Honestidade, a chave para um casamento feliz

Às vezes é necessário ser sincero, mesmo quando é difícil expressar a verdade. No entanto, quando o fazemos com a intenção certa e de forma amorosa, os resultados são positivos e o ponto fundamental de um casamento feliz.

Denhi Chaney

Das muitas qualidades que admiro em meu marido, uma que certamente ajudou a melhorar nosso casamento é a honestidade (ou franqueza), sua capacidade de me dizer a verdade de um jeito amoroso – mesmo quando eu não quero ouvir – porque ele sabe o que eu preciso ouvir naquele momento. 

Essa honestidade, por exemplo, foi demonstrada em todo o seu esplendor alguns meses depois do nascimento de nosso amado primogênito. A transição para me tornar mãe foi difícil para mim, e sem que eu percebesse, durante aqueles primeiros dois meses, a única coisa que eu fazia quando meu marido chegava em casa era reclamar. Eu reclamava do cansaço que sentia, de não ter tempo para nada, e não me lembro de quantas outras queixas eu tinha.  Meu marido sempre me ouvia com atenção e tentava me animar, mas era tudo em vão, porque eu ficava reclamando dia após dia.

Um dia, enquanto eu reclamava mais uma vez, ele me parou, pegou-me pelas mãos, olhou-me bem nos olhos e disse: “Querida, eu sei muito bem que não é fácil, e não pretendo entender, pois eu não fico em casa o dia todo. Mas uma coisa eu posso lhe dizer: eu não fico incomodado com as suas reclamações, você tem todo o direito de fazer isso; o que me incomoda é o fato de você reclamar, mas não tentar fazer nada para se sentir melhor.”

Minha primeira reação às palavras dele foi de raiva, mas percebi imediatamente que meu aborrecimento vinha de saber que tudo o que ele havia dito era verdade. Ele me disse a verdade não porque fosse fácil de dizer, mas porque eu precisava ouvir.

Esse tipo de honestidade – em que o objetivo não é magoar, mas ajudar – é a chave para um casamento feliz. Às vezes pensamos que não somos honestos apenas quando mentimos. Entretanto, ser honesto também significa dizer o que não queremos dizer. Em outras palavras, nosso silêncio pode se tornar uma forma de desonestidade quando sabemos bem que basta abrir a a boca para a verdade aparecer, mas não o fazemos. 

Advertisement

Muitas vezes, não dizemos o que pensamos por medo de que a outra pessoa se ofenda ou fique brava. Mas, na verdade, esse silêncio se torna uma espécie de câncer na relação, pois vamos acumulando muitas coisas que pensamos, mas muitas vezes não dizemos, e isso acaba nos afligindo.

Aqui estão alguns pontos importantes para começar a ser honesto em seu relacionamento e conseguir dizer a verdade, mesmo quando tiver medo de fazê-lo:

1. Seja honesto em suas intenções

Para que esse tipo de honestidade beneficie o relacionamento, você precisa primeiramente ser honesto consigo mesmo. Pergunte-se: “Com que intenção estou dizendo isso a meu cônjuge?” Se o seu motivo for causar mágoa, então não é honestidade, mas repressão. Porém, se seu objetivo for melhorar o relacionamento e ajudar seu parceiro, continue lendo.

2. Procure manter a calma

Mesmo que sua intenção esteja correta, reserve um tempo adequado para dizer o que está pensando e sentindo. Ou seja, busque a tranquilidade necessária para encontrar as palavras certas de forma a conseguir transmitir o amor que sente pelo seu cônjuge.

3. Diga de um jeito amoroso

Imagino que meu marido tenha se sentido frustrado comigo; porém, nas suas palavras e na forma como se comunicava comigo, nunca percebi tal sentimento, sentia apenas sua preocupação e amor por mim. 

Advertisement

Faça com que suas palavras transmitam o amor que sente por seu cônjuge, independentemente do quanto você esteja frustrado. A verdade que dói só é recebida de braços abertos quando é percebida com amor.

4. Não se esqueça do contato físico

Algo que me ajudou a aceitar o que meu marido me disse, sem discutir, foi o fato de ele ter segurado as minhas mãos antes de falar comigo. O contato físico ajuda nosso corpo a reduzir os níveis de cortisol que são produzidos quando há estresse. 

Portanto, não hesite em segurar seu marido ou mulher pelas mão, dar-lhe um abraço, acariciar seu rosto ou seus cabelos. Tudo isso ajudará a criar um ambiente de segurança.

Esse tipo de honestidade é fundamental para um casamento feliz. Pois, não basta não mentir, é preciso quebrar o silêncio nas ocasiões em que nosso cônjuge precisa ouvir a verdade com amor. Esse tipo de conversa não apenas aumenta o amor entre o casal, mas também a confiança e a segurança. 

Se houver algo que você ainda não disse, convido-o a ser honesto hoje, siga essas orientações e verá a diferença.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La honestidad, clave en un matrimonio feliz

Toma un momento para compartir ...

Denhi Chaney

Denhi Chaney é formada pela Universidade de Brigham Young com mestrado em Terapia de Casal e Familiar. Ela também é esposa e mãe de um filho.