“Mesmo que o sol se esconda e o vento cale”, mãe, por favor não desista

Ainda há fogo em sua alma, ainda há vida em seus sonhos, porque a vida é sua e o desejo também é seu.

Fernanda Gonzales Casafús

Se essas palavras o levaram a esta primeira linha, não foi por acaso. Tampouco o foi o fato de eu ter topado com elas, frases estas atribuídas ao uruguaio Mario Benedetti, embora muitos digam que é de um autor desconhecido.

Por esses dias, tenho estado desanimada. E bem sabemos que as mães não podem se dar a esse luxo. E de repente, o poema “Não desista” veio à minha mente. Foi como um sussurro para meus ouvidos e uma carícia para minha alma.

Com muito trabalho que venho fazendo mecanicamente, os filhos em casa o dia todo, e certos questionamentos profundos que tenho feito sobre minha vida, o mal-estar bateu à minha porta esses dias. No entanto, essas linhas acalmaram minha mente e me deram um pouco do impulso de que precisava. Porque a outra parte – a maior parte – foi feita por Deus, quando vim até ele para meu conforto.

Viver a vida e aceitar o desafio

Um dos trechos mais famosos do poema diz:

Recuperar o sorriso, ensaiar o canto,

Advertisement

baixar a guarda e estender as mãos,

abrir as asas e tentar de novo,

celebrar a vida e retomar os céus.

Eu senti, muitas vezes, que não conseguia mais lidar com determinadas situações. Outras vezes, senti o peso da injustiça e me calei. E em muitas outras ocasiões, armei-me de paciência para cumprir meu dever quando, na realidade, meu desejo era outro.

Porém, a força de uma mãe é inexplicável. Quando, em outro momento, teria desistido ou visto um panorama sombrio, hoje tiro forças de onde não imaginava e volto ao ringue, mais forte do que nunca.

Advertisement

Correr os escombros e destapar o céu

A vida é isso; continuar a jornada, persegir seus sonhos, diz o poema. Às vezes, ficamos sobrecarregados de responsabilidades, contas que não fecham, roupas que não servem ou trabalho que nos sobrecarrega.

Mas quando isso acontece e olhamos à nossa volta, vemos que a nossa família, aquela que está sempre presente, arranca-nos do poço e nos lembra que, apesar de qualquer situação, podemos contar com ela.

É quando o céu está limpo e podemos ver que nem tudo está perdido; que Deus não fecha portas, mas oferece novas oportunidades e devemos aprender a ver os sinais à nossa volta.

Não há feridas que o tempo não cure

Quando vivenciamos um acontecimento doloroso na vida, acontece, muitas vezes, de acharmos que nunca iremos superá-lo. No entanto, o tempo é um professor sábio que nos deixa grandes ensinamentos. E não é um simples clichê.

Se você olhar para trás, certamente verá todas aquelas situações que tirou de letra, e todas elas lhe deixaram algo para entesourar, seja boa ou ruim. O tempo nos ajuda a ver as coisas de um lado mais reflexivo e menos impulsivo, e nos apresenta essa situação de outra perspectiva.

Advertisement

Mãe, não desista

As mães têm aquela força interior que nos torna invencíveis. Mesmo quando você sente que nem tudo está como você esperava, seu filho está lá para lhe dar aquele sorriso que faz você se lembrar do verdadeiro motivo de sua luta.

Não desista, mãe. Os dias são longos, mas a vida é curta, e os pequeninos que outrora segurávamos nos braços envelhecerão e sentiremos falta daquilo que às vezes reclamamos.

Haverá uma última vez que seu filho lhe pedirá para ficar com ele para dormir, ou uma última vez ele pegará sua mão para atravessar a rua. Nunca saberemos exatamente quando será a última vez. Portanto, vamos viver cada dia como se fosse o último. E não desistimos diante do ataque da vida, pois cada dia merece ser vivido com todas as nossas forças e com a convicção de que podemos seguir em frente.

Viva a vida e aceite o desafio

Seja qual for o problema pelo qual você está passando, grande ou pequeno, estabeleça estas pequenas metas para conseguir enfrentar a situação e sair vencedora:

– Pense em sua família

– Visualize aquela “luz” no final da estrada;

– Não se culpe nem culpe o destino;

– Divida o caminho em etapas;

– Sorria, porque sempre haverá motivos para sorrir.

Mesmo que o frio queime

Advertisement

Mesmo o medo morda,

Mesmo que o sol se esconda e o vento cale,

Ainda há fogo em tua alma,

Ainda há vida em teus sonhos,

Porque cada dia é um começo,

Advertisement

Porque esta é a hora e o melhor momento,

Porque não estás só,

Porque eu te amo.

Traduzido e adpatado por Erika Strassburger, do original “Aunque el sol se esconda y se calle el viento”, mamá, por favor, no te rindas

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.