Homens: quando deixam de se preocupar com estes assuntos, seus casamentos são mais felizes

Ser um bom marido não é tão complicado depois que você decide liberar as preocupações e tomar as rédeas daquilo que o aflige.

Erika Otero Romero

Há pouco tempo, meu pai disse a mim e à minha irmã: “Quero viver até aos 90 anos. Não vão embora antes”. Essas palavras me comoveram enormemente, pois é o mais próximo de dizer “eu as amo” que o ouvi dizer na vida.

Meu pai não é um homem de expressar seus afetos, mas tem uma forma particular de nos fazer saber que ele nos ama; ele sempre se preocupa em termos tudo o que é necessário. Mas eu ficaria aquém se limitasse a preocupação de meu pai ao material. Ele sempre procura estar atento ao nosso bem-estar em geral. Sim, sei que já somos mulheres feitas e emancipadas, mas como se costuma dizer por aí: “nunca se deixa de ser pai”.

É isso que diferencia um bom pai de um mero provedor. É claro que ser um bom pai é algo que se aprende a “duros golpes” e traz consigo muitas dores de cabeça que, cedo ou tarde, pode chegar a afetar o casamento.

A esposa como apoio ao marido

É natural que numa família em crescimento haja desafios e preocupações. Dentro do normal, estes aspectos ajudam no fortalecimento do casal, mas quando o homem deixa que os assuntos cotidianos tomem o controle de suas emoções e convivência, sua esposa será afetada.

Como a mulher é a mais diretamente afetada, é seu dever ser fonte de apoio e guia para seu esposo. É muito mais produtivo e edificante do que cair no erro de criticar ou queixar-se da constante face de angústia do seu cônjuge, oferecendo-lhe um ouvido atento para que ele possa desabafar.

Advertisement

No entanto, o homem também deve fazer a sua parte para dar a estas angústias cotidianas a importância e atenção que merecem, mas que estas não entrem em conflito com a relação.

Preocupações que os maridos destas mulheres deixaram para trás, melhorando por completo seu casamento

Nenhuma pessoa é feliz se permite que os problemas controlem sua vida. Por isso, quando escolhe deixar de preocupar-se, e viver de uma maneira mais atenta ao presente, sem antecipar-se ao futuro ou cair em suposições, sua vida e a das pessoas que o rodeiam se torna muito mais prazerosa.

Sobre isso, 12 mulheres foram consultadas e revelaram as coisas com as quais seus maridos têm evitado se preocupar, e o quanto seus casamentos se tornaram muito mais satisfatórios. Aqui tem 5 exemplos:

1 “Ele acreditava que não nos proporcionava um estilo de vida agradável” (Hallie, 36 anos, Kansas)

Ela confessa que a maior preocupação de seu marido no início do casamento foi não ser capaz de dar a sua família não só o necessário, mas mais, o que quer que eles quisessem. No entanto, as preocupações dele diminuíram quando as vivências e experiências maritais foram tomando o lugar. O que ambos fizeram foi viver ao ritmo que a vida lhes cadenciava; e as coisas começaram a ir bem.

É natural que todo homem deseje dar a seus filhos e esposa mais que o meramente essencial. A questão é que às vezes não dá, e todos devem estar cientes disto. Agora, se as coisas não estão funcionando financeiramente como eles queriam desde o início, a esposa pode sair para trabalhar e ajudar com o sustento da casa.

Advertisement

2 “Tinha medo que eu me cansasse dele” (Ellen, 39 anos, Ohio)

O marido da Ellen confessou-lhe, uma vez, que tinha medo que ela se cansasse dele e buscasse outra pessoa. Ela lhe disse que as coisas para ela não funcionavam dessa maneira; que ela o amava legitimamente e que ele devia tranquilizar-se.

Pode parecer um pouco improvável, mas na realidade há muitos homens que têm este tipo de inseguranças. O problema é que quando uma mulher e um homem se amam de verdade, o tédio não é desculpa para “arranjar um amante”. Em vez disso, o casal procura uma solução, crescem juntos e se fortalecem.

3 “Meu marido temia a opinião de meu pai” (Mônica, 40 anos, Kentucky)

A Mônica admite que o pai nunca gostou do marido. O pior é que ele estava ciente disso, e sua luta constante era conseguir a aprovação de seu sogro. Chegou ao ponto, que o marido de Mônica se descuidou dela e ela teve que falar seriamente com ele sobre isso. Ela conta que o marido percebeu a falha, relaxou e começou a cuidar do que devia. O melhor de tudo é que essa mudança de atitude fez com que seu sogro o visse como um homem digno de sua filha.

É muito complexo agradar a todas as pessoas no mundo, os sogros não são uma exceção. A questão é que vivemos mais felizes e tranquilos quando não vivemos constantemente tratando de agradar a todo o mundo, quando aprendemos a nos aceitar como somos, e vivemos para quem nos ama e nos aceita.

4 “Meu marido tinha medo de não ser um bom pai” (Alison, 39 anos, Nova Iorque)

O marido da Alison passou anos preocupado em ser um pai exemplar. Chegou ao ponto de comprar livros de autoajuda, entrar em fóruns para pais, pedir conselhos e “truques” a outros pais sobre como ser bom pai, e isso se tornou uma obsessão. O pior é que, cada vez que sentia que fazia algo mal, ele se castigava severamente. Por sorte, com a chegada dos outros filhos, ele foi relaxando e agora aprendeu que seus erros são seus melhores mestres.

Advertisement

Nenhum pai (ou mãe) nasce com um manual de “como fazer”, o bonito é aprender no caminho e ser consciente de que cada filho ensina a melhor forma que pode ser criado; isso torna o trabalho paterno muito mais relaxado e prazeroso.

5 “Ele se preocupava muito com sua aparência” (Mae, 42 anos, Connecticut)

Quando Mae conheceu seu marido, ele era um atleta muito atraente. A situação é que, como é normal, os anos passaram e embora não fosse um homem em má forma, estava preocupado por ter ganho uns quilos. Felizmente, ele aprendeu a aceitar o fato de que estava amadurecendo, e relaxou completamente. No entanto, o seu interesse em cuidar da sua saúde foi um ponto favorável que ajudou ambos a manterem-se em forma ao longo do tempo.

É natural que uma pessoa se angustie ao ver seu corpo mudar, mas envelhecer faz parte da vida. O que se deve fazer pela saúde, é exercitar-se e comer de maneira saudável, isto ajudará a sentir-se melhor consigo mesmo e ser um melhor companheiro de vida.

As finanças, a intimidade sexual, comparar-se com outros homens da família, ficar viúvo em tenra idade ou não ser capaz de fazer a esposa feliz, são algumas outras coisas que preocupam os homens ao redor do mundo.

A questão é que todas essas angústias estão baseadas nas falsas expectativas ou nas suposições que cada um tem. Todos sabemos que quando se dá rédea solta ao que se acredita, em vez de perguntar diretamente à outra parte implicada, a vida pode complicar-se.

Advertisement

A solução para estas angústias, muitas vezes infundadas, é falar com o cônjuge sobre o que esperam um do outro. Você verá como só estava se preocupando em vão, pois uma boa comunicação pode resolver qualquer problema.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Hombres: cuando dejan de preocuparse por estos asuntos, sus matrimonios son más felices

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.