Maternidade: Alegria simples e infinitamente boa

Ser mãe não é fácil, mas a felicidade que a maternidade traz não é possível conquistar de nenhuma outra forma. Veja 6 dicas para encontrar alegria nno dom de ser mãe.

C. A. Ayres

A maternidade é rica em alegria de modo simples, aqueles pequenos momentos de amor entre uma mãe e seu filho interrompem qualquer fator externo e transformam cada momento em algo incrível.

Alegrias simples são encontradas quando mostramos um vagalume para uma criança ou no recebimento de um cartão de aniversário pelo correio. É nossa fé e um sentimento doce que nos remete à infância quando procurávamos no olhar de nossa mãe o conforto e o sorriso.

Precisamos manter esses sentimentos vivos em nossas vidas, e nada como fazer isso através de um filho.

A união e o apoio da família

Muitas de nós mulheres sonhamos com a maternidade, e quando podemos realizar nosso sonho, a vida nem sempre acompanha nossa alegria.

Assista ao vídeo “Infinito Bom” anexo a este artigo com uma música feita pelo tio Aníbal Costa para homenagear a maternidade de sua irmã Poliana, mãe do Davi Gabriel, o pequeno anjo do vídeo.

Advertisement

A ideia é estar junto para o que der e vier, como as mães normalmente fazem com os filhos. São muitas alegrias juntos quando crescemos no seio de uma família. São refeições juntos, as celebrações de aniversário, o ombro amigo nos problemas, momentos bons e ruins, mas marcantes pelo apoio e presença de quem nos conhece desde pequeno.

Aprendemos juntos a ficar junto, a ter compaixão, gentileza, humildade e paciência. De certa forma aprendemos a suportar os defeitos um do outro, a perdoar quem nos ofende, e criamos uma ligação eterna.

A riqueza do amor

Quando uma mulher torna-se mãe, automaticamente sua resistência aumenta. Podemos sentir o que nossos filhos sentem, tudo nos afeta. Há uma frase que diz “Ser mãe é como ter seu próprio coração caminhando em sua frente por toda sua vida”. E é verdade. O amor é tanto e essa ternura é o que o mundo mais precisa.

Esse foi o objetivo exato do Aníbal ao escrever a música do vídeo e, nas palavras dele, “A maternidade é uma aventura louca e cheia de dificuldades, mas é também o mais próximo que um ser humano chega do amor e do paraíso. E Infinito Bom tem o dom de provocar tudo isso no interior de uma mãe, de reaproximá-la dessa ternura incrível que ainda existe no planeta.”

Com isso dito, fica a pergunta:

Advertisement

Como encontrar alegria na maternidade?

1. Fiquem sempre juntos

Uma gota-d’água é cristalina e delicada, mas muitas gotas-d’água juntas podem causar estragos através das enchentes e tsunamis, mas também formam a imensidão do mar azul, das cachoeiras. O tempo passa, as tempestades passam. E os momentos bons prevalecem.

2. Dedique tempo

Um filho não é somente um item numa lista de coisas a fazer durante o dia. É necessário tempo para ser uma boa mãe quando as crianças são pequenas. Leva tempo para introduzi-las a bons livros, fazer e soltar pipas, jogar bola junto ou montar quebra-cabeças. Leva tempo para ouvir.

3. Conversar e ouvir

Ouvir é um presente comum, mas raro hoje em dia com a correria da vida moderna. Muitas vezes isso acontece durante as refeições. Minutos de conversa na mesa do jantar, reunidos em família, podem economizar anos de distância. Não há nada mais bonito que uma simples conversa entre dois corações que se sentem perfeitamente confortáveis um com o outro.

4. Ensine seu filho sobre Deus

Acreditar que a vida é um milagre não tem época. Se você quer que seu filho ore, ele precisa ouvir você orando. Não há maior demonstração da força divina quando nossos filhos vivenciam e observam as respostas às orações dos pais. A fé desenvolvida através da oração a Deus não é sobre as palavras ditas, mas sobre confiança. A confiança que Deus entende o que precisamos e como nos sentimos.

5. Celebrem os momentos em família

O que seus filhos se lembrarão um dia? A cada dia, cada estação, cada data, simples ou especial, há algo a ser comemorado com gratidão. Celebrar é mais do que criar momentos felizes. É uma experiência. Como gostar de outros, aceitá-los, e rir com eles. As memórias são os melhores presentes que podemos dar aos nossos filhos. Inicie tradições de família. Tradições são como uma promessa dos pais aos filhos. É uma forma de inspirar segurança e dizer “Eu te amo”, “Estarei sempre aqui se você precisar” e ”Algumas coisas não mudarão”.

Advertisement

6. Ame e expresse seu amor

O Aníbal expressou o amor pela irmã e pelo sobrinho criando a música “Infinito Bom“. O mundo pode não ser um parque de diversões, mas com certeza é uma escola. E a maior lição que podemos aprender com a vida é como podemos amar mais a cada dia. Uma mãe pode expressar palavras encorajadoras a um filho na hora mais crítica e trazer alívio na hora certa e a promessa da esperança. Seja um sorriso, um cartão, um abraço, saber ouvir na hora certa, aproveitando as oportunidades que surgem, essas são formas de expressar amor e criar seres humanos que respeitarão seu próximo através de um amor universal.

Quando somos crianças, conhecemos a alegria de viver. Quando temos uma criança, conhecemos a beleza da vida.

Você que é mãe, não tenha dúvidas de sua importância para o mundo. Não ache que você precisa ser perfeita. Reserve tempo para os momentos simples com os filhos desde pequenos para estarem juntos. Crie um vínculo saudável que se chama “alegria”. Essa alegria vai ter, com certeza, momentos de sofrimento e dor, mas lembre-se que também terá amor, amizade, humor, rotina, flexibilidade e algumas sobremesas para construir muitas memórias que serão a base da vida em família.

Um dia, a experiência de construir essa alegria infinitamente boa para você e seus filhos vai valer à pena.

(Para curtir a página do Aníbal Costa para a música “Infinito bom”, clique neste link.)

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.