Lei do desapego: o grande segredo para mudar e melhorar sua vida

É nossa responsabilidade tomar decisões que nos levem a ser felizes e a assumir a responsabilidade pelas nossas ações.

Erika Otero Romero

Nesta noite escura (não se sinta sozinho)

Assim como todas as estrelas (nós brilhamos)

Não desapareça

Porque a nossa existência é grande

Brilhe

Advertisement

Canção Mikrocosmo – BTS

Um velho ditado diz: “Quanto você tem é quanto você vale”; isso, aparentemente, é algo que se aplica a todos os tempos da humanidade.

Vivemos numa sociedade puramente materialista; aliás, muitos julgam-nos pelo que temos e por nossa aparência. Indubitavelmente, isso faz com que as pessoas se esforcem e se apeguem ao que conseguem com muito esforço.

Quer se trate de pequenas coisas como livros, roupas, joias, até grandes aquisições como carros ou uma casa; costumamos nos apegar ao que queremos. Mas se você pensa que isso só acontece com os objetos, está enganado; também nos apegamos às pessoas.

Seja amizade, amor, família, ou qualquer pessoa que signifique algo para você, pode ser objeto de apego.

Advertisement

Por si só, um apego saudável não é ruim. O problema surge quando o apego se torna uma espécie de vício que não lhe permite seguir adiante.

Justamente pelo anterior, é que devemos aprender a desapegar-nos para poder nos desprender do que amamos sem dor. Esta é a única opção para se ter relações saudáveis e livres. Aqui te orientaremos para que aprenda como fazê-lo.

O que é a lei do desapego?

A lei do desapego faz parte das 7 leis espirituais do sucesso. Estas leis foram promovidas pelo escritor hindu Deepak Chopra.

Sua obra é baseada em leis universais que governam a criação; isto inclui o universo (macrocosmo) e o ser humano (microcosmos). Com base nisto, Chopra propõe uma série de conceitos que aplicados sabiamente, nos ajudarão a alcançar uma vida plena e a deixar de sofrer.

Advertisement

Por falar em desapego, esta lei refere-se à capacidade de renunciar ao apego aos bens materiais e imateriais. Ao mesmo tempo, convida-nos a abrir-nos à incerteza e a todas as suas possibilidades. Ou seja, será mais livre e aproveitará mais sua vida quando não sentir que depende de coisas ou pessoas para ter êxito e ser feliz.

Desapegar-se não implica viver como um ermitão, afastado do mundo, sem posse ou meta alguma. É deixar de querer ter o controle de tudo o que vivemos e temos. É desfrutarmos tudo o que temos, mas sem que sejamos prioridade em nossa vida e nos amarmos.

Estas são as quatro leis do desapego:

1 Você é responsável por si mesmo

Esta lei expõe a necessidade de deixar de ter o papel de vítima; além disso, nos faz responsáveis por nossa felicidade. Assim, é nossa responsabilidade tomar decisões que nos levem a ser felizes e a assumir a responsabilidade das nossas ações.

Também nos convida a nos liberar das expectativas que os outros têm sobre nós. Procura que não finjamos ser aprovados pelos outros. Dito de outra forma, sermos fiéis a quem somos, a nossos valores e intuições; e agir de uma forma acorde e congruente.

Advertisement

2 Viva o presente, aceite e assuma sua realidade

Muito se diz acerca e viver o “aqui e o agora”, mas entre dizê-lo e poder fazê-lo há um grande trecho.

Viver no presente é complicado, mas não impossível. O problema é o apego às coisas que se viveram e a ansiedade pelas que não passaram. Apesar disso, é necessário poder viver no presente para poder avançar.

É necessário fazer-se consciente que viver recordando o passado só gera nostalgia e dor; enquanto que viver imaginando o futuro gera muita ansiedade.

Temos de aprender a viver um dia de cada vez, parar de lamentar o que já foi ou não pôde ser. Além disso, temos de nos esforçar para nos libertarmos da frustração gerada pelo fato de as coisas não correrem como queríamos.

Isso nos ajuda a assumir a realidade de nossa vida sem preocupações; gradualmente, isso conduz a uma mudança positiva.

Advertisement

3 Promova a liberdade e permita que os outros também sejam livres

Dizem que ninguém aprende a ser um casal sem ter aprendido antes a “viver consigo mesmo”. Eu acredito plenamente nesse conceito.

Não se pode aspirar a ter uma relação sentimental saudável se dependemos emocionalmente do parceiro. Devemos saber amar com liberdade.

A liberdade é um estado de plenitude com o qual o ser humano enfrenta a sua vida. Desta forma, a pessoa é livre para desfrutar e compartilhar o seu tempo e todo o seu ser com a pessoa que ama. Não o faz como um dever, mas como a própria vontade.

Quando alguém tenta controlar tudo, não pode ser feliz. Fica-se ligado a uma situação que a aflige e limita devido ao medo. Libertar-se dessas emoções é conseguir a tão almejada liberdade.

4 Entender que a perda é algo que vai acontecer irremediavelmente

Muitas pessoas temem a morte ou perder o que amam. Isso é algo que se deve ao apego ao mundo material.

Advertisement

Todos devemos aprender a aceitar a ideia de que “nada é para sempre”. Quando aceitamos essa lei, aprendemos a viver o momento.

A realidade é que tudo acontece, tudo flui e a mudança é constante. Nada nesta vida é eterno nem dura para sempre.

Como se aplica a lei do desapego?

Os 4 pontos anteriores deram muitas luzes sobre como podemos conseguir desapegar-nos das coisas e das pessoas. Bem, agora vou partilhar com você alguns pequenos pontos adicionais que podem tornar o caminho para o desapego muito mais fácil:

  • Não pretenda controlar os outros.
  • Não imponha suas ideias, regras e opiniões.
  • Abra-se a aceitar que todos somos diferentes e, portanto, somos livres para ter nossa própria concepção do mundo.
  • Não tente fazer mudanças à força. Buscar soluções, muitas vezes, traz muita angústia. Permita que as coisas fluam com o ritmo da vida. Aprenda, aceite o que não pode mudar. E o resto, deixe que a vida abrace a sua causa.
  • Fique aberto a mudanças. É verdade que o futuro e os resultados de seus esforços geram incerteza, mas quando nada é certo, tudo é possível.
  • Você não é o que você tem. Tampouco permita que as pessoas lhe definam por suas posses. Você é muito mais que um carro ou um bom emprego.
  • Assuma a responsabilidade de sua existência e felicidade. Faça com que suas emoções não dependam de pessoas ou circunstâncias alheias a você.
  • Procure a oportunidade que se encontra escondida em cada momento crítico e a lição em cada imprevisto.
  • Quando tiver um parceiro, ligue-se a ele porque quer, não porque seja uma necessidade.

Cada um de nós é uma pequena luz no caminho de outra pessoa. Por isso, fazer com que a nossa existência seja uma experiência vivida em liberdade, vale o esforço de desapegar-nos daquilo que não nos permite ser livres.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Ley del desapego: el gran secreto para cambiar y mejorar tu vida

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.