Ensinando os filhos sobre abuso e como reconhecê-lo, denunciá-lo e evitá-lo

Como reconhecer os sintomas de uma vítima de abuso e como ajudá-la, denunciando e prevenindo.


C. A. Ayres

Abuso pode incluir violência doméstica (Leia o artigo 6 perguntas e respostas sobre violência doméstica), pedofilia, abuso psicológico, emocional, físico e sexual. Para bullying, leia o artigo A realidade do bullying.

No Brasil, infelizmente, esse assunto não é suficientemente abordado, fazendo com que a prevenção também seja pouco conhecida, mas isso é assunto e preocupação de pais, professores e deveria ser de todos. Quando se fala de abuso no país, porém, diz respeito ao abuso sexual somente, sendo importante reconhecer ainda todas as formas.

Como denunciar

Em caso de suspeita de abuso contra a criança e o adolescente, denuncie!

  • Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, disponível em todo o País.

  • Polícia Militar – 190.

  • Polícia Rodoviária Federal – 191.

  • Delegacias especializadas ou comuns.

    Advertisement
  • Disque denúncias locais.

  • Delegacias de Polícia.

  • Polícia Federal.

O projeto Carinho de Verdade é uma das instituições que pode ajudar quem passa por esse problema, ajudando a divulgar os tipos de abuso, e conscientizar a sociedade a reagir a essa triste realidade brasileira. A Unicef também conta com várias informações sobre como e onde fazer a denúncia.

Prevenir

Leia o artigo Como ensinar seus filhos a se protegerem que pode lhe ajudar a ensinar as crianças o que fazer quando situações de risco aparecerem.

Observe seus filhos e outras crianças com as quais convive. Você pode salvar uma vida se souber das características de uma criança que está sofrendo abuso.

Toma un momento para compartir …

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.