Esforçar-se e não se dar por vencido é a chave do sucesso. Como alcançá-lo?

Todos podemos alcançar o sucesso, é questão de esforço e luta por nossos sonhos. Mas, não é fácil. Você sabe como fazer para alcançar o sucesso?

Erika Otero Romero

Sinto-me na obrigação de dizer que sou uma das pessoas menos perseverantes do mundo. Para completar, sou extremamente perfeccionista. Essas duas características não são uma boa combinação.

Sempre me ocorre o mesmo. Gosto de escrever, sei que nasci para isso, tenho talento, o problema é que começo algo e quando leio para corrigir, eu me frustro e termino mudando grande parte do que escrevi. Isso me leva a descartar todo o trabalho e não insistir mais.

Falta-me disciplina e constância, dois ingredientes importantes para alcançar as metas e sonhos a que se proponha.

“A constância chega onde a felicidade não alcança”

Essa frase que é uma das favoritas de minha mãe, reflete a história que lhe contarei a seguir:

A Coreia é o país das estrelas musicais e dos dramas. Caracteriza-se por sua cultura estrita, conservadora e persistente. Isso foi o que levou adiante um país que na década de 50 estava na pobreza e decadência.

Advertisement

As pessoas têm interiorizadas os valores de obedecer e respeitar, a tal ponto que se tornou um hábito. Tanto é que se poderia dizer que os filhos se vêm “obrigados” a reprimir seus sonhos para fazer felizes seus pais, ainda que eles mesmos não sejam.

Sabendo disso, os rapazes de quem falarei, seguiram seus corações. Inclusive, enfrentaram suas famílias para atingir suas metas e, hoje em dia, romperam com tais esquemas.

Uma história de sacrifício, disciplina e sucesso

No ano de 2013, estreou na Coreia do Sul um grupo kpop de sete jovens entre os 16 e os 21 anos de idade.

Anos atrás, haviam sido recrutados por uma pequena gravadora que estava a ponto de falir. Os aprendizes, nome que recebem os jovens aspirantes a “ídolos”, tiveram um duro treinamento. Era cheio de restrições, avaliações e conflitos familiares. Depois do esforço e do duro treinamento, restaram sete rapazes cheios de talento e com muita vontade de encarar o mundo.

Todos pensariam que ganhar fama seria fácil porque eram talentosos, mas não foi assim. A realidade é que, na Coreia, eles eram menosprezados por serem de uma gravadora pequena, imagine no resto do mundo.

Advertisement

Ainda que fossem abertamente menosprezados, inclusive muitas vezes humilhados frontalmente, não desanimaram. Pouco a pouco, foram superando obstáculos e rejeições. Os ensaios e a autoexigência eram seu cotidiano. Foi assim que, paulatinamente, foram sendo reconhecidos em várias partes do mundo.

Hoje, após quase 8 anos de sacrifício, trabalho duro e autodisciplina, BTS, abreviatura de “Bangtan Sonyeondan”, podem dizer que são os cantores nacionais da Coreia do Sul. Tanto é que foram merecedores de vários reconhecimentos por parte do governo de seu país e vários prêmios em nível mundial.

Sonhe e voe alto, mas trabalhe duro

Tomei como base a história desses rapazes porque, no momento, é o melhor exemplo de perseverança que tenho. Também se deve a que muitos jovens se sentem identificados com sua história, enquanto outros encontraram nas letras de suas canções a força para seguir esforçando-se.

Posso dizer que conhecer a fundo a história de cada um deles o fará adentrar a um mundo de esforço, um que lhe mostrará que “o que quiser, você consegue”.

O fracasso é resultado de não lutar

É neste ponto que muitos de nós fracassamos, não somos disciplinados e nos custa muito sacrificar e tolerar críticas.

Advertisement

No mundo haverá centenas de pessoas que não vão gostar do que você faz. Muitas vezes, até mesmo sua família se oporá aos seus objetivos.

O que uma pessoa mais necessita é do apoio dos seus, quando se trata de alcançar seus objetivos, no entanto, muitas vezes isso não acontece.

Se você é um adolescente, deve falar com seus pais sobre seus sonhos; acredite em mim, sempre sabemos o que viemos fazer neste mundo.

Da minha experiência, posso dizer que descobri para que “vim a este mundo” quando tinha 14 anos. Apesar de saber a que queria dedicar minha vida, eu não soube como alcançá-lo. No final, terminei seguindo uma carreira que agradava ao meu pai. Admito que, embora ame o que faço, não é minha verdadeira vocação.

Talvez se deva ao fato de achar que “não fui feita para isso”, que jamais, por mais que me esforçasse, consegui prosseguir nessa carreira. Mas, quando decidi arriscar-me a fazer o que sabia ser minha vocação, minha constante incerteza mudou com rapidez.

Advertisement

Eu estaria mentindo se dissesse que o caminho tem sido fácil, nunca é fácil. Sei que estaria em melhores condições se fosse mais diligente, sei que isso precisa mudar.

Como tornar-se alguém constante e disciplinado?

Creio que o primeiro a se fazer é não procrastinar. Essa coisa de “deixar para amanhã o que posso fazer hoje” não funciona quando se trata de tornar sonhos em realidade. A princípio, pode ser fácil encontrar desculpas, mas só basta ser esperto e colocar as mãos à obra.

O segundo é ser consciente de suas debilidades. Se percebe que determinado hábito o desvia de seu propósito, você deve controlá-lo. Pode ser a televisão, a preguiça, as redes sociais que nos fazem perder tempo, diante disso, o que você deve fazer é dar-lhes cada vez menos protagonismo na sua vida.

O terceiro ponto é traçar um plano. Sei que pode parecer sonhador, mas aquela meta alta que você quer alcançar é o objetivo, mesmo que apenas se possa alcançá-la traçando metas menores. Se for o caso, faça uma lista, e à medida que for alcançando, vá marcando. Desta maneira, sua atenção e motivação serão focadas.

O quarto ponto é ser disciplinado. É difícil, mas se não se deixar dominar pela voz interior que grita que você não merece ou não é capaz, estará ganhado terreno. Tampouco deve dar ouvidos à preguiça, à crítica, ou ao desânimo, esses vão estar sempre o tentando, mas não deve permitir.

Advertisement

O quinto ponto tem a ver com a visão que você tem sobre sua própria força de vontade. A quantidade de força que tiver dependerá da ideia que faz de si mesmo. Isso significa que se você sente que não tem força de vontade, é possível que não consiga superar essa limitação. Mas, se você não se limitar, é provável que alcance suas metas. É questão do que crê sobre si e de seu autocontrole.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Esforzarse y no darse por vencido es la clave del éxito, ¿cómo lograr-lo?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.