Esta é a razão pela qual seus objetivos devem sempre começar pelo número dois

É bonito da sua parte preocupar-se com os outros, mas e se começar a dar a você mesma o amor que sempre tenta dar aos outros?

Marilú Ochoa Méndez

A história de Cinderela é bela, mas não a recomendo como modelo a seguir. Vou lhe dizer por quê.

Ela sofria muito, era ainda menina quando ficou órfã, e não viu saída a não ser sobreviver com sua madrasta malvada e suas duas irmãs. Depois de muito sofrimento, essa pobre moça teve o seu final feliz. Muito especial, de fato, pois inclui uma maravilhosa mudança de visual, magia, uma dança memorável e ratos que sabiam costurar.

Mas você não dorme ao lado do fogão, e duvido muito que os ratos que conhece estejam dispostos a se fazerem de alfaiates para você. Tampouco acredito (desculpa a crueza), que tenha alguma fada madrinha.

Você terá que ser criativa

É pouco provável que haja por aí uma pessoa como o príncipe encantado, que esteja disposto a percorrer todo o reino só para encontrá-la, mas sim, existe uma pessoa disposta a dar tudo por você, a elevá-la às maiores alturas, e a converter-se por você em alfaiate, em fada e em salvadora: você mesma.

Você é capaz de se olhar como ninguém jamais o fez, e de se levantar amorosa e diligentemente de sua dor, preocupações e problemas. E talvez não sinta agora, mas seu amor e compaixão por si mesma a transformarão.

Advertisement

Por isso você deve se apropriar do número 1

Porque você pode ser quem a levanta, mas também pode ser você mesma sua madrasta e meia-irmã, boicotando dia após dia as suas tentativas de se curar, de se levantar e conseguir o que merece.

Por isso, quero compartilhar com você este belo conselho que uma amiga me deu neste início de ano: inicie seus propósitos de melhoria sempre com o número dois, pois o primeiro deve deixá-lo sempre para você. Adorei sua sabedoria!

Mas parece egoísta, não é?

Para começar, colocar-se em primeiro lugar, pode soar chocante. Se, por exemplo, você tem bebês, você poderia me fazer a seguinte reivindicação: “eles, que não são autossuficientes, poderiam ficar largados”.

Nós, mulheres temos um “chip” nas profundezas da alma que nos faz virar-nos para os outros, pois sabemos que somos necessárias e amamos profundamente, mas supor que nos colocarmos em primeiro lugar é egoísta é um erro.

Porque esse bebezinho precioso que lhe clama por seu corpo e alma a cada dois ou três minutos, pode também sugar sua força se você se entrega por inteiro, pois como lhe dará tanto, tantas vezes, se permite que sua alma e corpo se debilitem?

Advertisement

Você é a pessoa mais importante em sua vida

Você é a mais importante porque viverá com você até o dia em que sua alma se separar de seu corpo. Você é a única que pode gerar uma mudança. Os outros (as mudanças que outros farão) você pode apenas sugerir e dar exemplo, mas não são sua responsabilidade nem o fruto de seu empenho.

Você é a única que pode se valorizar, apreciar-se e mimar-se do mesmo modo que tenta servir os outros. Você é a mão que sempre faz falta, o ombro onde sempre se pode chorar. Você é a única que pode se conhecer e que pode se abraçar tão forte, a ponto de unir as suas partes partidas.

Ame-se como ama os outros

Compartilho com você um pedaço de um belo pensamento que lhe chegará à alma: “Ame-se como ama a todos os demais, torne-se sua principal prioridade, já não se trate como a segunda (…) Eu não a quero em dieta, nem magra, nem louca de fitness… Quero-a saudável, quero-a bonita, quero-a assim, divina, mas com a vontade de fazer as pazes consigo, com essa mulher que deixou o cabelo abandonado e não se recorda quando foi a última vez que estreou algo novo. Porque ficar em frente ao espelho e ficar bonita não lhe faz menos mãe, menos tia, menos avó, menos mulher, menos esposa ou menos profissional”.

Esse profundo pensamento da blogueira Male Capetillo nos mostra uma saudade que já levávamos no coração, mas não sabíamos como colocar diante de nossos olhos, para acatá-la, considerá-la e não nos descuidarmos mais.

Então comece hoje

É bom buscarmos nos conectar com os filhos, acompanhar o marido, ser as melhores no trabalho, mas para conseguir saudavelmente entregar-nos a todos que amamos, é preciso primeiro olhar-nos, perdoar-nos, observar-nos e amar-nos tão profundamente, que, mesmo dando, sigamos repletas.

Advertisement

É aqui que começa o aspecto complicado: como faço isso? Você se perguntará. Aqui algumas sugestões:

Sonhe e faça planos

Atreva-se a sonhar com aquilo que seu coração tanto deseja. Acredite que pode conseguir. Imagine-se conseguindo tudo o que deseja, atreva-se a dar passos que a levem a isso.

Dê um tempo a si mesma

Coloque no papel as datas. Escreva esses sonhos e dê-lhes um momento (ou vários momentos) todos os dias. Desenvolver seus talentos e dons irá inspirá-la e dar-lhe energia para ser mais eficiente e amorosa para com os seus, você verá.

Perdoe-se e seja amável com você

Faça uma avaliação do que você tem sido, e se atreva a perdoar aquilo que a envergonha ou doa sobre seu passado. Perdoe-se diariamente se for necessário, porque, embora você saiba para onde quer ir, às vezes você mesma vai colocar obstáculos. Mas com paciência, amor e muita compaixão por suas feridas, conseguirá superar tudo o que a atormenta, e levantará voo.

Crie seu próprio conto de fadas

Essa história maravilhosa que você está prestes a construir não deve nada à Cinderela nem a outro conto de fadas. Haverá heroínas, amor e valores nobres, haverá tropeços e episódios obscuros, mas a heroína valente e fiel (você), estará pronta para seguir em frente apesar de todas as provas, porque sabe o que está em jogo: sua felicidade.

Advertisement

Deseja verdadeiramente uma vida feliz e plena para os seus? Coloque-se em primeiro lugar, ame-se, encha-se de mimos e amor sincero, e estará realmente fortalecida para ser o tronco firme que dá sombra, descanso e solidez à vida dos seus.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Esta es la razón por la que tus objetivos deben comenzar siempre por el número dos

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.