Este movimento brusco pode afetar o cérebro do bebê, cuidado

As sequelas podem ser para a vida toda. Nunca faça este movimento com o seu bebê.


Rachel De Castro

Sacudir o bebê, nem que seja por brincadeira, pode parecer algo totalmente normal e inofensivo. Mas esse movimento pode fazer muito mal ao bebê. Segundo a Revista Crescer, a síndrome do bebê sacudido acontece em casos extremos, mas é quando a criança é chacoalhada bruscamente por um adulto, num movimento para frente e para trás sem apoio da cabeça.

“O bebê pequeno tem a cabeça maior que o corpo, com o pescoço mole, sem a musculatura bem desenvolvida. Por causa dos movimentos bruscos, de extrema aceleração e desaceleração, podem ocorrer lesões cerebrais”, diz Márcia Sanae Kodaira, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP).

A síndrome do bebê sacudido também pode ocorre mesmo sem agressões intencionais, como quando o bebê engasga e então os pais sacodem o bebê para que ele volte a respirar.

“As sequelas podem ser transitórias ou definitivas. Segundo a especialista, muitas crianças podem ter retardo de desenvolvimento neuropsicomotor, surdez e até lesões oftalmológicas sem que o diagnóstico seja relacionado às sacudidas bruscas. Em 30% dos casos, o bebê pode morrer”, segundo a Revista Crescer.

Alguns sintomas são:

  • Irritabilidade

  • Dificuldade em permanece acordado

    Advertisement
  • Convulsões

  • Respiração anormal

  • Má alimentação

  • Contusões

  • Vômito

Movimentos normais como andar no carrinho, ou brincadeiras no colo não irão afetar o bebê, são apenas movimentos bruscos que podem causar a síndrome do bebê sacudido.

Veja o vídeo que mostra exatamente como é esse movimento:

Síndrome do bebê sacudido

Isso pode ser MUITO perigoso para o bebê!

Posted by VIX Mulher on Monday, February 12, 2018

Toma un momento para compartir …

Rachel De Castro

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.