Está pensando em se separar? Você pode evitar se evitar essas discussões

A vida a dois é bela, mas complexa. E é um grande desafio conseguir evitar certas discussões

Fernanda Gonzales Casafús

Depois de vinte anos de casamento, posso dizer que já passamos por discussões intermináveis. Em muitas delas ainda não concordamos, mas também sabemos que há certas coisas e comentários que devemos evitar se quisermos evitar uma briga iminente (ou uma separação).

Há frases que os casais costumam usar que sempre acabam em uma discussão, ou que fazem parte da própria briga. Cada casal é diferente e cada um sabe a melhor maneira de canalizar seus conflitos como casal, mas é verdade que há certas coisas que todos devemos tentar mudar para evitar que o conflito se agrave.

A atitude que tomarmos diante do conflito é decisiva para que um casal consiga resolver o problema ou agravá-lo ainda mais. Imagine que há algo que você não gosta que seu cônjuge faça, e toda vez que você o vê fazendo isso, você pede a ele para mudar de atitude.

Então, ele fica na defensiva e começa a atacar. Quero ser prática: quando comecei a morar com meu marido, odiei que ele deixasse a tampa do vaso levantada. Sim, no começo falei bem, depois mais ou menos, e aí, antes de virar uma fera, usei um recurso que sempre aconselho: deixar pequenos sinais. (sim funcionou)

Esta história de necessidades diárias é menor, mas assim como resolvemos pequenos problemas, devemos resolver problemas mais sérios para que nosso cônjuge possa continuar de pé, pelo amor cheio de magia e borboletas no estômago que um dia prometemos um ao outro.

Advertisement

Discussões que precedem uma separação

Segundo vários especialistas em casais, algumas discussões são comuns a muitos casais: dinheiro, cuidar da casa e dos filhos, parentes e o jeito de ser de um dos pombinhos.

As frases mais comuns

“Você nunca muda!

Ugh, você já usou, certo? Sim, sempre queremos estar certos e é mais fácil mostrar que ele está errado do que explicar por que você pediu, aconselhou ou quis aquilo.

Essa frase desvaloriza o outro e muitas vezes não motiva seu parceiro a querer melhorar ou mudar. Você pode estar muito cansado(a) de certas atitudes, mas nunca desista, mesmo que isso signifique pendurar pequenos avisos pelo casa.

“Sou eu que pago as contas”

Se o seu parceiro costuma dizer essa frase, isso quase sempre levará a uma briga. 

Para muitas pessoas, a questão material é um ponto extremamente importante no relacionamento; no entanto, não deve ser motivo para ações judiciais que terminam em separação. O fato de um contribuir com mais dinheiro do que o outro não lhe dá o direito de prejudicar aqueles que não contribuem com uma quantia significativa.

Advertisement

Se é você que m diz essa frase ou se ouve com frequência do seu cônjuge, tente acima de tudo manter a calma. Não há nada mais exaustivo do que discutir de cabeça quente. Quando estiver calmo, converse com seu ele sobre o quanto essa frase magoa você. Diga a ele, não fique com a ideia de que ele já sabe. E mostre-lhe tudo o que vocês fazem juntos para manter a casa funcionando.

“Sou eu que crio os filhos e limpo a casa”

É a versão feminina da frase anterior. Embora hoje o modelo da mãe que fica em casa e do pai que sai para trabalhar esteja ficando desatualizado, é verdade que ainda somos nós, mulheres, que geralmente cuidamos dos filhos e das tarefas domésticas. E muitas vezes usamos isso como arma para ter argumentos a nosso favor.

Antes dessa discussão sobre quantos pratos cada pessoa lava fique acalorada e suba de tom, é melhor respirar, contar até dez e estar ciente de que esse tipo de reclamação não leva a lugar algum. É necessário conversar com seu cônjuge quando tudo estiver calmo e mostrar quanto esforço cada um faz para realizarem o excelente trabalho em equipe que fazem.

“Estou cansado de discutir”

Muitas vezes, a maneira mais fácil de evitar uma discussão é simplesmente parar de falar. Sim, reconheço que, muitas vezes, quando me sinto completamente zangada, não é o meu melhor momento para falar, mas se isso acontece sistematicamente e não há tempo para falar, o problema tende a prolongar-se.

É comum terminar uma discussão dizendo “Estou cansado de discutir” ou “não posso falar com você”, e colocar um ponto final no sermão. No entanto, embora estejamos cansados de falar sempre da mesma coisa, não há outro jeito: é uma questão de sentarmos um de frente para o outro e conversarmos sobre o problema.

Advertisement

“Parecemos irmãos”

Depois de muitos anos de convivência, é comum que as queixas se concentrem em questões íntimas e no quanto sentem falta daqueles momentos de amor apaixonado. Sim, às vezes, os dois estão tão acostumados um com o outro e se conhecem tanto, que se sentem irmãos.

Se um de vocês tem reclamado do outro sobre o quesito intimidade, isso pode levar a uma disputa de orgulho e egos, que podem acabar muito mal. Porque, claro, pensamos que a outra pessoa sempre é a culpada.

Reavivem a chama da paixão no casamento. E em vez de reclamar de seu cônjuge, tome as rédeas da paixão. Reserve momentos para surpreendê-lo com um jantar romântico ou um passeio sozinhos. Pelo menos você estará tentando, e isso já é muito.

Considero-me apaixonada pelo amor, e devo admitir que sou bastante positiva quanto a isso. Acredito que aqueles casais que se amam profundamente podem ver seu relacionamento violado quando a comunicação começa a falhar. Então é preciso trabalhar nisso fundamentalmente para que a relação cresça e se mantenha firme.

Compartilhe este artigo com seu marido ou mulher para analisarem juntos as ações que farão você reviver o amor cada dia mais intensamente, e evitar aquelas discussões que atrapalham tanto o relacionamento lindo que vocês têm.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original ¿Piensas en separarte? Puedes evitarlo si evitas estas discusiones

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.