Filha, nada nem ninguém vai limitar você, e aqui estou eu para apoiá-la

Reflita sobre essas ideias assertivas para que a relação com sua filha seja bem-sucedida.

Adriana Acosta Bujan

Uma das maiores bênçãos que as mulheres podem ter é a de se tornarem mães; esse é o amor mais autêntico que podemos sentir. O amor pelos filhos é um sentimento inexplicável, como se fosse uma conexão mágica que apenas uma mãe pode sentir. Muitas vezes, você consegue perceber a dor, tristeza, alegria e felicidade dos filhos só de olhar para eles.

Saberá que criar um menino é totalmente diferente de criar uma menina, simplesmente porque os valores mudam e os ensinamentos da vida são diferentes. Podemos até dizer que a criação de filhos é, de alguma forma, estipulada por normas sociais, uma vez que homens e mulheres precisam cumprir diferentes papéis. É por isso que o relacionamento com o filho ou com a filha tem que ser diferente.

Sigmund Freud, em sua teoria chamada Complexo de Édipo , corrobora que as crianças, desde tenra idade, desenvolvem mais proximidade com um dos pais, ou seja, meninos se aproximam mais das mães e meninas, dos pais. Isso tem muito a ver com sexualidade. Chega ao ponto em que as meninas veem a mãe como uma oponente na luta pelo amor do pai.

É por isso que a relação entre mãe e filha pode ser fraturada em um certo estágio da vida, e não é apenas por elas não se darem bem, mas pela natureza humana ser assim.

Uma relação para toda vida

Todas as mães querem ter um relacionamento afetuoso, sólido e harmonioso com suas filhas, pois, quem melhor do que uma mulher para entendê-las. Claro que um filho também pode entender sua mãe, mas, entre as mulheres podemos nos tornar mais empáticas, pois somos mais emocionais do que os homens.

Advertisement

Portanto, é importante levar em consideração essas chaves que tornam melhor a relação que você tem com sua filha, fazendo com que seja muito mais forte, sem que os diferentes estágios de desenvolvimento dificultem sua comunicação e boa convivência.

1. Abra seus sentimentos

É mais fácil para nós, mulheres, expressarmos o que pensamos e sentimos. Por esse motivo, você deve fazer com que sua filha aprenda a dizer o que sente, sem medo de ser julgada ou reprimida. Se você der o exemplo, sua filha irá imitá-la, o que tornará mais forte o relacionamento entre as duas.

O importante neste momento é ensinar sua filha a ser autêntica, a ser como ela quer ser, sem a necessidade de agradar aos outros. Quando você proporciona a confiança que ela precisa e o apoio para mostrar ao mundo o que pensa, ela se tornará uma mulher confiante e com a autoestima elevada.

2. Nada pode limitá-la

Vivemos numa época em que, infelizmente, o machismo ainda pode ser visto em cada esquina, como: trabalho apenas para homens que as mulheres não podem fazer. O ponto principal é fazer com que sua filha se sinta capaz e motivada para fazer qualquer coisa, sem se importar com o que a sociedade tenha determinado. Todas as mulheres têm capacidade e inteligência para desenvolver qualquer habilidade em qualquer campo.

Se você ensina sua filha a não ter de depender da força de um menino para resolver um problema, seu relacionamento com ela será fortalecido, pois ela aprenderá a ser mais independente, sem limitar ou subestimar suas habilidades. Lembre-se da frase “a única coisa que limita você são seus pensamentos”.

Advertisement

Leia também: 10 frases que sua filha deve ouvir para se tornar uma mulher forte

3. Ouça com o coração

Talvez a fase mais complicada para os pais na criação dos filhos seja a adolescência, pois é comum eles pensarem que ninguém os compreende. É por isso que temos que abrir o diálogo e a confiança desde que as meninas são bem pequenas, ouvindo como o coração cada situação, ideia ou pensamento. Assim, elas se sentirão confiantes em expressarem o que sentem em todos os momentos.

A chave é ir além de uma conversa simples, aprofundar-se em cada ideia. Por exemplo: por que você pensa ou age de determinada maneira? O que você sente quando faz tal coisa? Ela precisa sentir sua orientação e apoio.

4. Sempre juntas

Não importa quantos erros sua filha cometa, faça com que ela saiba que pode contar sempre com você, nos bons e maus momentos.

Ajude-a, oriente-a e torne-se sua melhor amiga, aquela pessoa que não fica reclamando, que não julga nem critica sem conhecer os motivos. Concentre-se em encontrar soluções juntamente com ela, e faça com que ela entenda que tudo tem uma razão de ser; e que, por mais que ela erre, você sempre a amará.

Advertisement

5. Coisas de mulher

Abra seu coração e remova completamente as ideias que possam estar enraizadas culturalmente. Refiro-me a você conseguir se comunicar com sua filha, falando sobre coisas que somente as mulheres podem entender. Talvez, falar sobre meninos, amor, menstruação, cuidados com o corpo, respeito, gravidez, entre outros assuntos.

Se tiver conversas constantes com sua filha, sem qualquer pré-julgamento, você fará com que a relação de vocês mais sólido e forte, pois usarão de empatia em muitos aspectos.

Acompanhe sempre a sua filha, em todas as fases do seu desenvolvimento. Ensine que o amor que sente é muito grande; inclusive, que você consegue sentir sua dor e felicidade, sem que ela diga uma única palavra. Não se torne apenas a mãe que cuida da filha, mas também sua cúmplice e amiga que a apoiará, guiará e ajudará a seguir seu caminho na vida.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Hija, nadie ni nada te limita, y aquí estoy para apoyarte

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.