga de estresse.

Dê a cada situação e evento o tempo necessário. Deve ser assim para que haja calma e concluir as tarefas.

Formas de resolver conflitos

Deixar avançar os problemas ao ponto de que se deixem de falar por meses não é saudável para nenhuma família. É por isso que devem procurar resolver os mal-entendidos tão logo se apresentem.

Outra coisa que podem fazer é distribuir as responsabilidades do lar, isso aliviará a carga de todos.

Procurem sair de casa como família. Busquem relaxar e passar tempo de qualidade juntos. Não escondam as dificuldades, pelo contrário, falem claro do que lhes incomoda. “Sair pela tangente” para evitar enfrentamentos só piora problemas que poderiam ser pequenos.

Advertisement

Procurem ser assertivos ao falar do que lhes incomoda. Se notar que alguém começa a perder o controle, evitem gritar conscientemente. Tomar distância e esperar até estarem tranquilos para falar do problema é a melhor opção.

Se essa é sua situação, desejo que possam resolver seus problemas rapidamente e voltar a ter uma vida familiar plena.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Mi familia entera está estresada: ¿cómo salimos de esta?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.