Exame de sangue que detecta o câncer? Isso já está se tornando real

Novos tipos de exames têm sido estudados a fim de facilitar o diagnóstico inicial do câncer.

Renata Finholdt

Com o passar dos anos os estudos a respeito do câncer, sua detecção e tratamento, tem sido cada vez mais intensos, afinal milhares de pessoas são diagnosticadas com a doença todos os anos ao redor do mundo.

A ideia de detectar o surgimento de células cancerígenas de forma fácil e rápida tem atraído muitos pesquisadores, uma vez que, desta forma, milhares de pessoas poderiam ser curadas após o diagnóstico inicial. O número de mortes seria reduzido e a doença não seria tão avassaladora.

Muito tem se pesquisado sobre isso e a boa notícia trazida por estes cientistas é que é possível detectar o surgimento da doença através de um exame de sangue, um pouco mais específico, que verifica através de fragmentos de DNA as células doentes.

Há muito ainda a ser feito e desenvolvido a fim de que exames desta dimensão possam ser cem por cento confiáveis e também estarem disponíveis a todos de uma forma simples e rápida. No entanto, a Universidade de Baltimore, responsável pela pesquisa, não tem medido esforços. Realizou um estudo com pessoas que tiveram a doença detectada em seu estágio inicial a fim de comprovar que as células doentes lançam fragmentos no sangue que evidenciam a doença. Pessoas que não estavam doentes também foram estudadas e os fragmentos não foram encontrados em seus exames.

Os estudos ainda continuam em países europeus e podem trazer notícias animadoras nos próximos anos na luta contra a doença. Ainda é preciso descobrir se este exame será indicado para todas as formas da doença, ou ainda se seria utilizado em todas as pessoas ou apenas para aquelas que têm histórico da doença na família.

Advertisement

Enquanto os estudos ainda são aprimorados, alguns cuidados possíveis para prevenir a doença precisam ser tomados:

  • Evitar exposição intensa ao sol e utilizar proteção solar.

  • Fazer exames preventivos anualmente.

  • Buscar auxílio médico quando há sintomas de qualquer doença.

  • Praticar exercícios físicos de forma periódica para evitar o sedentarismo e o excesso de peso.

    Advertisement
  • Manter uma alimentação saudável com vegetais, frutas e carnes além do consumo mínimo diário de água.

  • Evitar o consumo de álcool, fumo e outras drogas.

Muito já se tem avançado para descobrir meios de tratamento e cura desta doença. Novos medicamentos fazem parte dos protocolos de quimioterapia e já têm levado qualidade de vida e cura a muitos pacientes.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.