Estudos comprovam: Ir para a cama sem resolver uma briga pode ser uma boa ideia
Sempre ouvimos falar que nunca devemos ir para a cama sem fazer as pazes com o cônjuge. Mas será que isso realmente é uma boa ideia? Esta pesquisa responde.

C. A. Ayres
O ideal é que toda desavença, discussão ou diferença seja resolvida entre o casal antes de dormir. Mas, você já tentou ficar discutindo, cobrando e brigando a noite inteira sem sucesso, e no dia seguinte as coisas estão ainda piores?
Isso tem um motivo. Um estudo da Universidade de Berkeley da Califórnia, publicado recentemente no Jornal de Psicologia Social e Ciência da Personalidade, revelou que casais brigam muito mais após uma noite de sono mal dormida, pesquisando em torno de 150 casais que, quanto menos tempo de sono, maior e mais profundas as brigas. Outro estudo, realizado pela Universidade de Pittsburgh, encontrou um detalhe ainda mais interessante: quando principalmente as esposas não conseguem ter uma boa noite de sono, casais tendem a entrar em conflito com mais facilidade. Um terceiro estudo, realizado pela mesma universidade, revela que um casamento feliz consequentemente diminui consideravelmente o risco de ter problemas de sono.
Ou seja, o que vem primeiro, a noite de sono bem dormida para a felicidade no casamento ou a felicidade no casamento para uma noite bem dormida e um dia seguinte em harmonia com a vida e com o amor?
As conclusões finais sobre estudos feitos com casais e sono revelam que alguns casais possuem alguns hábitos ruins relacionados ao sono ou a hora de dormir que transformamos em 6 fatores de risco para o casamento, ou seja, isso pode realmente influenciar na paz da vida a dois. Mas eles possuem soluções. São eles:
-
Roncar: É necessário que se verifique o problema a fundo. Pode ser apneia, problemas dentários ou travesseiro ruim que fazem um cônjuge roncar e atrapalhar o sono da outra pessoa, aumentando o estresse e a indisposição durante o dia seguinte. Isso parece piada mas não é: 26% dos casais reclamam que nunca mais dormiram como necessitam devido ao ronco do cônjuge.
Advertisement -
Comer na cama: Nem na cama, nem perto da hora de dormir. Entre os casais entrevistados, 24% reclamaram do cônjuge que come na cama na hora de dormir, e os mesmos 24% reclamaram que o cheiro de comida no quarto ou farelos de alimentos na cama os estressam.
-
Hora de dormir e de acordar: Entre os entrevistados, 15% reclamam da incompatibilidade de horários, a que horas um ou outro dorme ou acorda, interferindo no próprio sono.
-
Luz no quarto: Da mesma forma, 12% dos casais reclamam que a outra pessoa precisa ter alguma fonte de luz no quarto, o que atrapalha o sono tranquilo, ideal para não ter um dia seguinte cheio de estresse.
-
Colchão ruim: Entre os casais entrevistados, 15% culpam a falta de romantismo no casamento devido ao colchão ruim, o que, consequentemente, não lhes deixa descansar a contento.
Soluções
-
Mantenha o quarto intocável, como um refúgio e um verdadeiro ninho para o casal.
Advertisement -
Não coma no quarto, muito menos na cama.
-
Entrem num consenso sobre as luzes acesas, desenvolva novos hábitos para que ambos possam ter uma boa noite de sono.
-
Estabeleçam horários e hábitos que ajudem a todos terem uma melhor noite de sono.
-
Procure um médico para cuidarem dos problemas que envolvem o ato de roncar e/ou levantar muitas vezes para ir ao banheiro.
-
Caso precisem levantar à noite, tentem não fazer tanto barulho para não acordar o outro.
Advertisement -
Desliguem-se de eletrônicos 2 horas antes de dormir.
-
Não comam nada pesado pelo menos 3 horas antes de dormir.
Sobre ir para a cama brigados ou em paz
É ideal que possam resolver os problemas antes de dormir, mas se verificarem que o outro, ou ambos, estão cansados de um dia de trabalho fora do lar ou no lar, cedam à tentação de adentrarem a noite brigando. Descansem, durmam, esfriem a cabeça, e conversem civilizadamente no dia seguinte sobre o problema, independente do mesmo.
Estresse e cansaço aumentam as chances de más decisões, diminuem a prontidão e paciência, dobram o risco de irritação e podem minar um casamento pela raiz. Usem o bom senso.
Uma vez que todos esses conflitos estejam resolvidos, invistam na relação, lendo o artigo Ativando os 5 sentidos para esquentar a relação.