Fique com quem possa falar do universo, pois das pessoas, qualquer um pode falar 

Chega uma altura na vida em que só queremos estar rodeados de pessoas que alimentam nossa alma.

Fernanda Gonzales Casafús

Conforme vamos amadurecendo, vamos selecionando mais conscientemente as relações para nossa vida. Seja amor, amizade, família; pouco a pouco e como se fosse uma peneira natural, vamos nos afastando muito sutilmente daqueles que nos fazem sentir mal ou que nos machucam.

À medida que vamos tomando consciência da importância de ter pessoas ao nosso redor que nutrem nosso espírito, é que vamos alimentando aquelas relações que nos enobrecem, que nos convidam a ser melhores seres humanos.

Então, deixamos para trás uma falsa amizade, uma relação amorosa interesseira, e esse sentimento de apreço que tínhamos por essa pessoa começa a desvanecer-se. Começamos a entender que a pessoa que nos faz bem é a que motiva, encoraja e nos enche de otimismo.

Você encontrará muitas pessoas no caminho

A vida nos traz uma infinidade de experiências que nos exortam a compreender o porquê de certas coisas vividas. Às vezes nos perguntamos por que tivemos que atravessar essa relação que nos destroçou, ou por que devemos lidar com esse familiar que nos faz tanto mal.

E, no entanto, depois dos aprendizados com a vida, das intermináveis perguntas e dissabores, damo-nos conta de que tudo foi aprendizado. E aqui estamos hoje, de pé, diante da vida, mais fortes do que nunca e dispostos a nunca mais nos deixar abater. A experiência foi ruim, mas a aprendizagem foi enorme.

Advertisement

Você foi magoado, enganado e desiludido muitas vezes. Mas só agora, depois de todo esse sofrimento, está pronto para valorizar aquelas pessoas que entram na sua vida com um propósito de cura enorme. Você percebe que o abraço delas – e suas palavras – juntam todas suas partes quebradas.

Fique com quem possa falar do Universo

Algumas pessoas tiram o mais genuíno e puro de nosso interior. Nós percebemos e sentimo-nos à vontade com elas, sentimos que podemos ser nós mesmos, que podemos falar da vida, das estrelas, das nossas crenças, dos nossos medos e dos nossos anseios. Essa pessoa não julga você, e além disso, não falará de você pelas costas.

Quando você precisa forçar sua postura, limar seus pensamentos, medir suas palavras, então, não é esse tipo de pessoa. O medo de sermos julgados e rotulados é tão grande, que às vezes esquecemos de como ser nós mesmos. Por isso, quando encontrar uma pessoa com a qual se sente à vontade, seu ser se aquieta; e, então, seu coração se dispõe a dar o melhor de si.

Ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros tem um grande valor. Poder conversar com as pessoas livremente, liberar os medos, confessar nossos segredos – tudo sem medo de um julgamento – é simplesmente maravilhoso.

Por isso, fique com as pessoas com quem possa falar da vida, de suas alegrias, medos, sonhos, os projetos de vida. Alimente essas relações com as quais se sente à vontade, mas especialmente aquelas que resgatam o melhor de nós como seres humanos.

Advertisement

Das pessoas se pode falar com qualquer um

Pessoas que criticam, que falam mal de outros, que só julgam sem compreender, sem colocar-se no lugar do seu próximo; pessoas assim são as que nos mostram o caminho que não devemos trilhar, o que devemos rejeitar.

“Ouça o que eles dizem dos outros e saberá o que dizem de você”, diz um provérbio. Tão certo que pode até chegar a tirar uma venda dos olhos. Muitas vezes, simplesmente não queremos ver; no entanto, quando evidenciamos certas atitudes daqueles que só criticam os outros é que podemos tomar a decisão de não fazer parte disso.

Não entre no jogo de falar mal dos outros. Você não sabe as coisas pelas quais essa pessoa pode estar passando, nem se colocou em seu lugar. Tampouco aceite que seus amigos venham com fofocas e rumores. Se for falar de alguém, que seja para dizer coisas boas.

As fofocas envenenam

Já se perguntou o que uma pessoa ganha por falar mal dos outros? Pode parecer divertido, ousado, curioso e sumamente intrigante. Mas engasgar-se em fofocas não soma, subtrai.

Falar das pessoas, entrelaçando histórias sem saber se são verdadeiras, pode fazer muito mal. As fofocas geram conflitos, rupturas, separações, brigas e divisões. Dar eco aos rumores só pode trazer escuridão ao seu coração, pois nada tem de construtivo em gastar o tempo em falar mal de uma pessoa.

Advertisement

Se o que você está prestes a contar não é uma coisa boa, não é verdade (ou você não sabe) nem é de nenhuma utilidade para quem o escuta, então escolha não dizer. Concentre suas conversas em palavras edificantes, pois são elas que trarão luz à sua vida.

Prefira conversas que elevem

Fique com aquelas pessoas que falam bem dos outros, que escolhem ajudar, construir, motivar e encorajar. Mantenha-se em conversas que tragam luz, que convidem a rir, que motivem a ser melhor. E quando alguém tentar levá-lo às trevas das murmurações e dos mexericos, escolha desviar a conversa para coisas positivas.

Podemos ser um grande exemplo para as pessoas com nossas ações. Aprender a escolher as relações que nos edificam não é tarefa simples, mas podemos ter o firme propósito de fazê-lo e veremos como isso pode mudar nossas vidas.

Fique com quem possa rir e com quem possa contar nas horas boas e nas más. Aproxime-se de quem dá um sorriso e de quem você nunca ouve falando mal dos outros. Fique com quem possa falar do universo e de como a vida é fabulosa… Dos outros, você pode falar com qualquer um.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Quédate con quien puedas hablar del universo, de las personas puede hablar cualquiera

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.