“Método da casinha”: assim que expliquei a menstruação à minha filha

O que elas não aprendem em casa, vão descobrir em outro lugar. É hora de falar com sua filha. FacebookTwitterO emailPinterestCompartilhar

Fernanda Gonzales Casafús

Na era da comunicação, manter nossos filhos informados não é apenas um dever, mas uma tremenda responsabilidade. Eles, que perguntam tudo, sempre encontram uma maneira de satisfazer suas curiosidades. E nós, pais, temos que estar presentes para tirar suas dúvidas.

Há algum tempo, minha filha me perguntou para que serviam os absorventes femininos. Ela ainda não tinha 6 anos, mas não vi razão para dissuadi-la de sua pergunta; pelo contrário, procurei explicar-lhe da melhor maneira o que era o período menstrual.

Assim surgiu este método, que pode ser usado por muitos pais para explicar clara e precisamente para que serve a menstruação e como a natureza humana é tanto milagrosa quanto maravilhosa.

A casinha que abriga a vida

Para explicar à minha filha por que as mulheres menstruam, a primeira coisa que fiz foi dizer a ela que não dói. Ou seja, a menstruação traz suas dores, sim, mas fui específica em dizer a ela que a região não dói por o sangue estar associado a uma ferida. E queria que ela soubesse que não está relacionado à morte e sim à vida.

A casinha é o útero. Todas as mulheres têm uma casinha dentro de si, que é onde o bebê ficará quando ocorrer o milagre da gravidez. A cada mês, essa casinha se forma dentro do nosso corpo e ali o bebê. Se não houver bebê, a casinha desmonta e cai. Quando há um bebê, a casinha se amplia, dia após dia, para dar espaço para o bebê crescer.

Advertisement

A casinha que abriga a vida é uma das formas mais práticas de ensinar nossos filhos sobre seu período e também é uma boa oportunidade para ensinar nossas meninas a amar seu corpo e honrá-lo. É especial para quem acha que ainda não quer entrar em muitos detalhes, mas quer iniciar o caminho.

As crianças também querem saber

Já se foram os tempos em que menstruação era tabu. As crianças veem todos os tipos de anúncios e têm milhares de perguntas a fazer. Antes de encontrar a resposta na TV ou com um amigo, são os pais que devem estar atentos e responder.

Também expliquei ao meu filho sobre “a casinha” e ele a aceitou com naturalidade. Sempre conto a ele sobre a maravilha que Deus fez com o corpo feminino e meu desejo é criar um filho que honre e respeite sua linhagem feminina.

Se você tem filhos, não permita que eles tratem o tema levianamente ou morram de curiosidade. Não deixe que seu filho seja o menino que zomba das meninas que estão menstruadas, nem que sua filha seja a menina que tem vergonha e odeia o corpo com as alterações menstruais.

Vamos ensinar nossos filhos a se amar 

O método da casinha deu a meus filhos confiança suficiente para que abordássemos como família muitos tópicos que muitos que hoje são adultos tiveram de aprender por conta própria. Conversar sobre temas tabus com as crianças pode ensinar muito aos adultos, pois as limitações estão em nossa mente.

Advertisement

Sempre com respeito e admiração pela vida, a comunicação com as novas gerações pode nos abrir um novo mundo, novos ideais e novas maneiras de ver as coisas. A “infoxicação ” (intoxicação de informação) frequentemente torna o que chega até nós não confiável. Portanto, é o melhor momento para saber selecionar, investigar e analisar.

As mulheres sempre tiveram pressão social, mas hoje, mais do que nunca, nossas filhas precisam do nosso apoio e de uma comunicação forte e eficaz. Não queremos que elas acreditem em tudo o que veem e ouvem, por isso precisamos nos adaptar aos novos tempos e ensiná-las a amar seu corpo.

Algumas considerações a ter em mente 

Conversar com nossas filhas sobre menstruação não é algo que acontece do dia para noite. Se nunca falamos sobre o corpo ou se o assunto é um tabu em casa, ela ficará facilmente intimidada ao falar sobre esses assuntos.

Mas se desde tenra idade ensinarmos a ela a importância de cuidar de seu corpo, e explicarmos sobre suas partes íntimas e como o corpo muda à medida que ela cresce, então será mais fácil chegar a essa conversa e outras.

Algumas coisas que sua filha deve saber ao se aproximar da idade de começar a menstruar

– A higiene pessoal é algo que deve ser implementado desde muito cedo;

Advertisement

– Ninguém pode tocar suas partes íntimas;

– Ela não deve se sentir mal com a ignorância de algumas crianças que zombam da menstruação ou das mudanças femininas;

– A menstruação deve ser vivida com alegria porque é um presente de Deus

Acompanhe sua filha e ela será sua aliada

O método da casinha é o fio da meada para se relacionar com sua filha. Acompanhe-a em cada experiência, em cada dúvida e em cada mudança. Leve-a a um profissional para tirar as dúvidas e conte como você se sentiu nessa idade. Ele nunca esquecerá de sua empatia e apoio.

Ter uma filha é maravilhoso. É a extensão da nossa gratidão à Mãe Natureza por nos criar únicas e capazes de gerar vidas e fortalecer famílias. Aproveite o vínculo com sua filha e não perca um minuto sequer de ser sua grande amiga para o resto da vida.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original “El método de la casita”: así le expliqué a mi hija acerca del período femenino

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.