Elogios e lisonjas podem abrir muitas portas, mas você deve ser prudente por estas razões

Tudo o que for na dose e na medida certa irá abrir até a porta mais pesada do universo.

Erika Otero Romero

É tão fácil dizer a uma pessoa: “Muito bem”, “Parabéns! Você conseguiu! “ ,”Acho que a ideia que você teve é ótima!”. Tais expressões nos incentivam a continuar dando o melhor de nós.

Acontece que, se você faz bom uso dos elogios, pode incentivar uma pessoa a continuar tentando, porque ela se sente motivada e sua autoestima aumenta. Sim, qualquer pessoa que se sinta bem consigo mesma quer fazer o melhor, tanto em um relacionamento quanto em seus estudos e profissionalmente.

O problema surge quando existe a possibilidade de que esse elogio seja mal interpretado pela pessoa que o recebe; portanto, é bom ter cuidado com quem e de que maneira elogiamos.

Tome cuidado com a forma como você elogia alguém

É muito fácil elogiar uma criança, porque ela não argumentará além da conta. Ela apenas o receberá bem, sorrirá e seguirá com sua vida. Por outro lado, os adultos passam por um tipo de filtro que busca encontrar a intenção por trás de um elogio.

Dentro de um relacionamento amoroso ou familiar, a situação não é difícil. Os cônjuges podem e devem  se elogiar e parabenizar por suas realizações e esforços. É natural que os irmãos se apoiem e digam coisas boas e positivas que pensam uns dos outros. Essas apreciações positivas estimulam as pessoas a se unirem e a serem sinceras em seus afetos.

Advertisement

Mas a situação muda e se torna complicada quando se trata de adultos cujo vínculo é puramente profissional. Se você souber fazer um reconhecimento positivo de uma pessoa sob sua responsabilidade, não terá problemas; mas se não, as consequências podem ser terríveis.

Não é que todos nós pensemos mal, mas é verdade que muitos inconvenientes surgem devido a um mal-entendido de alguém sobre uma ação que não pretendia ser negativa.

O motivo é que, se não for interpretado da maneira correta, pode ser considerado assédio, flerte, bajulação ou atrevimento. Por isso é importante saber a quem elogiar e de que maneira fazê-lo.

Uma boa maneira de elogiar para evitar problemas

Trata-se de ter o equilíbrio certo nos comentários positivos que você faz. Ou seja, somente quando estritamente necessário.

Por exemplo, se você elogia uma colega de trabalho todos os dias, quando passa por ela, ela pode – dependendo do caso – interpretar como flerte ou assédio. Pode acontecer o mesmo com um colega do sexo masculino. Portanto, não abuse dos elogios, elogie somente quando for necessário. E tente direcioná-lo a um grupo e não a alguém específico.

Advertisement

Tenha em mente que, se exagerar nos elogios, você poderá ser considerado não apenas um assediador (no ambiente de trabalho) ou como um hipócrita e falso, quando tudo o que você quer é que os outros acreditem em si mesmos.

Chaves para dar um bom elogio

1. Elogie apenas quando sentir sinceramente que deve fazê-lo

Para que exagerar e acabar dizendo algo que você não sente? É melhor dar um elogio de vez em quando, do que dois ou três por semana, que você realmente não sente, e que faça você parecer uma pessoa falsa.

Seja sempre honesto em dizer o que pensa e tudo correrá exatamente como deveria. Dessa forma, você evitará constrangimentos.

2. Seja prudente

É muito diferente dizer “Você está maravilhosa”, a dizer “Nossa! Essa coloração ficou ótima em você! Com o outra você parecia um palhaço”. Algo semelhante costuma acontecer quando você percebe que alguém está mais magro. Salientar que antes a pessoa estava mais “rechonchuda” só serve para deixá-la desconfortável – e não é isso que você deseja.

3. Não seja óbvio

Há pessoas que se destacam por seu físico, e certamente se sentem bem com a aparência. Mas chega a um ponto em que lhes dizer  “que olhos lindos você tem!” só irá irritá-las. Bem melhor do que isso é focar em sua maneira de ser, em suas habilidades profissionais, criatividade ou inteligência. Você verá que um elogio dessa natureza será melhor recebido.

Advertisement

4. Não argumente

O problema é o seguinte: você não precisa arrazoar sobre o porquê de alguém parecer ou fazer bem alguma coisa, apenas elogie da maneira mais simples possível e pronto.

Outro erro que muitas pessoas cometem sem querer, é anular o elogio. Como fazem isso? desta forma: “Aquele vestido que você estava usando na noite da festa ficou perfeito em você! Mas aqueles sapatos…”. Sério, você acha realmente necessário dizer que achou os sapatos feios? Não. Se cometer esse tipo de erro, você não será apenas imprudente, mas também afastará as pessoas.

5. Cuide com os insultos disfarçados de elogios

“Você está magnífica para a sua idade!”, “Apesar de gorda, você é muito bonita”,”Bom trabalho, pessoal! Até que enfim conseguiram.”. É sério isso?! E acontece mais vezes do que você pensa.

É só se limitar ao positivo, ser cauteloso e gentil, e pensar muito bem, para não pegar mal e você acabar se sentindo péssimo depois de perceber que, “ao fazer mais, você acabou fazendo menos”.

Se elogiar de maneira apropriada, você será muito estimado pelas outras pessoas, que irão tratá-lo bem e de maneira sincera. Mas, lembre-se: sem exagero! Todo bom elogio será interpretado da maneira correta.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los piropos y halagos pueden abrirte muchas puertas, pero debes ser prudente por estos motivos

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.