Estes são os alimentos que você não deve ingerir no café da manhã

Os alimentos que você escolher no seu café da manhã serão importantes para mantê-lo com energia o resto do dia. Você está escolhendo bem?

Marilú Ochoa Méndez

A professora de ciências e nutricionista Adriana Puente, criadora do canal de YouTube Balanceando a vida, comenta que “fazer más escolhas no café da manhã fará com que você fique com fome durante o dia, e, portanto, fica fácil fazer más escolhas que afetam seu peso e saúde”.

Alimentar não é o mesmo que comer, diz Renata Herrera, psicóloga da alimentação, que lista, a seguir, os dez alimentos que devemos evitar.

É a refeição mais importante

Cada refeição que fazemos é importante, é verdade. Mas, como o nome diz, desjejum é a primeira refeição que o corpo recebe depois do jejum prolongado da noite.

O que seu organismo ingerir nesse momento é processado de uma maneira particular: o que comemos predispõe nosso corpo e, em muito, nosso humor, o processamento que fazemos do açúcar e o trabalho de nossas glândulas. Isso torna essa a refeição mais importante do dia.

1. Cereais de pacote

São práticos, parecem ter vitaminas e minerais, mas cuidado! Têm quantidades excessivas de açúcar, ainda mais do que as bolachas ou refrigerantes. Vamos ler as caixas e comparar os números, especialmente se as dermos aos nossos filhos.

Advertisement

Com caixas coloridas e personagens atraentes, prometem ser integrais, prometem incluir a porcentagem de nutrientes que nós ou nossas crianças necessitam, mas são sempre ultraprocessados, com conservantes e corantes químicos nocivos.

A sugestão dos nutrólogos e especialistas é evitar seu consumo por completo, especialmente, não os dar a nossas crianças.

2. Pão ou bolo com manteiga e açúcar

Existem poucos pães no mercado que incluem fibra. A farinha processada não conserva seus nutrientes e nos proporciona calorias vazias que, em vez de nos nutrirem, nos inflamam e adoecem.

Os bolos, pão de baguete, biscoitos de caixa e bolachas ou massas, incluem farinha refinada. Seu consumo gera picos de glicose no sangue. Isto provoca pouca saciedade, com a necessidade urgente de, a curto prazo, voltarmos a alimentar-nos.

Pior ainda que dar a seu corpo essa bomba de açúcares é somar a isso as gorduras não saudáveis. Às vezes, comemos pão com manteiga, má escolha!

Advertisement

A combinação de manteiga ou margarina com pão não é adequada nem enriquecedora, porque é gordura de má qualidade e as margarinas contêm (gorduras trans). Uma opção rica e saudável é substituir essas gorduras não nutritivas por abacate.

3. Sucos de fruta

Esses produtos tentadores, apresentados como 100% fruta, ou autênticos, não nos informam adequadamente. Se parar para ler os rótulos, você vai ver que eles têm altos índices de açúcar. Especialmente os industrializados.

Contêm pouca fruta, e além dos açúcares naturais da mesma, são adoçados com açúcar de cana ou xarope de milho de alta frutose, que gera obesidade e afeta em grande medida nosso corpo. No mínimo, entupindo as artérias.

Além disso, contêm aditivos, corantes e compostos químicos que não nutrem e prejudicam.

Se diante desse panorama lhe apetecer mais um suco natural de laranja, calma aí! Tampouco se recomenda ingerir os naturais. É melhor trocá-los pelo consumo de fruta inteira, já que os sucos proporcionam somente um excesso de açúcar e nada de fibra.

Advertisement

4. Iogurte ou um copo grande de leite

Pode atrair-nos, por exemplo, comprar um iogurte com fruta industrializada, que, por ser lácteo, contribuiria com proteína, pensamos, mas também não devemos confiar em demasia.

Esses alimentos industrializados também são enganadores. Por exemplo, o iogurte grego 0% gordura, suplementa esta oferta tentadora aumentando o nível de açúcar dos produtos. A eliminação da gordura nos produtos lácteos e o aumento do açúcar faz com que o efeito de saciedade seja menor e que essa nossa escolha não nos nutra.

Esses produtos lácteos, quando prometem incluir fruta, misturam-na também, em muitas ocasiões, com o terrível xarope de milho, incluem corantes e polpa de fruta industrializada.

Que tal um copo de leite?

Os especialistas explicam-nos que também não é uma boa opção, pois a lactose também é processada rapidamente, como açúcar. Além disso, quase todos os leites comerciais são industrializados. Você também adiciona biscoitos? São alimentos ultra processados, cheios de açúcares, gorduras hidrogenadas, farinhas ultraprocessadas.

Com base nisso, podemos concluir que tampouco as famosas bebidas lácteas preparadas convêm aos nossos pequenos.

Advertisement

5. Barras de aveia

Aveia, mel, frutos secos em uma barra embrulhada parece-nos, então, possível opção nutritiva, certo? Mas lendo os rótulos sairemos das dúvidas.

Esses produtos industrializados são também uma má escolha, pois as barras também contêm açúcar e xarope de milho, que aumentam o açúcar no sangue, os níveis de glicose e geram inflamação.

Contêm também baixa quantidade de fibra e baixa proteína, e nos deixa com fome pouco tempo depois de ingeri-las.

6. Embutidos

Os embutidos são amplamente consumidos em muitas famílias devido à sua praticidade: as porções são facilmente medidas, são conservadas durante muito tempo e estão sempre disponíveis. Além disso, são uma forma econômica de incluir carne em quase qualquer refeição. Mas sabe do que são feitos?

Em sua maioria, incluem carne variada que as empresas produtoras têm descartado de outras vendas: costeleta, carcaças e quase sempre carne de porco. Nos rótulos é indicado o maior percentual de proteína que contêm, mas quase sempre, fazem-se acompanhar também de soja, gordura e outras carnes.

Advertisement

Não são proteínas saudáveis. Contêm sal em excesso, corantes e conservantes. Além disso, estão cheios de nitritos. O processo através do qual a carne passa não garante a preservação das suas propriedades.

7. Cafés preparados

Quando você está com pressa, é delicioso passar na sua cafeteria favorita buscando um cappuccino, ou um mocha branco. Você toma no copo de papelão enquanto resolve alguma pendência, e pensa no que tomará no café da manhã depois. Muitas calorias!

Se nós gostamos de café, os especialistas recomendam tomá-lo preto ou com leite. Não temos ideia de quantas calorias bebemos. Além disso, os acompanhamos com bolos, bolachas, pão, saturando nosso organismo com calorias nocivas, ultraprocessadas, pouco ou nada nutritivas.

8. Grandes quantidades de fruta

Comer um grande prato com pera, banana, melancia, maçã e algo mais parece-nos o mais nutritivo. Às vezes, o acompanhamos com suco, pão e nos sentimos satisfeitos ao escolhê-lo.

As porções de fruta recomendadas para cada refeição medem-se fazendo um pires com a nossa mão, e acomodando o que nos cabe em uma mão. Escolher um prato cheio nos satura de açúcar e frutose e não fornece o que nosso corpo precisa.

Advertisement

9. Cereais como aveia, mesmo que integrais

O problema de ingerir essa opção, é que, ao considerá-lo nosso café da manhã, podemos abusar. A medida ou o necessário para saciar nosso corpo leva muitos carboidratos.

10. Fast food

As piores carnes, o pior óleo, os piores ingredientes misturados e esvaziados em seu pobre estômago não valem o baixo custo nem a praticidade. Por favor, evite essa opção!

De que seu corpo precisa?

Gorduras boas, vegetais e fibras. Proteínas, leguminosas. Algumas opções sugeridas pelos especialistas são: omelete com legumes, abacate, uma vitamina de fruta com sementes, uma fruta, legumes, ou talvez bolos de farinha de amêndoa.

Diz o escritor e mestre budista americano, Jack Kornfield: “Nós, como seres humanos, temos a incrível capacidade de renascer no café da manhã todos os dias e dizer: “Este é um novo dia”. Vamos fazer isso! O nosso organismo vai agradecer.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estos son los alimentos que no te conviene tomar en el desayuno

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.