Meu refúgio e luz em tempos de escuridão

Quanto tudo parece nebuloso para mim, é assim que encontro luz e onde me amparo. Convido-o a fazer o mesmo.

Erika Otero Romero

Quantas vezes, no final do dia, você sente que não aguenta mais? Eu vivi assim por muitos anos, numa depressão eterna que não dava trégua. Agora, isso acontece comigo pelo menos duas vezes por mês. Sentir-me assim é devastador e exaustivo.

Quando me sinto assim, é inevitável não me perguntar por que a vida tem sido tão complicada para mim. A solidão, os encargos financeiros, os sonhos que não se realizaram. Esses “poderia ter sido” que nunca aconteceram é o que mais me incomoda nessa época do mês.

Eu tenho carregado essas interrogações na minha cabeça desde que era muito jovem. Se eu somar as constantes crises de ansiedade, as coisas estão longe de parecerem boas. É como se eu estivesse no meio do oceano e não houvesse uma única pessoa que pudesse me salvar. Muitas vezes me perguntei quando aquela mão salvadora viria me resgatar do oceano da incerteza.

Acho que todos nós, em algum momento da vida, já nos sentimos assim. Sim, viver é um desafio diário.

De onde vem a sensação de bem-estar?

A felicidade e a sensação de paz não são garantidas por uma boa situação financeira. O bem-estar, sentir-se bem e pleno, é algo mental e espiritual. Alcançar essa plenitude é muito difícil porque exige uma dedicação espiritual e um abandono gradual do aspecto material, algo que nós, seres humanos, nos recusamos a fazer.

Advertisement

Nem é uma questão de viver como um monge budista ou uma freira que fez votos de pobreza. Percebi que é uma questão de aprender a apreciar o que você tem. Devemos aprender a lutar com bom ânimo pelo que queremos e aceitar as coisas que não podemos mudar.

Sofremos quando não conseguimos aceitar que algumas coisas são impossíveis para nós. Nos atormentamos quando esforçamos para conseguir algo e não conseguimos. Há sofrimento com o mar de suposições que fazemos diariamente. Também nos sentimos mal quando esperamos que outras pessoas atendam às nossas expectativas.

Nossa felicidade e bem-estar não dependem dos outros ou de uma situação financeira, dependem de cada um de nós e é nossa responsabilidade buscá-la.

Como encontrar a paz em meio ao caos

Recentemente, fui contatada por um homem de 25 anos que estava desanimado. Em suma, ele não tinha vontade de continuar vivendo. Aconselhei-o a fazer algo que fiz há alguns anos, quando passava por uma grande crise existencial.

Minha primeira pergunta foi: você acredita em Deus? Sua resposta foi sim; então eu disse: “Ore. Faça uma caminhada e, enquanto contempla a natureza, ore e peça ajuda a Deus. Então, quando você tiver descarregado todas as suas dores, fique em silêncio e ouça com atenção”.

Advertisement

Sei por experiência própria que nada pode ser pior do que tomar decisões em momentos de exaltação emocional. Portanto, o mais adequado é encontrar calma e conforto. Para quem não acredita em Deus, isso é um absurdo, mas para quem acredita em um ser superior, não.

Caso você não acredite em Deus e ainda precise encontrar respostas, então pratique meditação. Aprendi que muitas respostas que às vezes procuramos do lado de fora estão, na verdade, dentro de nós. Isso também foi algo que eu sugeri a ele.

Eu o ajudei a perceber que muitas inseguranças vinham de suposições. De ideias infundadas por falsas expectativas. Sugeri que ele começasse a ser mais ativo, fazer caminhada ou exercício. Tentei incentivá-lo a fazer terapia pelo menos duas vezes por semana.

Falei com ele apenas três vezes, mas, no final, notei uma grande mudança nele. Acho que, mais do que um terapeuta, ele precisava conversar com alguém que não o julgasse.

Buscar ajuda não é fácil; às vezes é um ato de bravura que todos nós devemos ter de vez em quando por nós mesmos.

Advertisement

“É sempre mais escuro antes do amanhecer”

Essa frase pode ser obvia, mas é muito aplicável à nossa vida.

Sempre há um fim para todos os momentos de crise que passamos ao longo da vida. Não importa o quão desesperado você esteja, isso vai acabar quando você aprender a lição. Garanto-lhe que, depois de passar no teste, você nunca mais terá que passar por uma angústia semelhante.

A duração do teste depende de você. O processo pode ser doloroso e difícil de entender. Levei anos para fazer as mudanças necessárias para que minha vida saísse da estagnação e avançasse. Por isso lhe digo que depende muito de quão bem você entende o que está acontecendo em sua vida e, ao mesmo tempo, descobre que não está sozinho no processo.

Você nunca está só

É algo de que deve sempre se lembrar. Não importa o quanto se sinta solitário, você nunca está só. Portanto, busque a Deus em seus momentos mais sombrios e começará a ver a luz no fim do túnel.

O salmo a seguir diz isso: “Perto está o Senhor dos quebrantados de coração; e salva os contritos de espírito” (Salmo 34:18).

Advertisement

Repito, não é porque se sente sozinho e perdido que você está só. É apenas uma questão de querer buscar uma mudança. Ao conversar com Deus, você estará dando um passo importante que o ajudará a encontrar a direção que precisa para sair da escuridão.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Mi refugio y luz en momentos de oscuridad

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.