Fenômeno raro faz o mar desaparecer no caminho do furacão Irma

As redes sociais fervilharam de imagens intrigantes de longas extensões de mar seco. Afinal, o que aconteceu?

Stael Ferreira Pedrosa

Neste fim de semana, com a passagem do assustador furacão Irma, algumas questões foram preocupação de muitas pessoas, talvez devido à raridade dos fenômenos, bem como o desconhecimento geral do que pode ter gerado o desaparecimento de longas extensões de mar nas costas dos países atingidos pela passagem do furacão.

Os primeiros “sumiços” das águas oceânicas foi durante a passagem do Irma pelas Bahamas. Um vídeo feito do mar sem água viralizou nas redes sociais, fomentando as teorias da conspiração, que dizem que tais tempestades são criadas por aparelhos moderníssimos (HAARP), os escatologistas que veem o fenômeno como sinal dos tempos, ou simplesmente atiçando a curiosidade popular pelo fenômeno.

As perguntas que mais se leu foram:

Advertisement
  • O furacão não deveria empurrar o mar para a costa e causar inundações?

  • Por que as águas sumiram?

  • Para onde foi a água do mar?

  • Ela voltará?

A explicação para os meteorologistas é simples. De acordo com Juan Carlos Cárdenas, meteorologista do Centro Mundial de Prognósticos do The Weather Company, a água sumiu porque foi levada pelos fortes ventos do Irma para dentro do oceano. Segundo o meteorologista, este é um fenômeno raro e que para compreendê-lo é necessário entender a estrutura e o movimento de um furacão.

Advertisement

Quando um ciclone se forma no hemisfério norte, ele gira no sentido anti-horário, o que certamente causou a “puxada” da água da praia para dentro do mar. Ao encontrar uma costa com direção oposta ao vento, como é o caso da costa da Flórida, a tendência é a água recuar e não entrar continente adentro, causando inundações.

Ainda segundo Cárdenas, além da força e direção do vento, a profundidade também afeta o fenômeno, tanto que foi somente onde a água é rasa que o fenômeno foi observado. A pressão do ar dentro do furacão é pequena e a água levada pelo vento forte adentra o centro do furacão e é levada por este.

A água vai voltar?

Sim, ela vai voltar e em alguns lugares como nas Bahamas já retornou e tudo parece tão em paz quanto as águas verde-esmeralda do mar do Caribe. As fotos já começam a circular pelas redes sociais.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.