Meu bebê chora mais que o normal, o que pode ser?

Um bebê que chora mais que o normal está querendo dizer alguma coisa, você sabe decifrar?

Stael Ferreira Pedrosa

Bebês choram, pois esta é a única maneira que têm para conseguir ajuda. Eles não sabem falar, se mover adequadamente e nem suprir as próprias necessidades, então choram para receber a atenção que precisam.

No entanto, há bebês que parecem chorar mais que os outros, aliás, mais que qualquer um e deixam suas mães, pais e a vizinhança loucos.

Afinal, o que há?

Pais de primeira viagem podem falhar em verificar as causas do choro. Aconteceu comigo. Quando tive meu primeiro filho, que era uma criança tranquila, teve uma noite em que ele chorou e chorou tanto que nada o consolava, eu passeei com ele, ninei, dei mamadeira, dei tudo que fosse possível e nada. No dia seguinte levei ao médico e em lágrimas descobri que meu filho tinha sofrido de dor de ouvido a noite toda e eu não o aliviei.

Depois disso comecei a fazer um check list a cada vez que ele começava a chorar:

1. Fome?

2. Fraldas?

3. Sono?

4. Quer colo/atenção?

5. Está com frio?

6. Está com calor?

7. Barulho em excesso?

8. Dor de barriga? Gases?

9. Sente alguma outra dor ou incômodo com objetos ou outros embaixo dele?

10. Tem febre?

Assim eu ia descartando todas as possibilidades do choro. Geralmente era fome ou fraldas. Algumas vezes sono. Raras vezes eram dor ou incômodos.

Advertisement

O que fazer se o bebê continua a chorar?

A primeira coisa que uma mãe deve fazer é conversar com o bebê. O som da voz dela em um tom agradável pode confortá-lo. Fale de maneira brincalhona, pois os bebês apreciam. Faça barulhinhos e uma voz mais aguda. Não fale com ele como se fosse um adulto.

Depois observe suas reações antes de começar a chorar, ele pode estar tendo tentativas frustradas de comunicar o que deseja, por isso observe se ele tenta chupar os dedos ou mover a cabeça como se fosse levantar. Se chupar os dedos pode ser desejo de mamar, ainda que sem fome, ou necessita ser confortado mesmo que só pelo contato. Se tentar se mover, quer mudar de posição ou ser pego no colo.

Dê um banho morno, isso relaxa o bebê e favorece o sono.

Faça uma massagem com óleo.

Tente brincar com ele. Segure-o de frente para você pela cintura e levante e desça-o suavemente enquanto fala com ele. Bebês gostam muito desse tipo de brincadeira. O bebê-canguru também ajuda muito a acalmar seu pequeno.

Advertisement

Se for cólicas

Você não levará seu bebê ao pediatra a cada vez que ele tiver cólicas, mas deve se aconselhar com o médico como identificar e o que fazer caso ele apresente as terríveis dores.

Quando as cólicas – que são originadas do funcionamento do intestino do bebê – atacam, eles costumam além de chorar muito, encolher as perninhas e arquear as costas para trás, geralmente têm gases e ficam vermelhinhos como se fizessem força para evacuar. As cólicas costumam melhorar por volta dos 3 ou 4 meses.

Se nada funcionar

Se você já descartou todas as possibilidades acima e o bebê continua a chorar, procure o pediatra. Não desista se ele disser que é cólica. Cobre exames e um diagnóstico mais preciso ou peça encaminhamento a um neurologista. Problemas neurológicos podem fazer os bebês chorarem muito. Meu segundo filho chorava muito e nada o fazia parar. Mais tarde foi diagnosticado que ele está dentro do espectro autista.

Lidar com um bebê que chora muito pode ser desgastante para ambos os pais, por isso cuidem de si mesmos também. Deem-se um tempo deixando o bebê com alguém de confiança e relaxem. Seja uma caminhada, uma sessão de cinema ou sentar-se em uma praça e conversar por algum tempo. Renovem-se e sua disposição será melhor para lidar com o problema.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.