Gravidez: Evitando o diabetes

Saiba como proceder ou como prevenir o diabetes gestacional.

Fernanda Ferraz

Toda grávida sabe que durante a gravidez deve ter um acompanhamento adequado com o obstetra e prezar por sua saúde, pois tudo o que ingerir será enviado para o organismo do bebê. Dependendo de como ela se alimenta, pode ser benéfico ou maléfico para ambos.

Com uma boa alimentação, sono adequado, descanso e menos estresse, mamãe e bebê podem ficar mais tranquilos quanto a sua saúde; porém, os cuidados devem ser constantes. E quando a mulher descobre que, apesar de seus esforços, adquiriu o diabetes gestacional, o que fazer e como lidar com isso? Talvez muitas dúvidas possam rondar sua mente; por isso, falaremos sobre este tema.

O diabetes gestacional pode ser uma das preocupações médicas e da gestante. Geralmente se desenvolve em torno da 24ª semana. Ter diabetes gestacional não quer dizer que você vai ser diabética, mas existe uma probabilidade de tornar-se, no futuro, diabética tipo 2 ou ter novamente diabetes gestacional nas próximas vezes que ficar grávida; por isso, os cuidados com o açúcar (glicemia) devem permanecer.

Como acontece o diabetes gestacional?

Você pode até não ter nenhum familiar diabético, mas quando uma mulher engravida, todos os hormônios começam a alimentar o feto no útero. Com todas as transformações, o organismo da mulher pode adquirir resistência à insulina (geralmente da metade para o fim da gravidez), acumulando açúcar no sangue e gerando assim a hiperglicemia (alta).

Desta forma, a mulher tem que fazer um acompanhamento ainda mais regular e criterioso com o médico, acompanhando os níveis de glicose e utilizando insulina para equilibrar a energia do corpo (glicose).

Advertisement

Riscos

O grande risco para a saúde é que, com o organismo trabalhando mais (pâncreas) para produzir insulina, ainda assim, sendo insuficiente, o bebê começa a produzir mais insulina no corpo dele. Como os níveis de açúcar da mãe estão altos, ao nascer, o bebê pode ter hipoglicemia (glicemia baixa) e dificuldade para respirar. Ao crescer ele também pode desenvolver obesidade ou diabetes tipo 2.

Como conviver com o diabetes gestacional?

Você deve buscar tratamento médico o quanto antes e reforçar o acompanhamento. Você pode medir a glicemia capilar usando o aparelho com fitinhas, que mede sua glicose em segundos. Pode ser acrescentado ao tratamento a prática de exercícios, injeções de insulina e refeições mais balanceadas e saudáveis.

Diminua o estresse

O estresse pode prejudicar, e muito, o diabetes gestacional e atrapalhar sua gravidez; portanto, conserve-se na tranquilidade e na paz que puder, evitando aborrecimentos.

Água

Hidrate-se bem e evite comer tantas bobagens. Nesta fase os doces podem se tornar um veneno; então prefira alimentos dietéticos e naturais. Comer frutas, como por exemplo, uma maçã, ajudará a diminuir a vontade por doce.

Vitaminas

A insuficiência de vitamina D tem alertado os médicos, pois tem sido associado ao diabetes gestacional. Testes feitos em gestantes, desde o início até o final da gravidez, demonstraram que entre as grávidas com deficiência de vitamina D estavam as diabéticas. É indicado que toda mulher alimente-se bem e prefira alimentos ricos em vitaminas. A vitamina D pode ser encontrada no:

Advertisement
  • Atum.

  • Sardinha.

  • Cogumelos.

  • Leite.

  • Gemas dos ovos.

    Advertisement
  • Iogurte.

  • Fígado de boi.

Referências: Tua Saúde; TiaBeth.com.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.