Médicos cortaram o rosto de uma bebê durante cesariana; a mãe fez uma desesperada ADVERTÊNCIA a outras mães para que NÃO aconteça o mesmo com elas

"Tudo deu errado desde o início até o fim", diz a mãe do bebê, alertando outras mães para que NUNCA deixem de dar essa informação antes de dar à luz.

Viviana Dominguez

“Tudo correu mal do começo ao fim”

Estas são as palavras com as quais Emma Edwards começa a contar sua história em uma entrevista publicada pelo The Sun, depois que o cirurgião, acidentalmente, cortou a face de sua filha e deixou uma ferida de uma polegada e meia, que vai do olho até a orelha do bebê.

A mãe se diz traumatizada por tudo o que aconteceu no Hospital Raigmore, na cidade de Inverness, “porque o atendimento que ela recebeu foi um desastre do começo ao fim”.

A história começa quando os médicos percebem que a bebê era muito grande e decidiram realizar uma cesariana que, então, ficou marcada para quinta-feira, 16 de junho, o dia em que o pesadelo começou.

Um dia antes, a mãe e seu namorado viajaram de sua cidade natal, Wick, em Caithness, na Escócia, para Inverness, onde ficava o hospital. Foi uma viagem de três horas, que não termina aí, porque, nas palavras da mãe, “fomos para hospital na manhã de quinta-feira, por volta das 8 da manhã. Por fim, às cinco da tarde, disseram-me: “não poderemos fazer a cesárea porque há muitas emergências”. Então, o casal deixou o hospital com a promessa de que, no dia seguinte, sexta-feira, ela seria a primeira a ser atendida. Mas a mesma coisa aconteceu, ninguém apareceu até as 12h, e quando surgiu alguém, foi para cancelar o procedimento novamente.

Emma e seu namorado decidem viajar de volta para sua casa em Wicks, e retornar no domingo à noite. Assim, ela poderia dar à luz na segunda-feira seguinte.

Advertisement

Às vezes, a calmaria não vem depois da tempestade

Emma sente sua bolsa romper-se durante a madrugada de segunda-feira e, três horas depois, ela chega ao hospital e é imediatamente levada para a sala de cirurgia, sem que ninguém a examine ou confirme.

Apesar das tentativas da mãe de dizer que havia rompido a bolsa e que tinha contrações dolorosas.

Aparentemente, a cesárea foi um sucesso, até que lhe foi anunciado que seu bebê iria para os cuidados especiais, porque havia ocorrido um corte na cabeça do bebê, e a única explicação foi que ela não avisou que a bolsa havia se rompido e Emma estava no processo de dar à luz.

A pequena Karmen teve que esperar até o dia seguinte para receber cuidados adequados, já que o cirurgião plástico não chegou até o dia seguinte.

O hospital, em comunicação oficial, anunciou que haveria uma investigação dos eventos e algumas mudanças seriam feitas para prevenir casos semelhantes, tais como melhorar a comunicação ginecológica entre pacientes e funcionários do hospital.

Advertisement

Detalhes importantes antes de uma cesariana

Obviamente, o que aconteceu com Karmen foi devido ao fato da mãe já ter a bolsa rompida, e estava indo para o trabalho, porém, nada justifica o fato de ninguém a ter examinado antes de iniciar a cesariana, algo que é completamente da responsabilidade do hospital e sua equipe.

Cesariana é uma cirurgia, um corte no abdômen da mãe para remover o bebê, quando, por diferentes razões, há risco tanto para o bebê quanto para a mãe se o parto se der por via vaginal.

Os riscos e cuidados de uma cesariana são os mesmos de qualquer cirurgia, porém, às vezes, e como no caso mencionado, uma porcentagem mínima de 1,9% dos bebês sofre laceração ou lesão durante a cesárea.

As razões, segundo explicam os especialistas é que “o bisturi é usado apenas durante o corte inicial da pele, depois as mãos são usadas para abrir e, no final, o bisturi é usado novamente para cortar o útero da mãe, causando, às vezes,  lesões ao bebê, que geralmente são superficiais” – é claro que a gravidade dependerá do lugar corte no bebê, não é o mesmo nas costas como na cabeça ou no rosto do recém-nascido.

Provavelmente, no caso da nota, o fato de a mãe já ter rompido a bolsa e estar em trabalho de parto causou uma incisão mais profunda.

Advertisement

Cesariana, o que ninguém espera ou deseja

Eu tive meu primeiro filho por parto cesárea. Até 7 meses tudo estava bem, mas, devido à imprudência de mãe muito jovem, decidi fazer uma viagem coletiva por 12 horas. Como consequência, Jeremiah, meu filho, decidiu virar completamente e se posicionar como um índio sentado com as mãos e os pés cruzados, e assim foi necessária uma cesariana.

Algumas das razões pelas quais seu médico pode recomendar uma cesariana são:

  • Se você espera um bebê muito grande.
  • Se você espera mais de um bebê.
  • O bebê está sentado.
  • Placenta prévia.
  • Fibroma que obstrui a saída vaginal.
  • Você teve uma cesariana antes e engravidou logo depois.

A cesárea é geralmente agendada, então o médico instrui à mãe como se preparar, às vezes é recomendado que você tome antibióticos antes, ou pedem para você fazer uma dieta líquida no dia anterior.

A cirurgia propriamente dita é um procedimento normal com anestesia local (anestesia geral em ocasiões totalmente raras). Também é inserida uma sonda para drenar a urina, e inicia-se uma infusão intravenosa, através da qual injetam drogas e/ou fluidos.

A recuperação requer o mesmo cuidado de uma cirurgia: limpeza e prevenção de infecção na ferida.

Ainda me lembro de acordar (não tive escolha de anestesia local) e de ver meu filho nos braços de seu pai, radiante e com muita fome. Depois dele tive mais dois filhos por parto natural, a experiência de uma cesárea foi deixada para trás como qualquer outro parto e só me vem à mente quando vejo a cicatriz vertical.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: Médicos cortan el rostro de una beba durante la cesárea; su madre hace ADVERTENCIA desesperada a otras mamás para que NO les pase lo mismo

Toma un momento para compartir ...