Fatos que você provavelmente não sabia: o casamento e as consequências para a saúde

Em um casamento feliz seus membros provavelmente gozam de boa saúde. Conheça aqui os benefícios do casamento.

Erika Otero Romero

Todos os dias, centenas de pessoas se casam. Isso é muito bonito se olharmos do ponto romântico e da formação de uma nova família; no entanto, o casamento, para o bem ou para o mal, muda as pessoas em todos os aspectos da vida.

No plano social e pessoal, as pessoas casadas passam a pensar não só nos seus interesses, mas também nos interesses e bem-estar do seu cônjuge. Começam inclusive a se organizar para garantir uma casa e renda suficientes para eles e seus filhos.

Com o casamento, a vida muda completamente; e isso é ótimo. Pode custar trabalho e esforço; além de parar de pensar de maneira egoísta e passar a pensar altruistamente.

No entanto, o aspecto de que poucos falam são as grandes mudanças que as pessoas experimentam depois do casamento.

Consequências do casamento na saúde, segundo estudos

Estranhamente, muitas pessoas acreditam que o casamento é incrivelmente benéfico para a saúde, isto é apenas em parte.

Advertisement

Pesquisas recentes mostraram que a relação entre o casamento e a saúde é mais complexa do que se pensava.

Não é que o casamento traga ruína à saúde. Há tanto coisas boas quanto não tão boas, segundo esses estudos.

Alguns dados sobre o assunto

Evidências desse estudo indicam que homens e mulheres casados têm menor risco de doença cardíaca. Falamos, aqui, de doenças cerebrovasculares, doença arterial periférica, doença arterial coronariana e aneurisma aórtico abdominal. Nos solteiros, isso não é tão comum; no entanto, os casados tendem a ter sobrepeso.

Como é normal, nem todas as pessoas casadas e solteiras vão “reger-se pela mesma regra”. Tudo depende da atividade física, a relação entre eles, estilo de vida, hábitos e fatores externos.

As pessoas casadas gozam de uma melhor saúde geral que os adultos solteiros. No entanto, de acordo com um estudo, isto só se aplica quando se trata de idosos casados, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, e não nos casamentos de pessoas mais jovens.

Advertisement

Este mesmo estudo argumenta que os homens casados têm muito mais probabilidade de ter sobrepeso e obesidade. Também, que tanto homens como mulheres têm menos chances de fazer exercício suficiente após o casamento.

Uma pesquisa canadense mostrou que casais casados relatam melhor saúde mental e menor consumo de álcool.

Outro estudo interessante descobriu que, durante o primeiro ano de casamento, os homens se tornam mais meticulosos; as mulheres, por sua vez, tornam-se menos neuróticas.

Algo interessante, a nível geral, é que, segundo todos esses estudos, o casamento é fonte de saúde e felicidade. Apesar disso, não se pode negar que as pessoas solteiras, hoje, cuidam muito mais da saúde em geral. A razão é que os estigmas sobre casar ou não mudaram, e já não há pressão social.

O casamento além dos estudos

Não é segredo para as pessoas casadas que o casamento é um desafio. A começar com a união de duas pessoas que vêm de famílias diferentes. Isto não é ruim, porque, de uma forma ou de outra, é isto que traz um pouco de pimenta na relação.

Advertisement

Um casamento com duas pessoas exatamente iguais seria um absurdo e impossível. A magia do casamento reside não só na convivência, mas no crescimento pessoal que vem dos desafios que são superados.

As pessoas evoluem ao longo da vida devido às coisas que vivem. Não haveria sentido em ser adulto e continuar tão ingênuo como quando era menino. Por isso, amadurecer e enfrentar a vida anda de mãos dadas com as dificuldades que ela traz; e o casamento é fonte de muitos desafios.

Obviamente, nem tudo é ruim. Os casamentos harmoniosos existem; as pessoas que têm a felicidade de tê-los sabem que terão um cúmplice para a vida. É maravilhoso poder chegar em casa e saber que encontrará alguém disposto a escutar e apoiá-lo.

Também é verdade que você sofre quando a pessoa que ama adoece. Uma experiência demonstrou que o sistema imunitário das pessoas que cuidam dos cônjuges doentes não responde à vacinação como deveria. Outro estudo revelou que as pessoas que ficam a cargo de familiares doentes tendem a desenvolver problemas de saúde.

Em suma, podemos afirmar, sem necessidade de qualquer estudo que o avalize, que os casamentos amáveis e calorosos são os únicos que realmente fazem com que seus participantes desfrutem uma vida longa e melhor qualidade.

Advertisement

Traduzido e Adaptado por Stael Pedrosa do original Datos que posiblemente no sabías: el matrimonio y las consecuencias para la salud

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.